ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

18 fevereiro, 2009

LIVROS - 18-02-09

Clássico ganha nova edição
A construção do livro (Unesp/Lexikon, 640 pp., R$ 96), de Emanuel Araújo, é uma obra que aborda todas as fases da produção de obras literárias, desde a preparação de originais até a impressão final. Em sua segunda edição, revisada e ampliada, já incorporando o novo acordo ortográfico, este clássico da produção editorial coloca-se como obra de referência a ser utilizada não apenas por profissionais envolvidos em edição de livros, mas também por todos que desejam entender os processos de preparação textual e gráfica. O autor divide seu livro em duas grandes áreas: preparação de originais e processo industrial, embasando cada uma delas com relatos históricos (datados de III a.C. até os dias atuais), imagens e exemplos de quase tudo o que é estudado. O autor ressalta, então, que vivemos na época dos " livros dos editores ", em que toda a produção passa por suas mãos e por seu papel de supervisionar a publicação até a fase final.
Emanuel Araújo, conhecedor do universo do livro, oferece-nos um texto de informações teóricas e práticas. Apostando na existência do livro-objeto pelos séculos futuros, e ciente dos avanços tecnológicos gráficos e editoriais, o autor explica os antecedentes históricos da produção, e detalha os procedimentos mais recentes de sua época. E se hoje os métodos modernizaram-se, o que foi substituído virou processo histórico, e nada melhor que conhecer o passado a fim de compreender e praticar as peculiaridades do ofício. Com o mesmo objetivo, a Lexikon Obras de Referência e a Fundação Editora da UNESP, com apoio da Fundação Biblioteca Nacional, lançam esta edição, revista e atualizada por Briquet de Lemos - editor, professor de biblioteconomia e colega de Emanuel Araújo. O texto original foi acrescido das técnicas surgidas nas últimas duas décadas desde sua primeira publicação.
VerdesTrigos

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial