ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

09 outubro, 2008

COMES & BEBES - 9-10-2008

Cuscuz paulista
Palmito, camarões, peixe, temperos... Quem resiste ao sabor do tradicional cuscuz paulista?Tempo de preparo: Mais de 2 horas Serve: 10 pessoas
Ingredientes
500 g de camarão médio

suco de 1 limão
500 g de cação em postas
3 ovos cozidos
1 kg / 2 vidros de palmito em conserva
4 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola grande picada
3 dentes de alho
8 tomates sem sementes e picados
3/4 xícara (chá) de extrato de tomate
200 ml de leite de coco
1 maço de cheiro verde picado
1 xícara (chá) de farinha de milho
1 xícara (chá) de farinha de mandioca
folhas de salsinha para decorar
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo
1. Limpe os camarões: retire as cascas e a cauda; faça um corte nas costas e retire as tripas com um palitinho. Lave bem sob água corrente. Transfira para uma tigela e tempere com o suco de limão e sal.

2. Numa panela, coloque 15 camarões, tampe e deixe cozinhar no vapor por 7 minutos em fogo médio.
3. Numa tábua, corte o cação em cubos de 2 cm e os ovos cozidos e os palmitos em rodelas. Reserve.
4. Umedeça uma fôrma de pudim com água para que o cuscuz desenforme mais facilmente. Disponha de maneira harmoniosa as rodelas de ovo e de palmito e os camarões cozidos. Reserve.
5. Numa panela, coloque a manteiga e leve ao fogo. Quando derreter, acrescente a cebola e mexa até ficar transparente. Adicione o alho e, assim que dourar, coloque os tomates picados e deixe cozinhar em fogo médio por 10 minutos.
6. Junte a polpa de tomate, o leite de coco e o cheiro-verde. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Deixe cozinhar por mais 15 minutos. Retire do fogo.
7. No liquidificador, bata o refogado de tomate. Volte-o à panela e deixe cozinhar em fogo médio. Adicione, aos poucos, a farinha de milho e a de mandioca. Continue mexendo até que a mistura comece a engrossar. Acrescente o cação, o restante do palmito e os camarões crus. Continue mexendo até que a mistura se desprenda do fundo da panela.
8. Transfira o cuscuz para a fôrma preparada e cubra com filme. Quando esfriar, leve à geladeira por 3 horas. Desenforme sobre um prato e decore com as folhas de salsinha. Sirva frio.
Panelinha




Pudim de leite

Tempo de preparo: Mais de 2 horas Serve: 8 pessoas
Para o caramelo
Ingredientes
2 xícaras (chá) de açúcar
3/4 xícara (chá) de água

Modo de Preparo
1. Coloque o açúcar e a água numa fôrma de pudim ou de bolo de 40 cm de diâmetro. Misture com uma colher até o açúcar dissolver.
2. Leve a fôrma ao fogo baixo e deixe por 15 minutos, sem mexer. Desligue o fogo quando o caramelo estiver marrom, tome cuidado para não deixar queimar.
3. Com a ajuda das costas de uma colher, espalhe o caramelo por toda a fôrma. Reserve.
para o pudim
Ingredientes
3 ovos
3 latas de leite condensado
3 latas de leite

Modo de Preparo
1. Preaqueça o forno a 180º C (temperatura média).
2. Coloque o leite condensado e o leite numa tigela. Peneire os ovos e adicione-os à tigela. Bata com um fouet (batedor de arame) até obter uma mistura homogênea.
3. Transfira a mistura para a fôrma de pudim já caramelizada. Cubra-a com papel-alumínio.
4. Coloque a fôrma de pudim dentro de uma assadeira e leve ao forno. Ponha um pouco de água na assadeira, para que o pudim asse em banho-maria. Deixe assar por 1 hora e 30 minutos.
5. Para verificar se o pudim já está assado, espete um palitinho no centro. Se sair limpo, o pudim já está pronto. Caso contrário, deixe o pudim por mais alguns minutos no forno.
6. Quando o pudim estiver pronto, retire-o do forno com cuidado para não se queimar. Tire a fôrma de pudim de dentro da assadeira com água e deixe esfriar. Depois de frio, leve o pudim à geladeira por no mínimo 2 horas.
7. Para desenformar o pudim, passe uma faquinha de ponta arredondada nas laterais da fôrma. Coloque a fôrma sobre a chama do fogão, com o fogo baixo. Deixe por 20 segundos. Isso fará com que o pudim saia mais facilmente.
8. Coloque um prato sobre a fôrma e vire-a de uma vez. Sirva gelado.
Panelinha

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial