ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

30 setembro, 2008

SAÚDE

Só 10% dos órgãos que podem ser transplantados são aproveitados
50% dos pacientes com morte encefálica são notificados.Ministério da Saúde divulga plano de ações para reverter quadro.
Cerca de 10% dos órgãos que poderiam ser transplantados no Brasil são aproveitados, segundo reportagem da Agência Brasil. A informação foi dada pelo diretor de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Alberto Beltrame, durante o lançamento de um conjunto de medidas que têm o objetivo de aumentar as doações de órgãos e melhorar a organização das filas para transplantes.
Beltrame disse que os dois principais fatores que dificultam a captação de órgãos no país são a negativa das famílias em autorizar a retirada dos órgãos do doador e a falta de notificações de mortes encefálicas. Apenas 50% dos pacientes com morte encefálica são notificados nos hospitais brasileiros e somente 20% dos familiares concordam com o transplante.
Uma das medidas que devem colocadas em prática pelo Ministério da Saúde para reverter o baixo aproveitamento de órgãos é o custeio pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para que os cerca de mil hospitais particulares que não têm convênio com o sistema passem a fazer a retirada de órgãos para doação. Até agora, quando ocorria uma morte encefálica em um desses estabelecimentos, o paciente tinha que ser removido para um hospital credenciado.
No primeiro semestre de 2008, as doações de órgãos cresceram 6% em relação ao mesmo período do ano passado. Já o número de transplantes passou de 7 mil para 8,3 mil. Segundo o Ministério da Saúde, o aumento maior no número de transplantes do que nas doações aponta um avanço no aproveitamento dos órgãos.
Globo.com
Falsificação de remédios movimenta US$ 75 bilhões
A falsificação de remédios movimenta pelo menos US$ 75 bilhões, "muito acima do tráfico ilegal de drogas", com a diferença de que o risco para quem comete estes crimes é "muito menor".
Esta é a estimativa do diretor de segurança global da companhia de pesquisa biomédica Pfizer Internacional, David Shore, que afirma que é "muito difícil conhecer a magnitude real do problema", embora acredite que este mercado cresça ao ano a um ritmo de 30%.
A internet se transformou no trampolim deste comércio de escala global e a Organização Mundial da Saúde (OMS) adverte de que 62% dos medicamentos vendidos na rede são falsos, com a ameaça que isto representa para a saúde da população.
Segundo os prognósticos do Center for Medicine in the Public Interest, dos Estados Unidos, este mercado alcançará um volume de aproximadamente 55,5 bilhões de euros em 2010, com um aumento de mais de 90% desde 2005.
EFE - Madri
http://cienciaesaude.uol.com.br/ultnot/bbc/2008/09/26/ult4432u1669.jhtm

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial