ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

16 dezembro, 2009

ATUALIDADES - 16-12-09

Niemeyer faz 102 anos e diz que apenas procurou ser útil
Com uma festa discreta, arquiteto Oscar Niemeyer comemorou seu aniversário de 102 anos nesta terça-feira, no Rio de Janeiro. O arquiteto, que esteve internado em setembro e passou por duas cirurgias, falou sobre como se sente em relação à idade atual. "A gente olha para trás e vê tanto trabalho. A vida é complicada demais. Passo por ela sem problemas, felizmente. O homem tem que ser fraternal. Temos que olhar o outro e caminhar junto. Sou igual aos outros. Não vejo nenhuma qualidade demais em mim não. Apenas trabalhei e tive algumas ideias aproveitadas", disse. Niemeyer ainda tentou ser humilde na cerimônia: "apenas procurei ser útil".
A família de Niemeyer optou pela discrição na comemoração. Até as 12h, alguns netos, bisnetos e a tataraneta Camila, 7 anos, tinham chegado ao seu estúdio, na avenida Atlântica, em frente à praia de Copacabana, para o almoço comemorativo.
Ana Lúcia, neta do arquiteto, afirmou que é com grande alegria que os familiares recebem o aniversário. "Para nós está sendo um alívio vê-lo chegar a esta idade tão bem, principalmente depois do susto que passamos (internação do arquiteto em setembro). Ele namora a esposa, fuma sua cigarrilha e toma seu vinho, sem problemas", disse. "Ele é o fato cultural mais importante que o Brasil já teve", afirmou.
Niemeyer, por sua vez, não se deslumbra com a longevidade e tenta ser humilde com sua obra. "Não tive contribuição nenhuma (para a arquitetura brasileira). Apenas procurei ser útil. Não sou melhor do que ninguém. Nada de fantasia", disse.
"Não quero ir embora não. A vida ainda me atrai. Vivo um momento de esperança apesar da idade. As coisas tendem a se harmonizar", disse. Niemeyer afirmou também que a idade não fez com que tivesse maior apego por nenhuma de suas obras: "procurei dar uma solução diferente para cada um deles".
Niemeyer comentou também um projeto para o sambódromo do Rio, que está nas mãos do pessoal de seu estúdio, no qual seu neto Carlos Oscar também trabalha. "Vai ficar bem. O que faltava era desocupar o espaço que tem ao lado (terreno do camarote de uma marca de cerveja). Já refizemos a maquete", disse.
Mariana Canedo
Redação Terra
Obama anuncia prisão em Illinois para substituir Guantánamo
Em carta assinada por Hillary e Gates, presidente diz 'não ter intenção de libertar presos no território dos EUA'
Visão aérea do Centro Correcional Thomson, a 240 quilômetros de Chicago. Charles Rex Arbogast/AP
WASHINGTON - O presidente dos EUA, Barack Obama, confirmou que o governo americano comprará uma prisão no estado de Illinois para abrigar alguns dos detidos por terrorismo que estão na base militar de Guantánamo, em Cuba, confirmou a Casa Branca por meio de um comunicado divulgado nesta terça-feira, 15.
A carta, assinada pela secretária de Estado, Hillary Clinton, e pelo secretário de Defesa, Robert Gates, deixa claro que o presidente "não tem nenhuma intenção de libertar os presos em solo americano" e explica que isso não seria possível devido à legislação dos EUA. O documento é direcionado ao governador de Illinois, Pat Quinn.
Na edição desta terça, o jornal americano The New York Times havia antecipado a decisão do presidente citando uma fonte não identificada do governo.
Obama ordenou a aquisição, pelo governo, do Centro Correcional Thomson, presídio de segurança máxima subutilizado, numa área rural a cerca de 240 quilômetros a oeste de Chicago. Segundo o governador, o acordo pode gerar 2 mil empregos e injetar US$ 2 bilhões em investimentos federais na área.
Segundo Obama, a prisão foi comprada para "abrigar um número limitado de prisioneiros de Guantánamo", assim como outros presos federais. "Isso não apenas ajudará a solucionar o problema de superlotação de nossas prisões federais como também vai nos ajudar com o objetivo de fechar o centro de detenção em Guantánamo de uma maneira rápida, segura e legal", diz a carta.
Apenas dois dias depois de tomar posse, Obama prometeu fechar o Campo de Guantánamo dentro de um ano, mas no mês passado anunciou que o prazo seria ampliado, segundo a agência BBC.
Atualmente, o complexo de Guantánamo abriga 210 prisioneiros, 31 a menos do que quando Obama chegou à presidência. O governo negocia com alguns países que mostraram-se dispostos a receber alguns dos detidos para retirá-los da base cubana.
De acordo com a agência AFP, não ficou claro, porém, quantos dos 210 prisioneiros que ainda estão na base serão transferidos para o novo presídio. Segundo Gates, 116 deles podem ser extraditados para seus países de origem ou outras nações. Além disso, alguns ainda devem ser julgados.
estadao.com.br
(Com informações das agências Associated Press e Reuters)

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial