ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

29 setembro, 2008

ATUALIDADES

Após deflação em agosto, IGP-M sobe 0,11% em setembro
RIO - A inflação medida pelo IGP-M, índice usado em reajuste de aluguéis em todo País, subiu 0,11% em setembro, em comparação com a queda de 0,32% de agosto. A informação foi anunciada há pouco pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). A taxa ficou dentro das estimativas dos analistas ouvidos pelo AE Projeções, que esperavam um resultado entre -0,03% e 0,20%, e foi superior à mediana das projeções (0,08%).
A FGV anunciou ainda os resultados dos três indicadores que compõem o IGP-M de setembro. O Índice de Preços por Atacado (IPA) registrou alta de 0,04% em setembro, seguindo a queda de 0,74%o em agosto.
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) caiu 0,06% em setembro, ante alta de 0,23% no mês anterior. O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) apresentou variação positiva de 0,95%, após avanço de 1,27% em agosto.Até setembro, o IGP-M acumula elevações de 8,47% no ano e de 12,31% em 12 meses. O período de coleta de preços para cálculo do IGP-M desse mês foi do dia 21 de agosto a 20 de setembro. Às 11h a FGV concede coletiva de imprensa sobre o indicador.
Alessandra Saraiva
Estadão.com.br
Juiz é preso suspeito de tentar matar outro magistrado no PR
Um juiz federal suspeito de tentar matar outro magistrado foi transferido para Curitiba por agentes de Polícia Federal na noite de sábado (27). Ele foi preso em Umuarama, interior do Paraná, perto da fronteira do Paraguai, onde trabalhava. Ele está no Centro de Operações Especiais da Polícia Civil. As investigações são para descobrir os motivos do atentado. Segundo informações da Polícia Federal, o juiz seria mandante de um atentado contra outro juiz, ocorrido no dia 19. Nesse dia, vários tiros foram disparados contra a casa e o carro da vítima. Não houve feridos. Em fevereiro deste ano, o carro do suspeito também foi atingido por vários disparos e ninguém foi preso.
G 1
Pesquisa transforma célula adulta em célula-tronco polivalente sem alterar DNA
Vírus usado para conseguir feito não integra material genético às células.
Para brasileiros, passo é interessante, mas ainda não é ideal para terapia.
Aos poucos, o sonho de usar uma célula comum do organismo humano adulto e reprogramá-la para que ela volte a um estado semelhante ao das células-tronco embrionárias (CTEHs), podendo reconstruir qualquer tecido ou órgão danificado, vai ficando mais perto da realidade. Desta vez, pesquisadores nos Estados Unidos conseguiram usar vírus não-patogênicos (ou seja, não-causadores de doenças) para induzir essa reprogramação sem que eles alterassem diretamente o DNA das células estudadas.
Células marcadas com corante verde se tornaram capazes de diferenciação em virtualmente qualquer tecido.
O trabalho liderado por Konrad Hochedlinger, do Centro de Câncer e Medicina Regenerativa do Hospital Geral de Massachusetts, apresenta-se como um passo possivelmente decisivo rumo aos testes terapêuticos com essas células, uma vez que aparentemente não restam traços do vírus reprogramador após a "metamorfose" das células. No entanto, para uma dupla de pesquisadores brasileiros, o ponto ideal ainda não foi alcançado. "O uso de compostos químicos seria una alternativa aos vetores virais", disse ao G1 Stevens Kastrup Rehen, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que comentou o estudo junto com sua aluna Bruna Paulsen.
"Só assim o processo de reprogramação celular poderia ter aplicação segura e prática", completa Paulsen. Mesmo assim, segundo os dois, o protocolo de Hochedlinger e companhia "é conceitualmente melhor que os publicados antes".
Sonho de pluripotência
Antes? Sim, porque uma das áreas mais agitadas da biologia molecular e celular dos últimos meses tem sido o estudo das células iPS, ou células-tronco pluripotentes induzidas. "Pluripotência" é justamente a capacidade até hoje encontrada apenas nas células-tronco embrionárias de virar qualquer tecido (menos placenta, para ser exato), e a indução se refere ao uso de certos genes para "convencer" células adultas a retornar a esse estado versátil.
Até agora, esses genes eram "entregues" por vírus modificados especialmente para a tarefa, que faziam esse material genético se integrar no DNA das células adultas. Ou seja, uma terapia baseada nelas envolveria a adição de células transgênicas ao organismo do doente -- algo inaceitável, pelo menos por enquanto.
No estudo de Hochedlinger e colegas, publicado na web pela revista especializada americana
"Science" , os mesmos genes normalmente usados para modificar o DNA das células humanas pegam carona num adenovírus. "É característica dos adenovírus a baixa integração ao DNA", lembra Bruna Paulsen. Mesmo assim, as proteínas cuja receita está contida nesses genes-chave foram produzidas e fizeram com que células do fígado e de outros tecidos de camundongos virassem iPS, ou seja, voltassem ao estado versátil.
Apesar do aparente sucesso, os brasileiros aconselham cautela. "Os autores fizeram vários testes, que indicaram que não houve qualquer integração [do DNA viral no das células de camundongos], mas eles não podem descartar uma integração de pequenas porções do DNA do adenovírus -- mais um motivo para dizer que o ideal mesmo seria não precisar de vetores virais", arremata Rehen.
Reinaldo José Lopes
G 1

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial