ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

18 setembro, 2008

COMES & BEBES

Risoto de gorgonzola e pêra
Para o risoto
Ingredientes
2 xícaras (chá) de arroz arbóreo
5 colheres (sopa) de queijo gorgonzola
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de manteiga
1/2 cebola picada
1 xícara (chá) de vinho branco seco
1 1/2 l de caldo de galinha
2 peras
queijo parmesão ralado a gosto
pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo
1. Leve uma panela com o caldo ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo para o mínimo possível. Se quiser fazer o caldo em casa, veja a receita logo abaixo.

2. Descasque as peras e corte-as em fatias de 1 cm espessura. Corte as fatias em tiras de 1 cm de largura e as tiras em cubos de 1 cm. Transfira os cubos para uma tigela e regue com o suco de 1/2 limão para que as peras não escureçam. Misture bem e reserve.
3. Numa panela, acrescente o azeite e leve ao fogo baixo. Quando estiver quente, coloque a cebola picada e mexa bem por cerca de 4 minutos ou até que fique transparente.
4. Aumente o fogo e acrescente o arroz. Refogue por 2 minutos, mexendo sempre.
5. Adicione o vinho e misture bem até evaporar.
6. Quando o vinho secar, coloque uma concha do caldo e mexa sem parar. Quando secar, adicione outra concha e repita a operação durante 15 minutos, sempre em fogo alto.
7. Acrescente o queijo gorgonzola e as peras escorridas à panela do risoto e misture bem.
8. Verifique o ponto: o risoto deve ser cremoso, mas os grãos de arroz devem estar al dente, ou seja, um pouco durinhos. Porém, se ainda estiver muito cru, continue cozinhando por mais 1 minuto. Se for necessário, junte um pouco mais de caldo e mexa bem. Na última adição de caldo, não deixe secar completamente ou o resultado será um risoto ressecado.
9. Desligue o fogo, acrescente a manteiga sem misturar e tampe a panela. Neste ponto, todos os convidados devem estar à mesa.
10. Tempere com a pimenta-do-reino, de preferência moída na hora, mexa o risoto vigorosamente, divida em quatro pratos e polvilhe com o queijo parmesão, cerca de 1 colher (sopa) por prato. Sirva imediatamente.
Nota: Não é necessário temperar com sal, pois os queijos e o caldo de galinha já são bem salgados.

Para o caldo de galinha

Ingredientes
1 frango grande

3 cebolas pequenas descascadas
3 cravos-da-índia
3 cenouras descascadas e aparadas
3 alhos-porós
2 talos de salsão
6 dentes de alho descascados
4 ramos de salsinha
2 ramos de tomilho
1 folha de louro
1 colher (chá) de sal
10 grãos de pimenta-do-reino
12 xícaras (chá) de água

Modo de Preparo
1. Lave bem o frango por dentro e por fora sob água corrente.

2. Pressione os cravos em uma cebola. Corte em 4 partes as outras 2 cebolas, as cenouras e os alhos-porós.
3. Com um barbante de cozinha, amarre os alhos-porós, os talos de salsão, a salsinha, o tomilho e a folha de louro.
4. Numa panela grande, coloque todos os ingredientes e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 1 hora, retirando com uma escumadeira a espuma que se forma na superfície.
5. Retire o frango da panela. O frango desfiado pode ser usado para uma outra receita.
6. Continue cozinhando o caldo por mais 1 hora e 30 minutos. Passe-o por uma peneira fina e deixe esfriar numa panela destampada.
http://panelinha.ig.com.br/site_novo/receita/receita.php?id=1315




Compota de goiaba

Ingredientes
6 goiabas vermelhas, maduras mas firmes
1/2 litro de água
1 e 1/2 xícara de açúcar
8 a 10 cravos da índia

Preparo
Descasque as goiabas, corte-as em cruz (4 partes) e retire totalmente as sementes. Em uma panela média, misture a água com o açúcar e leve ao fogo médio, sem mexer, por cerca de meia hora, até que se forme uma calda rala. Coloque nela os pedaços de goiaba, um a um, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 25 a 30 minutos, até que as goiabas estejam macias. (vá testando com um garfo ou palito).
Cerca de uns 5 minutos antes de desligar, coloque os cravos (se a calda engrossar demais antes de as goiabas cozinharem, pingue um pouquinho de água). Desligue e deixe esfriar antes de despejar numa vasilha com tampa (pode ser conservada dentro ou fora da geladeira).

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial