ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

12 setembro, 2008

NATUREZA

Rio Claro-SP - Floresta Estadual é ponto de encontro de rio clarenses
Aos finais de semana, mais de 200 pessoas visitam a Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade.
(Da Redação) - Para quem gosta de passar momentos agradáveis ao ar livre e ainda apreciar parte da história rio-clarense, a Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (Feena) reserva aos seus visitantes uma verdadeira volta ao passado.
Aberta diariamente das 8h às 17 horas, a Floresta possui diverso patrimônio histórico aberto à visitação pública. Dentre as transformações ocorridas no conhecido "Horto Florestal" está o próprio nome, que em 2002 passou a ser Unidade de Conservação sob a categoria de Floresta Estadual.
A fim de divulgar as atividades desenvolvidas na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade, o Jornal Cidade oferece aos leitores quais são os principais pontos histórico-turísticos do espaço, bem como parte de sua história.
O Horto Florestal foi criado em 1909, com o objetivo de fornecer carvão combustível para as locomotivas da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, sendo o engenheiro agrônomo Edmundo Navarro de Andrade o responsável pela introdução da cultura do eucalipto no Brasil.
Atualmente, a Floresta apresenta mais de 60 espécies vivas de eucalipto, das 144 introduzidas inicialmente, a maior variedade de espécie de eucalipto do Brasil, por isso ela também é conhecida como o "Berço do Eucalipto". A Feena possui 2.230 hectares de terras dos 3.158 hectares iniciais, pois ao longo do tempo muitas glebas foram desapropriadas ou vendidas.
Segundo a diretoria da Floresta, atualmente são desenvolvidos três programas principais: Manejo Florestal e Recuperação de Áreas Degradadas; Pesquisa Científica; e Uso Público, visando proteger, conservar e manejar de forma sustentável todo o patrimônio ambiental, histórico-cultural e florestal da unidade.
O local ainda conta com o apoio da Associação Amigos do Horto Florestal Navarro de Andrade, fundada em 1999, que busca angariar recursos, bem como promover a defesa, proteção e preservação do espaço.
A Associação Amigos do Horto luta junto aos órgãos públicos para que as casas e casarões existentes no espaço sejam restaurados para abrigar pousadas, a fim de atrair o turismo ecológico, cultural e científico, além de oferecer novas oportunidades de emprego, bem como cursos profissionalizantes em hotelaria e turismo.
Jornal da Cidade - Rio Claro

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial