ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

22 agosto, 2008

SAÚDE

Umidade do ar chega a níveis de deserto em São Paulo; saiba evitar problemas
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um aviso meteorológico com a previsão de baixo índice de umidade relativa do ar nesta quinta-feira. Os índices devem ficar, em média, em torno de 20%, podendo chegar a 15%, índice semelhante ao do deserto do Saara, onde a média varia entre 10% e 15%. Na quarta-feira (20), São Paulo teve 16%, índice mais baixo de 2008.
A previsão do instituto é que a temperatura máxima deva atingir 28ºC na cidade de São Paulo. O extremo sul do Estado deve ter céu parcialmente nublado e existe a possibilidade de chuviscos.
Veja abaixo como evitar problemas com a baixa umidade relativa do ar
Na sexta-feira as temperaturas devem entrar em declínio na cidade de São Paulo, segundo o Inmet, e existe a possibilidade de chuva em áreas isoladas.
Saúde
A OMS alerta que índices de umidade relativa do ar inferiores a 30% caracterizam estado de atenção; de 20% a 12%, estado de alerta; e abaixo de 12%, estado de alerta máximo.
Os principais efeitos da baixa umidade são secura na garganta e nos olhos e problemas respiratórios.
Com a baixa umidade, a recomendação é a de interromper atividades físicas ao ar livre das 11h às 15h, por causa da combinação entre ar seco e a maior incidência de poluentes; e para ingerir muito líquido, para evitar desidratação.
País
Segundo o Cptec (Centro de Previsão de Tempo e estudos Climáticos), do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), persistem as condições de chuva nesta quinta-feira em grande parte do Rio Grande do Sul.
No Estado de Santa Catarina as chuvas devem atingir algumas localidades entre a tarde e a noite.
A instabilidade --com possibilidade de período de chuva intercalado com sol a qualquer hora do dia-- persiste no litoral da Bahia, de Sergipe e de Alagoas.
A região Norte do país deverá ter pancadas fortes de chuva devido a instabilidades tropicais em grande parte do Amazonas, norte do Pará, no Amapá e em Roraima.
Folha Online



Fila para transplantes de fígado pode cair pela metade
E uma boa notícia para quem aguarda um transplante de fígado: o número de pessoas na fila pode cair pela metade.
Esse é o resultado de um recadastramento feito pela Secretaria Estadual de Saúde, depois de denúncias de um suposto desvio de órgãos para beneficiar pacientes. A Secretaria Estadual de Saúde constatou que mais de cem pessoas que estavam na fila já estariam mortas. Outras 200 pessoas ainda não foram encontradas. A lista que tem mais de 1.050 pacientes, pode diminuir, e ficar com 520 pessoas. A partir desta terça-feira, parentes e doentes já podem acompanhar o andamento das cirurgias. A secretaria criou uma página na internet para dar mais transparência ao processo.
RJ/TV



Campinas - Esgoto rompe encanamento e fecha centro de saúde
Unidade de saúde do Jardim Fernanda, que atende população de 10 mil pessoas, teve atendimento suspenso.
O atendimento na unidade de saúde do Jardim Fernanda, em Campinas, foi suspenso depois que um rompimento na rede de esgoto deixou as salas inundadas. Pelo menos 10 mil usuários ficarão sem o serviço por mais dois dias.
De acordo com a conselheira de saúde local, Silvana Vieira da Silva, de 35 anos, um cano na sala de odontologia estourou e cobriu funcionários e até pacientes com o esgoto. Segundo ela, um técnico da Prefeitura foi chamado para o reparo logo em seguida, mas quando tentou desentupir o cano com um extintor, houve vazamento de fezes de todos ralos do prédio. “Teve até criança fazendo inalação no meio do esgoto. Foi um absurdo”, disse.
A Prefeitura informou que a Sanasa e a Secretaria de Saúde trabalham em conjunto para resolver o problema no local. Uma equipe ficará na unidade para orientar e remarcar as consultas dos pacientes. Os moradores do Jd. Fernanda que precisarem de atendimento deverão ir às unidades de saúde do Jd. Campo Belo ou do Jd. São Domingos. Para garantir assistência aos casos de urgência, haverá um canal prioritário entre o Samu/192 e a unidade do Fernanda.
Mariana Teodoro
cosmo.com.br



Acre implanta programa de educação em saúde
Nesta etapa 1.557 trabalhadores participam de cursos técnicos em quatro áreas de saúde.
A troca de experiências continuada entre os setores de saúde e educação foi oficializada na manhã de hoje no Teatro Plácido de Castro durante ato de lançamento do Programa Estadual de Educação Permanente em Saúde do Acre. Isto significa que milhares de profissionais de nível técnico irão receber formação específica para garantir a melhoria gradativa dos serviços da atenção básica de saúde. A ação do Governo do Estado obteve apoio do Ministério da Saúde e será coordenada pelo Instituto Dom Moacyr.
O planejamento inclui a formação continuada de 1.557 trabalhadores em todos os municípios de Estado com cursos em quatro áreas: Enfermagem, Radiologia, Vigilância em Saúde e Saúde Comunitária. Ao todo, o Estado formou desde 2002 mais de 4.500 pessoas em cursos profissionalizantes, alguns com habilitação técnica, na área de saúde. "O Acre, como sempre, sai na frente e mais uma vez dá um exemplo ao país por meio desta decisão política de oferecer ensino profissionalizante aos agentes de saúde", afirmou a coordenadora da área técnica em saúde do Ministério da Saúde, Ena Galvão. Até agora, apenas o Estado do Tocantins havia aderido ao programa.
O diretor-presidente do Instituto Dom Moacyr (IDM), Iraílton Lima, observa que a educação aprende muito com a saúde e a Educação Permanente garante a efetividade deste fluxo que começou com a iniciativa política do Governo do Estado em lutar pela construção da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha. Para o secretário de saúde, Osvaldo Leal, a estratégia do Governo do Acre em dar prioridade à atenção básica pode oferecer a qualidade de saúde que reduz internações e atendimento de casos em alta complexidade.
O governador Binho Marques comemorou o ingresso desses alunos nos cursos de educação continuada. "Esta é uma parte importante do investimento que é feito desde 1999 na área de saúde no Estado e que agora precisa ser lapidada. O Acre não quer luxo para poucos, quer dignidade para muitos". Desde o início deste governo foram destinados à saúde R$ 80 milhões. Metade deste investimento foi aplicado em infra-estrutura e a outra metade em recursos humanos, como aumento de salários. O custo desta etapa de formação é de R$ 2,081milhões.
Mais de 360 educandos participaram, logo após o lançamento do programa, da aula inaugural do módulo II do curso técnico para Agente Comunitário de Saúde. Muitos deles começaram a trabalhar há alguns anos sem o conhecimento teórico exigido para a atuação na área. A presidente do sindicato dos Agentes de Saúde, Raquel Silva, afirmou que o agente comunitário de saúde está recebendo o respeito que há muito tempo não recebia. "Temos nos esforçado muito para que esses cursos cheguem aos locais mais longínquos do nosso Estado para atender aos agentes de saúde com formação de qualidade", diz Raquel Silva.
Cursos oferecidos
Técnico em Radiologia - 31 educandos - Rio BrancoTécnico em Enfermagem - 70 - Rio BrancoTécnico em Vigilância em Saúde - Rio Branco e Cruzeiro do SulTécnico em Agente Comunitário de Saúde - 1.200 - Módulo 2 - Todos os municípiosTécnico em Aparelho Gessado - 30 - Rio BrancoAtenção Integral ás Doenças Prevalentes na Infância - 134 - Rio Branco, Brasiléia, Cruzeiro do Sul e Feijó
Agência de Notícias do Acre

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial