ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

02 dezembro, 2008

ATUALIDADES - 2-12-08

Veneza sofre maior enchente em mais de 20 anos
Nível da água chegou a 1,56 metro - maior alta na cidade desde fevereiro de 1986.
De Roma para a BBC Brasil - A maré alta invadiu a Praça de São Marco e todo o centro histórico de Veneza nesta segunda-feira, deixando uma das principais cidades turísticas da Itália completamente alagada. Desde o início da manhã, a sirene começou a tocar o alarme vermelho para avisar turistas e moradores sobre a subida da maré e o risco de alagamento. Alto-falantes alertavam que o nível da água na cidade poderia chegar a 1,60 metro, marca que não era registrada desde dezembro de 1979. A maior parte da cidade amanheceu alagada devido à cheia, provocada pelos fortes ventos e pelas constantes chuvas que atingem toda a região. Ponto mais alto Com a cidade no norte da Itália alagada, as pontes para os pedestres intransitáveis e os vaporetti que fazem o transporte de passageiros parados, o prefeito de Veneza, Massimo Cacciari, pediu que as pessoas não se deslocassem para a cidade - a não ser em casos de máxima necessidade. "É uma maré alta excepcional", afirmou o prefeito. "Se não há nada indispensável para fazer, pedimos às pessoas que não venham até a cidade." Cacciari lembrou que já no último domingo toda a população foi preventivamente avisada sobre a alta da água. Na manhã de segunda, as sirenes tocaram novamente, indicando que a cidade estava sendo alagada. O ponto mais alto foi atingido às 10h45 desta-segunda-feira (7h45, horário de Brasília), com 1,56 metro - inferior a última enchente com nível similar, que ocorreu em 1º de fevereiro de 1986, com 1,58 metro. Em dezembro de 1979, a maré alta em Veneza (fenômeno conhecido como água alta) chegou a uma altura de 1,66 metro. Já o recorde histórico foi registrado em novembro de 1966, quando a maré entrou na cidade provocando destruição e morte e atingindo 1,94 metro de água. De acordo com informações do Centro de Marés da Prefeitura de Veneza, após atingir seu ponto máximo, a água começou a baixar devido à mudança de direção do vento e à diminuição de sua intensidade. Veneza sofre um tipo de cheia durante boa parte do ano. O governo está construindo um sistema de escoamento de água que deve ficar pronto nos próximos anos.
BBC Brasil
Estadão.com.br
Show pelas vítimas de Santa Catarina arrecada 4 t de alimentos
O governo do Estado de São Paulo e a prefeitura da capital paulista promoveram, junto com a TV Cultura, um show aberto ao público na noite deste domingo para ajudar as vítimas da chuva. Até 20h45 deste domingo, a Defesa Civil tinha anunciado a presença de 1.200 pessoas e a arrecadação de 10 mil peças de roupa, quatro t de alimentos e 6 mil l de água.
Estiveram no evento os governadores de São Paulo, José Serra, e de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, e o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.
"O fato de a população colaborar dá ânimo às pessoas de Santa Catarina. A solidariedade tem um papel material, claro, mas também tem forte papel espiritual", disse Serra.
O governador de Santa Catarina observou que a primeira etapa a ser cumprida é a de salvar vidas, abrigá-las e alimentá-las. "Depois, é que a chuva pare e que possamos recuperar as áreas danificadas", disse. Silveira acrescentou que a catástrofe não se abateu sobre as praias, nem sobre os balneários do Estado.
Participam do show os artistas Ed Motta, Chico César, Fabiana Cozza, Simoninha, Jairzinho Oliveira, Trio Virgulino, Quinteto em Branco e Preto, Lecy Brandão e apresentadoras da TV Cultura.
O evento também foi realizado pela TV Cultura, pelo Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural de São Paulo e pela Defesa Civil do Estado.
Como ajudarOs internautas também têm a opção de ajudar a campanha através do site www.tvcultura.com.br/sossc, que traz endereços de postos de coleta e a cobertura do evento.
Redação Terra

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial