ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

25 setembro, 2008

CULTURA, PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL

Natal-RN - Festa tem show, cultura e história
O sentimento cívico foi ressaltado durante a última semana em Carnaubais, quando a administração municipal preparou uma programação para celebrar os 45 anos de Emancipação Política do Município. As comemorações contaram com a participação popular, que pôde prestigiar eventos culturais, religiosos e sociais. O ponto alto da programação foi à realização do desfile cívico saindo do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e percorrendo as principais ruas e avenidas da cidade.EscolasEste ano o evento contou com participações das escolas municipais e particulares e bandas filarmônicas de Macau, Alto do Rodrigues, Pendências e Lajes.O evento teve a organização da secretária de educação professora Josélia Coringa que comandou toda uma equipe de profissionais visando o êxito do evento cívico.A programação da festa da emancipação, que teve como palco principal o largo do mercado público, foi encerrada ao som das bandas Garota Safada e Cezão do Forró.EventosAlém da música, a semana foi marcada por uma série de eventos públicos como a aula de capoeira, que aconteceu no ginásio de esportes; a caminhada pela paz saindo do CRAS até a praça Santa Luzia, encerrada com apresentações culturais e apresentação dos alunos dos projetos Projovem, Cidadão Aprendiz, Cuandu e Peti. Outros acontecimentos de destaque ficaram por conta das oficinas e palestras de capoeira ministradas pelos mestres convidados; rodas de confraternização; Inauguração do Telecentro da Escola Abel Alberto da Fonseca. Inauguração do Campo Society e Telecentro do centro da cidade com 10 computadores e a celebração de uma missa em ação de graças pela data, marcando assim a religiosidade local, o sentimento de fé que o povo tem, para continuar sempre vencendo obstáculos e buscando o que é melhor para o município, sempre.PrimeiroIniciada com a chegada de seu primeiro morador: Antônio Pereira de Albuquerque, a história de Carnaubais é marcada pela participação de figuras dedicadas à comunidade, como o primeiro vigário: Monsenhor Honório e a primeira professora: Adalgisa Emídia da Costa.Seu nome é originário da natureza do próprio local, que está situado numa área com vista ampla, verde e com muitas carnaubeiras. HistóriaO município de Carnaubais foi emancipado no dia 18 de setembro de 1963, através da Lei nº 2.927 de autoria do Sr. Olavo Lacerda Montenegro que na época era Deputado Estadual. Antes desta data, Carnaubais pertencia ao município de Assú.Muita coisa mudou neste período e o município cresceu.
Diário de Natal
Portugal - Cultura: Paixão pela Língua Portuguesa transforma programa "Cuidado com a Língua!" em livro
Lisboa, 23 Set (Lusa) - A adaptação para livro homónimo da primeira edição do programa da RTP "Cuidado com a Língua!" foi hoje apresentada como o resultado da "paixão pela Língua (Portuguesa)" dos autores Maria Regina de Matos e José Mário Costa.
O lançamento do livro "Cuidado com a Língua!", uma adaptação da primeira série do programa transmitido pela RTP e protagonizada pelo actor Diogo Infante, decorreu na loja FNAC do Chiado, com a presença dos autores e do Professor Carlos Reis, responsável pela sua apresentação.
"Este [livro] é o resultado feliz e fecundo da paixão pela Língua dos autores e confirma a sua dedicação por esta causa", afirmou o Professor Carlos Reis.
A autora, Maria Regina de Matos, afirmou que esta paixão é "constante" e "não daquelas que acaba ao fim de três ou quatro anos de casamento", sublinhado ainda a importância da existência de uma autoridade da Língua para combater o uso discricionário dos "neologismos e estrangeirismos" que invadem o Português.
O jornalista José Mário Costa destacou por sua vez a importância de uma polÍtica da Língua, dando alguns exemplos como o caso de Espanha em que o idioma nacional é considerado "o principal activo", assim como os "pedidos de todos os lados" que receberam durante o programa que "confirmam o interesse internacional pela Língua Portuguesa.
O livro pretende servir como "uma boa ajuda" para a compreensão de alguns dilemas linguísticos, agregando um DVD que contém os 13 episódios da primeira série do programa "Cuidado com a Língua!" que foram transmitidos na RTP1.
NM.
Lusa
Ministro da Cultura visita Dr. Mindlin
Juca Ferreira encontra-se com Dr. José Mindlin e conhece acervo de 45 mil livros que será doado à USP pelo bibliófilo
O Ministro da Cultura, Juca Ferreira, encontrou-se com o Dr. José Mindlin, na última sexta-feira, 20 de setembro, para parabenizar o bibliófilo pela doação de grande parte do seu acervo (aproximadamente 45 mil volumes) para o projeto Brasiliana USP. A iniciativa, realizada pela Universidade de São Paulo através de suas unidades – Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) e a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) –, prevê a construção de uma biblioteca no coração do campus da USP em edifício de 20.000m2 em abril de 2009. Além do acesso direto ao acervo dividido entre coleções e folhetos que Mindlin guarda desde seus 13 anos, o projeto permitirá o acesso universal e irrestrito, via internet, de todo conteúdo relativo ao Brasil, uma vez que toda a coleção será digitalizada. Com isso, esta será a mais importante biblioteca digital dos países de língua portuguesa.
Fotos: Gustavo Scatena/Imagem PaulistaFonte: Assessoria de imprensa Brasiliana USP

Concórdia-SC - Polêmica sobre ampliação está de volta
Padre pede empenho da população e candidatos contra tombamento durante missa
Concórdia – Exortação feita pelo padre Missionário Carlos Luna, vindo de Marcelino Ramos (RS), para participar da Romaria da Salete de Concórdia, reacendeu a polêmica sobre a ampliação e preservação do Santuário enquanto patrimônio histórico.
A discussão iniciou há quatro meses, quando o pároco João Batista Zanini anunciou que a estrutura do Santuário seria ampliada. A Comissão Técnica do Serviço do Patrimônio Histórico, Artístico e Natural de Concórdia (COTESPHAMC) entendeu que o patrimônio deveria ser preservado e iniciou uma negociação com a Paróquia Nossa Senhora do Rosário para evitar a demolição da estrutura existente. Inicialmente os dirigentes da Paróquia demonstraram-se resistentes, mas chegaram a um acordo.
Profissionais da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Concórdia e Microrregião (Aecom) ficaram à disposição da igreja para elaboração de projeto que contemplasse a estrutura como está. Em seguida, a COTESPHAMC iniciou o processo de tombamento do Santuário com objetivo de garantir a preservação do local.
Contra o tombamento
O padre Carlos Luna solicitou aos católicos durante a missa para que lutassem pelo direito de ter um Santuário maior, com capacidade para receber a todos com comodidade. “Sou totalmente contra o tombamento devido a inúmeros motivos, que deveriam ser analisados, que não convencem que o local seja realmente um patrimônio histórico cultural”.
O padre ressalta que as celebrações devem acontecer em locais sacros e não em ginásio de esportes, como aconteceu domingo. “Devido ao mau tempo, a missa foi celebrada no centro comunitário, mas metade das pessoas ficaram do lado de fora, enfrentando chuva e frio. Somando a caminhada da procissão e a celebração, foram mais de duas horas de pé”. O padre também recomendou aos fiéis que solicitassem o engajamento dos candidatos católicos e não votassem em quem é a favor do tombamento. “Eles devem lutar pela concretização do pensamento da igreja”, completou.
Providência
As declarações do padre preocuparam os engenheiros empenhados na conservação do patrimônio. A Aecom reunirá integrantes da Associação hoje para definir qual a providência a ser tomada. Segundo o presidente, Nésio Tumeleiro, o objetivo é ajudar a igreja a encontrar uma solução sem precisar demolir o que está no local. “Não queremos polemizar, mas acreditamos que sem história não existe futuro”.
Segundo a engenheira Sandra Poletto, a Associação deve fazer um manifesto por escrito. “Não vamos deixar assim, porque é a história de Concórdia que está se perdendo, e vamos lutar para evitar isso”.
Fé supera mau tempo
A chuva e o frio intenso não impediram que milhares de fiéis participassem da 45ª Romaria da Salete. O evento, que reuniu quatro mil cristãos neste domingo, foi promovido pela Paróquia Nossa Senhora do Rosário. A programação religiosa começou na última quinta-feira, com a celebração noturna do tríduo. Mas o maior público foi reunido na manhã de ontem, no Santuário da Salete. Um pequeno grupo de pessoas iniciou com chuva a procissão em frente à Igreja Matriz. A procissão foi tomando corpo pelas ruas da cidade. À frente, Nossa Senhora da Salete, carregada por fiéis que se revezavam para levar a Santa.
Mídia Mais

Patrimônio em festa na França
No fim de semana, país promoveu a 25a edição das Jornadas do Patrimônio, atraindo 12 milhões de visitantes. ABER acompanhou as visitas voltadas às artes do livro
Em sua 25a edição, as Jornadas do Patrimônio, realizadas no sábado e domingo (20 e 21 de setembro) em toda a França ofereceram entrada gratuita em 15 mil locais históricos. Saldo do evento: foram recebidos 12 milhões de visitantes, ou cerca de 1/5 da população do país. A manifestação é organizada em outros 46 países europeus.
O evento ocorre todos os anos, e vem repetindo, a cada edição, o sucesso de público. "A paixão pelo patrimônio não pára de crescer", comemorou a ministra da Cultura, Christine Albanel, em entrevista à AFP.
O princípio das jornadas é o seguinte: edifícios históricos abrem suas portas durante um final de semana ao público. O grande atrativo, além da gratuidade na entrada de museus e outros monumentos que geralmente cobram ingresso, é a possibilidade de visitar muitos prédios que fazem parte do patrimônio nacional, como sedes de instituições, bibliotecas de faculdades, ou prédios administrativos, que normalmente ficam fechados ao público.
O evento movimenta as grandes cidades. No centro de Paris, por exemplo, até instituições que não fazem parte oficialmente da Jornada participam. No Quartier Latin, uma livraria, aberta desde 1839, por exemplo, ofereceu, durante o sábado e o domingo, das 10h às 19h, ateliês gratuitos de encadernação.
Todo ano, um dos monumentos mais concorridos à visitação é o Palácio do Eliseu, a casa do presidente da República. Esse ano, atraiu 20.500 visitantes - muitos enfrentearam mais de 4 horas de fila só para percorrer a casa do chefe do governo. Outros prédios com alto índice de visitação são a sede do Senado e a Assembléia Nacional. As duas câmaras tiveram um número igual de visitas: 22 mil cada. Novidades como o recém restaurado Colégio dos Bernardinos, atraiu 14 mil pessoas.
A sede do Partido Comunista francês, desenhada por Oscar Niemeyer, recebeu 4.500 visitantes. Fora de Paris, os índices continuam altos. O Palácio Rohan em Estrasburgo recebeu 7.900 visitantes; o Grande Teatro de Bordeaux, 17 mil, e a cidade murada de Carcassone, 8.400.
Biblioteca histórica
A reportagem da ABER acompanhou a Jornada do Patrimônio no prédio da Biblioteca Nacional - prédio Richelieu, no centro de Paris. Sede principal da Biblioteca Nacional até os anos 1990, quando foi inaugurada a nova Biblioteca, às margens do rio Sena, o prédio Richelieu, inaugurado no século XVIII, está iniciando um grande plano de renovação, que deve se estender pelo menos até 2012. O prédio, que atualmente conserva seis coleções - Artes do Espetáculo, Cartas e mapas, Estampas e Fotografias, Manuscritos, moedas, medalhas e antigüidades, Música -, será inteiramente recuperado.
Uma de suas amplas galerias, repleta de visitantes, fazia demonstrações de encadernação, douração e marmorização, assim como do processo de restauração de documentos raros. Painéis e folhetos oferecidos aos visitantes descreviam os trabalhos efetuados nos ateliês de conservação e restauração da Biblioteca. Curiosos faziam filas para admirar os profissionais exibindo técnicas de encadernação e pequenos reparos em documentos. Vitrines expunham livros infestados por insetos, assim como amostras dos tipos de fungos e pragas que podem atingir os acervos.
Outra visita guiada era oferecida na Sala Labrouste, a imponente sala de leitura da biblioteca, inaugurada em 1868. Foi uma das primeiras bibliotecas a optar pelo armazenamento de livros em uma reserva separada da sala aberta aos leitores. Por seu programa arquitetônico, a sala é considerada uma das primeiras bibliotecas modernas da França. A visita, guiada por uma pesquisadora especializada na história e na arquitetura da biblioteca, terminou na área de reserva técnica da biblioteca, com 110 km de estantes. Todas vazias, esperando o restauro, iniciado no dia seguinte. "Aproveitem, pois vocês serão os últimos a ver a biblioteca nesse estado", disse a guia. "Em 2012, ela retomará todo seu esplendor de antigamente".
Balanço patrimonial
O evento, que movimenta as cidades francesas, é também uma ocasião anual para apresentar um balanço da situação da conservação do patrimônio do país. Cosnervadores denunciam as faltas de condições e os problemas de preservação dos prédios. A ministra anunciou que deve tentar votar, para o orçamento 2009, o mesmo valor destinado ao patrimônio este ano - 300 milhões de euros (cerca de 780 milhões de reais).
O ex-ministro da Cultura Jack Lang, idealizador das Jornadas do Patrimônio, alertou para a baixa de créditos destinados à restauração e conservação do patrimônio. Segundo ele, os créditos passaram de 530 milhões de euros em 2002, a 303 milhões em 2008. O ministério da Cultura estimaria que 40% dos monumentos estariam em perigo, afirmou Lang à imprensa francesa. Segundo ele, há urgência em liberar 300 milhões de euros. "Toda a soma investida no patrimônio é reembolsada em empregos, em desenvolvimento econômico, em turismo", disse Lang ao jornal "Le Parisien".
Graziella Beting, de Paris, para a ABER
http://www.aber.org.br/

Preso 2º suspeito de fraude com incentivo cultural no RS
O estudante de contabilidade Rafael Campani foi preso provisoriamente hoje, por decisão da Justiça, suspeito de participar das fraudes à Lei de Incentivo à Cultura (LIC) do Rio Grande do Sul, ao final de um depoimento ao Ministério Público Estadual, em Porto Alegre. O esquema é investigado desde o início do mês, quando uma reportagem da RBS TV mostrou que produtores culturais usaram notas de despesas pessoais na prestação de contas para justificar a captação de recursos que haviam feito com base na LIC, que dá descontos de impostos às empresas que investem em cultura.
Os promotores também descobriram a falsificação de assinaturas e a montagem de documentos frios no encaminhamento de alguns projetos. Na sexta-feira, o produtor Flávio Agliardi confessou ter falsificado documentos e foi preso. Seu depoimento deu mais pistas à investigação ao revelar que há outros envolvidos, como funcionários públicos, integrantes do Conselho Estadual de Cultura e empresas que exigiriam a devolução de parte do que entregavam aos produtores como incentivo à cultura.
Em entrevista à imprensa gaúcha, o advogado de Campani, Valmir Mendonça, negou que seu cliente tenha participado de fraudes. Ele admitiu apenas que, como funcionário de Agliardi, o estudante acompanhou algumas empresas na apresentação de projetos a órgãos públicos, sem ter conhecimento de irregularidades.
Agência Estado
G 1


Santa Sé participará das Jornadas Européias do Patrimônio
CIDADE DO VATICANO, terça-feira, 23 de setembro de 2008 (
ZENIT.org).- A Santa Sé anunciou hoje sua participação nas Jornadas Européias do Patrimônio, que acontecerão no próximo domingo.
A Jornada, organizada pelo Conselho da Europa, pretende valorizar e difundir junto ao público informações sobre o patrimônio europeu, promovendo atividades de tipo cultural. Este ano, o lema escolhido é «O Patrimônio Europeu, pelo diálogo intercultural».
A Santa Sé confirmou sua adesão à Jornada e anunciou que esse dia poderão ser visitados gratuitamente os Museus Vaticanos, assim como a todas as Catacumbas de Roma que normalmente estão abertas ao público.
No sábado 27, também está prevista a abertura da exposição fotográfica sobre o tema «Usos e testemunhos funerários da Roma Antiga tardia: sepulturas cristãs, pagãs e judaicas», nas Catacumbas de São Calisto, e que poderá ser visitada durante um mês.
O programa cultural foi elaborado pela Pontifícia Comissão para os Bens Culturais da Igreja, pelos Museus Vaticanos e pela Pontifícia Comissão para Arqueologia Sacra.
Zenit - Roma


Scrapbooking, nova mania
Feira voltada a técnica de decorar álbuns fazendo arte com papel atrai 6 mil visitantes e mostra que atividade vem conquistando novos adeptos no país
A VI Brazil Scrapbooking Show terminou no sábado e confirmou que a arte de usar papel e criatividade para personalizar fotos está cada vez ganhando mais adeptos. A feira atingiu sua expectativa de público e levou para o Centro de Eventos São Luis cerca de 6 mil pessoas. Segundo Rita Mazzoti, diretora da WR São Paulo Feiras e Congressos - organizadora do evento, tanto os expositores que vieram para a feira para receber o setor atacadista quanto os que vieram para atender diretamente ao consumidor final saíram satisfeitos. “O que percebemos durante o VI Brazil Scrapbooking Show foi que muitas pessoas interessadas em conhecer a arte vieram visitar a feira pela primeira vez”, salienta Rita. “Isso mostra o quanto é importante mantermos a feira no calendário de eventos de São Paulo”, finaliza a organizadora.
A opinião dos expositores coincide com a de Rita Mazzoti. Fátima Rodrigues, do ateliê Maria Flor, que participou da feira pela terceira vez, observou a grande quantidade de pessoas que vieram de outros estados para conhecer as novidades. “Aqui no estande recebi visitantes de Recife, da Bahia e de Belém e muitos deles buscando informações sobre o que é a arte do scrapbooking. “Vendi muito mais do que esperava”, comemora Fátima.
Nohad Sant, designer da Metallik, chegou na VI Brazil Scrapbooking Show com a expectativa de atrair os atacadistas e não se arrependeu. “A feira foi muito boa, conseguimos fazer com que muitos novos clientes conhecessem o nosso produto e atingimos o nosso objetivo.
Juliana Lima, da ScrapyDiary, também comemorou não só o surpreendente resultado de vendas mas a oportunidade de relacionamento. “Algumas consumidoras vieram de outros estados para se encontrar aqui na feira. Elas só se falam pela internet e essa foi uma oportunidade única de se encontrarem, se conhecerem, nos conhecerem e comprarem os produtos que normalmente só são vendidos pela internet”, conta Juliana que no primeiro dia do VI Brazil Scrapbooking Show já havia vendido o que leva um mês para vender pela internet.
Bianca Ribeiro foi uma dessas "scrappers" que veio de Florianópolis para rever as amigas internautas, comprar produtos da ScrapyDiary e também conhecer todas as novidades da feira. “Esse é o segundo ano que venho ao Brazil Scrapbooking Show. Faço scrapbooking há dois anos e desde então me programo para vir a São Paulo participar do evento”, conta Bianca.
Já Debora Januzi veio ao VI Brazil Scrapbooking Show em busca dos cursos. Procurou pelo calendário de aulas no site da ScrapSampa, se inscreveu e no horário marcado estava lá para aprender a fazer um mini-álbum. A administradora Aline do Vale também fez no VI Brazil Scrapbooking Show sua primeira página de álbum e gostou do resultado. “Para mim o curso atingiu as expectativas”, destacou Aline que saiu da sala de aula já buscando pelos corredores do evento mais novidades sobre a arte. O VI Brazil Scrapbooking Show foi organizado pela WR São Paulo Feiras e Congressos e teve como patrocinadores Ateliê do Vlady, Craft & Scrap Brasil, On Line Editora, Pedaços Scrapbooking e ScrapSampa.

Mais informações:
http://www.brazilscrapbookingshow.com.br/
http://www.aber.org.br/

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial