ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

27 março, 2009

COMES & BEBES - 27-03-09

Peixe na Telha com Sal Grosso e Ervas Frescas
O ideal é fazer o peixe na telha com fogo de chão, assando ali bem diante dos olhos, lentamente, mas a chuva na roça não permitiu tal artimanha e acabei fazendo no forno mesmo. Há quem jure que a matéria prima das panelas modifica o sabor, e eu estou inclinada a acreditar, pois a comida feita em panela de barro, mesma matéria prima da telha, tem um sabor muito especial, sim!
É necessário vedar as extremidades da telha com uma mistura de farinha de mandioca e água, para que os sucos da carne e molhos (a depender da receita) não escorram. Depois, tudo o que fiz foi uma caminha de sal grosso na telha, dispor o peixe tratado mas com cabeça, rabo e principalmente pele (que vai proteger durante a cocção) ali, enchê-lo com ervas frescas (manjericão, hortelã miúdo e salsa), inserir folhas de louro e fatias finas de limão e alho nos cortes feitos na superfície, salpicar pimenta do reino moída na hora e sal na parte superior, já que a de baixo já está em contato com o sal grosso, regar com azeite de oliva e levar ao forno.
Não cubra este peixe com laminado, senão ele vai soltar muita água, que vai se misturar ao sal grosso, levantar fervura, envolver o peixe e salgá-lo por demais. Ao invés disso, cobri a peça com folhas de hortelã grosso, já que a idéia era uma overdose de ervas. Na falta do fogo de chão, ele deve ser assado (não muito, cuidado para não esturricar o bicho - você quer uma carne tenra, certo?) em fogo alto e pré-aquecido.
Pronto. Tire do forno, remova as folhas de hortelã, as folhas de louro e as fatias de limão e alho da superfície, remova também a pele da parte inferior (impregnada de sal grosso), dê um grau na telha (lave-a removendo as paredes de farinha), disponha nela uma caminha de ervas frescas, e deite o peixe com a parte superior, que ficou com a pele, para cima.Faça um molho de manteiga ou fruta, e coma com vegetais (na chapa ou vapor) e arroz fresquinho!
http://www.rainhasdolar.com/

Torta de chocolate com castanha-do-pará
Foto: Ormuzd Alves

Tempo de preparo: Médio (de 30 a 45 minutos)
Rendimento: 10 porções
Nível de dificuldade: Médio
Categoria: Torta
Calorias: 563 por porção
Ingredientes
Massa
· 1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
· 1 colher (sopa) de chocolate em pó
· 3 colheres (sopa) de margarina
· 2 colheres (sopa) de castanha-do-pará picada
· 1 pote de iogurte
· 3 colheres (sopa) de açúcar
Recheio
· 1 lata de creme de leite
· 2 colheres (sopa) de leite
· 3 colheres (sopa) de chocolate em pó
· 4 colheres (sopa) de açúcar
· 1 envelope de gelatina em pó sem sabor
Modo de preparo
Massa
Aqueça o forno a 200ºC. Em um recipiente ponha a farinha de trigo, o chocolate em pó, a margarina, a castanha-do-pará, uma colher de sopa de iogurte e o açúcar. Misture até formar uma farofa. Forre o fundo e as laterais de uma forma de 25 cm de diâmetro com aro removível. Leve ao forno e asse durante 20 minutos.
Recheio
No liquidificador bata o creme de leite, o leite, o restante do iogurte, o chocolate em pó, o açúcar e a gelatina hidratada de acordo com as instruções da embalagem. Despeje sobre a massa já fria e leve à geladeira por no mínimo duas horas. Decore com raspas de chocolate e castanha-do-pará picada.
Dica: Sirva com calda de chocolate ou com sorvete de creme.
Conteúdo do site
AnaMaria
http://mdemulher.abril.com.br/culinaria/receitas/torta-chocolate-castanha-do-para-402709.shtml

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial