ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

26 novembro, 2008

CULTURA, PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL - 26-11-2008

Seminário discute temas para entender o Teatro Brasileiro Contemporâneo
O auditório da Livraria Cultura recebe, a partir desta segunda-feira (24), o seminário Cinco temas para entender o Teatro Brasileiro Contemporâneo. O evento gratuito integra a programação do 11° Festival Recife do Teatro Nacional e traz um panorama sobre as experiências criativas atuais, discussões sobre políticas públicas para o teatro, direito autoral e a produção teatral do Norte e Nordeste.
O seminário se estende até a sexta-feira (28), sempre das 10h às 13h. Veja abaixo a programação de debates e discussões dos Cinco temas para entender o Teatro Brasileiro Contemporâneo.
Diversão 360

Sítios arqueológicos da Amazônia são indicados à Unesco
Região que se candidata a Patrimônio Cultural da Humanidade teria sido palco de dispersão dos povos tupi.
PORTO VELHO, RO – Por indicação da Superintendência Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), sítios arqueológicos de Presidente Médici, a 585 quilômetros de Porto Velho, foram aceitos na Lista Indicativa Brasileira de bens culturais passíveis de serem reconhecidos como Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Presidente Médici situa-se na região central do estado. Lá, o Iphan firmou parceria com a prefeitura e inaugurou um Centro de Arqueologia para receber os achados arqueológicos da região. Segundo o superintendente, Beto Bertagna, a indicação veio num bom momento: “Pela sua expressão, o patrimônio arqueológico de Rondônia ganha importância para a comunidade científica e a população”, ele destacou.RiquezaPresidente Médici tem uma grande beleza cênica e uma alta densidade de sítios lito-cerâmicos e de grafismos rupestres bastante diversificados advindos de contatos inter-étnicos. “A região foi densamente ocupada e possivelmente utilizada como refúgio e trânsito entre diferentes ambientes, o que permite teorias que a apontam como o centro de dispersão dos povos tupi que itineravam por todo o País”, observou Bertagna.
Em 1972, a Unesco estabeleceu a Convenção do Patrimônio Mundial para incentivar a preservação de bens culturais e naturais considerados significativos para a humanidade. Essa Convenção enseja que estes bens tenham um valor universal e um interesse excepcional que justifique que toda a humanidade se empenhe em sua preservação, enquanto testemunhos únicos da diversidade da criação humana.
Sua construção e implementação resultam de um esforço internacional na valorização de bens, que por sua importância para a referência e identidade das nações, possam ser considerados patrimônio de todos os povos.
As informações sobre cada candidatura são avaliadas por organismos técnicos consultivos, segundo a natureza do bem em questão, e a aprovação final é feita anualmente pelo Comitê do Patrimônio Mundial, integrado por representantes de 21 países, entre eles o Brasil. O Presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida é o representante legal com direito a voz e votos.
Agência Amazônia
APCR Informa
Nº 85 setembro/outubro/novembro 2008
Prezados associados.
Nossa presidente Lia Robba enviou um e-mail a todos dando ciência dos últimos acontecimentos com relação a Regulamentação da Profissão.
No início de agosto o projeto de lei de autoria do senador Edson Lobão (PMDB/Maranhão) foi votado e aprovado no Senado. No dia 1º de outubro, esse projeto foi remetido à Câmara dos Deputados, para revisão, segundo os termos do art. 65 da Constituição Federal (fls.268 a 273 ).
Na Câmara, o projeto foi anexado àquele projeto de lei elaborado pela ABRACOR, ABER, APCR e outras associações que reúnem profissionais da área, de número PL-3053/2008, apresentado na Câmara dos Deputados em março deste ano, pelo Deputado Carlos Abicalil (PT/MT). Agora os dois projetos estão tramitando juntos na Câmara, sob o número PL 4.042/2008. O regime de tramitação é o de prioridade.
Acompanhamos também quando no dia 8 de outubro de 2008 foi publicado um artigo no Jornal Estado de São Paulo dando a impressão de que a aprovação do projeto de lei votado no Senado já estava consumada, mas a questão ainda deverá passar por essas etapas.
Durante as próximas discussões dentro das Comissões, devem ser consideradas as complementações presentes no projeto apresentado pelas associações. A principal delas consiste em ampliar a abrangência da atividade profissional a ser regulamentada, incluindo não só os profissionais diplomados em curso superior, no Brasil ou no exterior, como todos os profissionais diversos que atuam na área (do Cientista da Conservação ou Administrador da Preservação ao Técnico em Conservação e Restauração de Bens Culturais), em seus diferentes níveis profissionais (superior: bacharel e tecnólogo; médio: técnico), definindo suas competências e responsabilidades.
Representantes da ABER estão atentos para agir no momento em que ocorrer a revisão na Câmara e nós estamos em contato direto com ela, para podermos passar qualquer nova informação.
Chamamos sua atenção também ao fato do Deputado Carlos Abicalil fazer parte da Mesa2 - Formação de profissionais: ensino e regulamentação (dia 27 de novembro) do II Seminário Nacional Patrimônio Cultural: Conservação e Restauração no Século XXI, em Ouro Preto/MG , evento que já foi divulgado anteriormente por nós.
A consulta a proposição PL-3053/2008 pode ser feita no endereço eletrônico:
http://www.camara.gov.br/internet/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=387406
Outras notícias a este respeito foram divulgadas anteriormente no site da ABER e podem ser consultadas no endereço: www.aber.org.br
Nosso site já está na Web:
www.apcr-sp.com.br.
Dele faz parte uma página de profissionais onde nossos associados poderão manter seus contatos à partir de uma autorização prévia, que segue em anexo com todas as instruções. Qualquer dúvida, entrar em contato com a Dir. Adm. Ana Maria pelo e-mail:
administrativo@apcr-sp.com.br
Gostaríamos de pedir a colaboração de todos para que nos enviem eventos e cursos relacionados a nossa profissão que possam ser divulgados pelo site.
A alguns meses foi enviado um e-mail a todos os associados para que preenchessem uma ficha de atualização e nos enviassem de volta. Poucos foram os que nos atenderam nessa solicitação, aos quais eu agradeço.
Essas informações são necessárias já que, como ficou decidido na Assembléia Geral deste ano, de agora em diante as anuidades serão cobradas via boleto bancário. Segue em anexo a referida ficha.
Convocamos todos os associados para a formação de chapa para a próxima gestão 2009/2012 que será apresentada em nossa Assembléia Geral Ordinária, a ser convocada no 2º. Trimestre de 2009.
Muitos dos integrantes da atual Diretoria não poderão permanecer nos cargos, por motivos vários.
APCR

São Paulo-SP - Grupo Patrimônio e Proteção
Desde a ocorrência do incêndio provocado pela queda de um balão no teto do Centro Cultural São Paulo, no dia 17 de maio de 2007, foi criado por um grupo intitulado Proteção e Patrimônio constituído por instituições preocupadas com a segurança de seus acervos. Este movimento objetiva a proteção do patrimônio cultural através de medidas de conscientização e treinamento das equipes, elaboração de planos de emergência e união de entidades e profissionais afins, enfim medidas que sirvam para minimizar perdas em casos de sinistro.
Esse grupo reúne-se regularmente, estando aberto a sugestões e colaboração dos interessados.
Para mais informações, acesse o site:
www.patrimonio.incubadora.fapesp.br
APCR

Lançamento de programa de incentivo Cultural
A Caixa Cultural lança dois programas destinados ao incentivo cultural tendo como alvo instituições que ofereçam projetos de recuperação e restauração de acervo, implantação de laboratórios de restauro, etc.
O Programa Caixa de Adoção de Entidades Culturais é um incentivo a entidades culturais para que mantenham sua atuação e atividade e irá beneficiar entidades sem fins lucrativos e com mais de cinco anos de existência que ofereçam projetos de recuperação/restauração/expansão de acervo, implantação de laboratórios de restauro, informatização, pesquisa, catalogação, etc.
O Programa Caixa de Revitalização do Patrimônio Histórico e Cultural Brasileiro tem por objetivo preservar legados históricos e culturais, criando uma consciência de preservação. Instituições sem fins lucrativos, com cinco anos ou mais de existência, que ofereçam atividades regulares à população e com projetos de recuperação de acervos serão as beneficiadas pelo Programa, que também pretende estabelecer políticas culturais de longo prazo por meio da valorização do patrimônio cultural.
Ambos estão com inscrições abertas até 5 de dezembro e seus regulamentos podem ser acessados no site
www.caixa.gov.br/caixacultural, na seção Patrocínios - Editais Abertos.
Boletim ABER

V Concurso ABER de Encadernação Artística 2008/2009
O concurso está aberto a encadernadores profissionais e amadores, que concorrem em categorias distintas. Após a inscrição, cada participante receberá o miolo de um livro editado pela
Cosac Naify, sobre o qual executará uma encadernação artística. Os participantes têm até 17 de abril de 2009 para executar seu trabalho e enviá-lo para a ABER. Este concurso é uma realização da ABER, com apoio da editora Cosac Naify e do Centro Cultural São Paulo, e apoio institucional do Instituto Goethe.
Maiores informações no item notícias do site da ABER: www.aber.org.br
APCR

Dólares viram origami nas mãos de artista do Havaí
O artista Won Park, do Havaí, se especializou em criar origamis com notas de dólar

VEJA OUTROS ORIGAMIS DO ARTISTA
Um artista havaiano se especializou em criar peças de origami - a arte japonesa de criar objetos a partir de papel dobrado - com notas de dólar. As criações de Won Park, de 38 anos, vão desde animais, como peixe, aranha, sapo e escorpião, a roupas, objetos e espaçonaves da série "Guerra nas Estrelas". "Eu venho fazendo origami desde os 5 anos de idade", diz Won Park. "Minha primeira professora foi a minha mãe, que me ensinou modelos simples. Depois, eu progredi para coisas mais complicadas. E o próximo passo foi começar as minhas próprias criações". "Agora, eu só uso notas de dólares no meu trabalho", completa.
BBC Brasil

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial