ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

29 julho, 2008

UTILIDADES E INFORMAÇÕES

Veja dicas para não ter problemas com documentos e burocracias na hora de viajar
Quem vai viajar quer mais é relaxar e se esquecer de problemas. Mas uma viagem mal planejada pode dar mais trabalho do qualquer problema que se tenha no dia-a-dia. Por isso, é preciso estar atento à documentação necessária para ter uma viagem tranqüila. Além do mais, não custa nada se prevenir para enfrentar possíveis imprevistos que possam acontecer.
Passaporte e vistos
Esses são dois documentos fundamentais para quem vai viajar ao exterior. Um mês antes de embarcar verifique se está tudo certo com o seu passaporte e visto ou se precisa de alguma atualização. Continuar no país com o visto vencido pode resultar em deportação. Providencie uma cópia do seu passaporte e leve também. Isso facilita a emissão de um novo documento em caso de perda.
Passagens
Tanto para viagens aéreas (para dentro ou fora do país), quanto para viagens terrestres, confira as informações das passagens. Data, horário, local de embarque e destino, preço da passagem e nome escrito corretamente são informações importantes. Às vezes, um erro pode originar contratempos e até mesmo o adiamento da viagem.
Bagagem
Sempre, não importa o destino ou o tipo da viagem, identifique a sua bagagem na parte interna e externa com nome, endereço completo e telefone. Coloque o endereço de algum lugar onde haverá pessoas durante o período em que você estiver fora. No caso de viagens de avião, assim que despachar a bagagem verifique o ticket para ver se as informações de destino estão corretas. Ainda na hora do despacho, você pode optar por fazer uma Declaração Especial de Interesse, na qual o conteúdo da mala é detalhado minuciosamente. Caso a sua mala seja extraviada, é preciso entrar em contato com a empresa aérea ainda na sala de desembarque e preencher o Registro de Irregularidade de Bagagem.
Seguro Saúde
Se você for viajar dentro do Brasil, veja que tipo de cobertura nacional o seu convênio oferece. Se for o caso, vale a pena pagar um pouco mais para ter pelo menos o atendimento de emergência em outro estado. No caso de viagem internacional, é preciso fazer um seguro saúde que atue nos lugares para os quais você vai. As próprias agências de turismo costumam oferecer esse serviço. Fique atento ao contrato para ver quais as coberturas disponíveis. Anote e leve consigo quais os hospitais onde pode ser atendido. E não se esqueça de andar com a documentação necessária para apresentar caso precise de atendimento.
Registro de bagagem na alfândega
Não se esqueça de registrar seus equipamentos eletrônicos na alfândega e portar a documentação com você.
Menores de idade
Se você for viajar acompanhado por menores de 12 anos, é preciso ficar atento à documentação exigida. Menores acompanhados de um dos pais devem ter a autorização do outro. Se a criança for viajar acompanhada por outras pessoas, é preciso apresentar um documento firmado em cartório pelo pai, mãe ou responsável legal que autorize a viagem. No caso de crianças viajarem sozinhas, é preciso ter autorização de um juiz da Vara da Infância e Juventude. Não se esqueça de sempre levar os documentos pessoais das crianças, como RG ou certidão de nascimento.
Documentos pessoais
Em viagens ao exterior, o passaporte é o documento mais importante. Por isso, cuide bem dele. Em viagens nacionais, ande sempre com o seu RG e CPF. Antes de viajar veja se os documentos estão em bom estado de conservação e com foto que possa identificá-lo. Em alguns lugares você pode ter problemas caso a foto seja muito antiga ou esteja danificada.
Carteira de Habilitação
Se você pretende alugar um carro fora do Brasil, é preciso providenciar a sua Carteira Internacional de Habilitação. O documento vem com as informações em várias línguas e vai facilitar a sua vida caso haja alguma infração de trânsito ou você seja parado para averiguação. Procure o Detran do seu estado para saber como proceder.
Anotações
Sempre anote os telefones de consulados e embaixadas, banco, operadora de cartão de crédito, seguro-saúde e agência de turismo. Você pode precisar de auxílio caso tenha dúvidas ou algum problema.
Ministério das Relações ExterioresAssociação Brasileira de Agências de Viagens
Maisa Infante
http://turismo.ig.com.br/julho/noticias/2008/07/16/ferias_sem_estresse_1448531.html

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial