ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

28 janeiro, 2009

EXPOSIÇÕES - 28-01-09

Belem-PA - Instituto de Artes apresenta Projeto Puxirum no FSM
O Instituto de Artes do Pará (IAP) participa do Fórum Social Mundial, que será realizado em Belém, de 27 de janeiro a 1º de fevereiro. A programação do IAP integra o projeto Puxirum, do governo do Estado, que reúne os diversos agentes institucionais de cultura para formar um grande corredor cultural na capital paraense durante o período do FSM e também durante o Carnaval.
A programação no IAP começa dia 28, quarta-feira, às 19h, com a Mostra Audiovisual, no Cineclube Alexandrino Moreira, que prossegue até o dia 30, sempre no mesmo horário. No primeiro dia, o evento exibe filmes com o tema Quilombos: "Salvaterra, Terra de Negro", "O Negro no Pará? Cinco Décadas Depois" e "Terra de Negro II", produzidos pelo IAP através do Programa Raízes.
No dia 29, será a vez da Mostra Amazônia Animada, com os seguintes filmes: "A Onda: Festa na Pororoca", de Cássio Tavernard; "Revolta das Mangueiras", de Roberto Eliasquevici; "Admirimiriti", de Andrei Miralha; "Menino Urubu", de Fernando Alves; "Visagem", de Roger Elarrat; e "Muragens? Crônicas de Um Muro", de Andrei Miralha. No dia 30 haverá a Mostra Vídeo Arte no Pará, com a sessão Vídeo Falcatrua, organizada por Val Sampaio.
No dia 29, quinta-feira, às 16h, no Píer das Onze Janelas, os artistas Luiz Lins e Sílvio Barbosa apresentam as exposições "Cerâmica Percussiva", resultado da Bolsa de Pesquisa e Experimentação Artística 2008; e "Flautas Artesanais de Carimbó", resultado da Bolsa para Pesquisa em Arte 2007.
O público pode ainda conferir, até o dia 6 de fevereiro, os projetos de Artes Visuais do Circuito das Artes 2008. No Laboratório das Artes, do Museu Casa das 11 Janelas, está a exposição "Mil Palavras", de Flávio Araújo, enquanto o Fórum Landi (Praça do Carmo) reúne as exposições "Pretérito Mais-que-Perfeito? Imagens de Belém", de Otoniel Oliveira; "Miriti, da Várzea para as Esculturas nas Artes Visuais", de Francelino Mesquita; "Profissão, arte, vida: dos pés à cabeça", de Jocatos; e "Sobre a Pele", de Elieni Tenório, todos eles resultados da Bolsa de Pesquisa e Experimentação Artística do IAP 2008.
Também prosseguem, até dia 6 de fevereiro, as exposições do Circuito Varanda do IAP, que exibe os trabalhos resultantes dos projetos "Maquetes em Miriti: A Arte Popular como Instrumento de Educação Patrimonial", premiado pela Unesco; "Trilhas da Dança", com fotografias de espetáculos de dança paraenses; e dois resultados de bolsas do IAP: "Cerâmica Percussiva", de Luiz Lins; e "Tambor de Aço", de Waldiney Machado.
A atriz Ester Sá apresenta nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, sempre às 20h, o espetáculo "Iracema Voa", na sala de dança do IAP, também contemplado pelo edital 2008 do instituto. Os ingressos para o espetáculo custam R$ 10,00.
SERVIÇO
Programação do IAP no Fórum Social Mundial. Mostra Audiovisual, dias 28, 29 e 30, às 19h, no Cineclube Alexandrino Moreira (IAP); exposições no Museu Casa das Onze Janelas, Fórum Landi e Varanda do IAP, até dia 6 de fevereiro; e espetáculo "Iracema Voa", de Ester Sá, dias 31/01 e 01/02, às 20h, na sala de danças do IAP. Informações: 4006-2945.
Mais informações:
Assessoria de Marketing Cultural e Comunicação Social
Jornalista responsável: Márcia Carvalho
Telefones: 9999-4563/ 4006-2945/ 2917
E-mail: iapcomunicacao@gmail.com/ Site: www.iap.pa.gov.br/blog
Texto: Ascom - IAP
Agência Pará de Notícias
Campo Grande-MS - Sarau dos Amigos comemora um ano de existência
Dia 29 de janeiro o bairro Universitário e região comemoram um ano de existência do Sarau dos Amigos. O encontro consolida-se como referência cultural em Campo Grande-MS. A edição de aniversário acontece, nesta quinta-feira, das 19h às 22h, na rua Elvira Matos de Oliveira, 927, zona sul da capital. A entrada é um quilo de alimento não perecível, que são destinados às obras sociais dos Vicentinos da Paróquia Santa Rita de Cássia.
Quem também comemora é o cantor e compositor Elânio e banda. A carreira de músico foi lançada oficialmente na primeira edição do Sarau dos Amigos. Em um ano de atividade o artista lançou o site www.elanio.com.br , CD “demo”, DVD experimental, e agora lança no Sarau o segundo CD Demo, “Quatro Olhares ao vivo”, divulgando composições próprias.
Já estão confirmados o cantor e guitarrista Zé Pretim, grupo de pagode Sedusamba, a dupla Santiago e Daniel Viola, além de espaço reservado para os músicos que aparecem no local.
Outros artistas participam do aniversário do Sarau dos Amigos, como o Ilusionista Rick Thibau e o ator Arce Correa, com sua personagem Maria Quitéria, que vai interagir com o público no encontro. Na área teatral o destaque é o grupo Caras de Pau, formado por atores da região do bairro Universitário há dez anos, com a atriz Thathy D. Meo, Cleber Dias, Eduardo Romero, Marcos Rubens e Elânio.
O Sarau recebe duas exposições fotográficas, do jornalista Carlos Kuntzel, que retrata a natureza, e dos acadêmicos de jornalismo Wagner Jean e Inayá Borba, com a exposição “Um dia de Sarau dos Amigos”.
O Sarau dos Amigos acontece toda última quinta-feira do mês. O endereço é rua Elvira Matos de Oliveira, 927, bairro Universitário (atrás da Escola Estadual José Barbosa Rodrigues), Campo Grande-MS. Informações pelos telefones 9215-3082 ou 9936-3909.
Atrações
No artesanato já houve exposições de biojóias, caixas com decoupage, origamis, facas (cutelaria), bolsas de lona, costuras, chinelos com miçangas, etc.
Passaram pelo Sarau atrações como Zé Pretim, Sedusamba, Moleque Sensação, Sr. Pacheco, Moleques Sarnentos, Falanges da Rima, Nat Corrêa, Sousa Filho, Santiago e Daniel Viola, Elânio, Harley Castro, Rafael Bendô, Banda Zuka, Blues em Trio, Marcelo Dias, Maurício Nascimento, Banda Jennifer Magnética, Enivan e Rafael, Luis e Alan, Lucas e Luan, Nelsão da Viola, Clayton Sales e Alexandre Maciel, entre outros.
A declamação de poesia foi destaque com Luciano Antero, Isac Zampieri e Conceição Leite. O teatro esteve representado pelos grupos Caras de Pau, Fulano di Tal, Chicomaria Produções, Oficina de Criação Teatral, Improváveis Teatro Clube e Cia Teatreiros. A Arte circense contou com o grupo Circo do Mato e a Associação de Circo de Campo Grande. A dança com a Cia Corpomancia. A capoeira veio pelo grupo Ilê Camaleão.
Artistas Plásticos Apres Gomes, Wenceslau, Wagner San, Breitner Rosa, Evandro Prado e Maurício Saraiva estiveram representados na varanda do Sarau, que também recebeu exposições coletivas de acadêmicos de Artes Visuais da UFMS, com esculturas, quadros a óleo sob tela e assemblagens, além dos desenhos e caricaturas de Denis Feliz e Ruan Pina.
No espaço também houve exposições de selos de Valter Orlindo, trabalhos em MDF da Danilu Artes, cerâmicas de Mauro Yanase e fotografias de Gelison Paulino dos Santos, Jefferson Ravedutti, Livio Bozzano, Wanderson Lara e Eduardo Romero. (Com Informações: Assessoria)
Capital News
MIS inaugura exposição 'Repeat All' em São Paulo
Documentário, animações e trabalhos para o campo da abstração estão entre as obras de 14 artistas e coletivos.
SÃO PAULO - Com o desafio de realizar uma exposição de videoarte interessante, driblando as projeções em televisores quadrados - temos de lembrar que o gênero já tem 40 anos de história -, o curador suíço Sigismond de Vajay concebeu o projeto Repeat All, uma mostra itinerante iniciada em 2006 e que ainda vai viajar pelo mundo provavelmente até 2010. A exposição é apresentada agora em São Paulo, no Museu da Imagem e do Som (MIS), reunindo obras de 14 artistas e coletivos. Como diz o curador, a fórmula simples da mostra para cativar o público é prezar a diversidade, "uma paleta" de categorias - o documentário, animação e trabalhos para o campo da abstração - e de formas de projeções para que o espectador não se canse e adentre no universo de cada um dos trabalhos.O título da mostra se refere à tecla de aparelhos projetores que promove a repetição incessante de um vídeo - o loop -, mas é apenas um "índice tecnológico" e não o tema principal da exposição, como defende Vajay. A cada edição, Repeat All tem um formato diferente e obras novas, o que torna o projeto vivo. "É uma exposição aberta, uma escultura que pode ir sendo feita", diz o curador, que selecionou para a versão no MIS dois trabalhos de brasileiros, Andamento, de Gisela Motta, Leandro Lima e Carlos Issa; e Hypinosis, de Cao Guimarães. Além deles, podem ainda ser vistas obras de criadores de diversos países, como do espanhol Santiago Sierra, do alemão Mark Formanek, do mexicano Carlos Amorales e do egípcio Hassan Khan.Ao mesmo tempo, o MIS também exibe instalação de Kátia Maciel e anunciou os selecionados para seu programa de residência no LabMis de 2009: Anaisa Franco, Claudio Bueno, a dupla Felipe Szututman e Rodrigo Bellotto, e Guilherme Lunhani. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.Repeat All. MIS. Avenida Europa, 158, em São Paulo. Tel. (011) 2117-4777. 3ª a 6ª, 12/19h, sáb.e dom. 11/18 h. R$ 4 (grátis dom.). Até 29/3.
Arte e Lazer

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial