ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

26 agosto, 2008

COMES & BEBES

Bobó de camarão
Ingredientes:
1 kg de camarão médio
4 colheres (sopa) de suco de limão
1 colher (sopa) de alho amassado
1 kg de mandioca
1 cebola grande partida ao meio
1 cenoura grande picada
½ maço médio de coentro amarrado
½ xícara (chá) de cebola ralada
4 colheres (sopa) de azeite de dendê
1 colher (sopa) de gengibre ralado
1 colher (chá) de pimenta malagueta amassada
1 xícara (chá) de leite de coco
sal a gosto
Modo de Preparo:
Limpe os camarões, retire as cascas e as cabeças (reserve) e lave bem. Coloque os camarões em uma tigela e tempere com o suco de limão, o alho e o sal. Descasque a mandioca, corte em pedaços de mais ou menos 7cm e retire a fibra central. Lave-a, coloque em uma panela, junte as cascas e as cabeças dos camarões, a cebola, a cenoura e o coentro. Cubra com 2,5 litros de água, leve ao fogo e cozinhe com panela tampada por 35 minutos, ou até a mandioca ficar bem macia. Retire a mandioca, e coe o caldo que se formou na panela. Transfira a metade da mandioca para o liquidificador, junte 2 xícaras (chá) do caldo morno, e bata até obter um mingau grosso. Se necessário, junte mais caldo. Pique a outra metade da mandioca e reserve. Pique a metade do maço do coentro e reserve. Transfira a mandioca batida para uma panela, junte a mandioca picada, os camarões, o azeite de dendê, o gengibre, a pimenta malagueta, o leite de coco, o coentro reservado e o sal. Misture e cozinhe, mexendo de vez em quando, até os camarões ficarem rosados. Sirva com arroz branco e molho de pimenta.
Água na Boca


Flan de canela (Receita mexicana)

Ingredientes:
1/2 litro de leite
10 colheres (sopa) de açúcar
6 ovos 1 colher (sopa) de cravo-da-índia
1 colher (chá) de essência de baunilha
8 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1 colher (chá) de canela em pó
Modo de Preparo:
Coloque em uma panela o açúcar e 2 colheres (sopa) de água. Leve ao fogo, mexendo até o açúcar dissolver, durante 2 minutos. Em seguida, deixe ferver por mais 5 minutos, sem mexer, ou até obter uma calda encorpada e dourada. Espalhe a calda em uma assadeira de 20 cm de diâmetro e reserve. Bata por 5 minutos no liquidificador, os ovos, o leite, o açúcar mascavo, a essência de baunilha, o cravo e a canela e despeje na assadeira.
Asse em banho-maria, com água fervente suficiente para cobrir até a metade da altura da assadeira, em forno médio, preaquecido, por 35 minutos, ou até o creme ficar cozido e firme. Retire, deixe o flan amornar e leve para gelar. De preferência deixe de um dia para o outro. Desenforme no momento de servir. Se preferir, sirva com chantilly, polvilhado com canela em pó.
Água na Boca

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial