ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

15 dezembro, 2009

CURSOS - 13-12-09

Aracaju-SE - Escola de Artes inicia período de matrículas
A Escola Oficina de Artes Valdice Teles (EOAVT), unidade da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), realizará, entre os dias 14 e 29 de dezembro, a renovação das matrículas dos alunos que já freqüentam as oficinas artísticas e as inscrições para as oficinas de férias.
Os alunos que desejarem retornar às oficinas no próximo semestre, devem dirigir-se à sede da Escola portando os seguintes documentos: uma foto 3x4, comprovante de residência, fotocópia da carteira de identidade e do CPF, preenchimento da ficha de inscrição e pagamento da taxa semestral de R$20. Pessoas comprovadamente carentes e funcionários do município são isentos da taxa de inscrição.
Os cursos oferecidos estão divididos em três coordenações. Sob a coordenação de artes cênicas, estão as oficinas de ballet clássico para crianças e adultos, capoeira, dança de salão para adultos e idosos, dança moderna, dança do ventre, expressão corporal e teatro. Já a coordenação de artes cisuais conta com desenho e pintura, enquanto a coordenação de música é composta pelos cursos de acordeon, bateria, contra-baixo, flauta doce, flauta doce e teoria musical, percussão, teclado, teclado e canto popular, técnica vocal, teoria musical, violão clássico, violão popular e violino.A partir do dia 11 de janeiro, serão abertas matrículas para o ingresso de novos alunos nas oficinas e no dia 8 de fevereiro terá início o semestre letivo 2010/1.Oficina de férias
Durante o período de recesso escolar, a Escola de Artes ofertará, gratuitamente, as Oficinas de Férias. Serão três semanas de atividades práticas intensivas para quem deseja estreitar o contato com as artes. Estas oficinas acontecem nos meses de janeiro e julho de cada ano, sendo realizadas desde 2007.
Com a divulgação e realização deste projeto, a Escola alcança e traz um público ainda maior para as oficinas artísticas semestrais. São pessoas que antes do projeto não conheciam as oficinas e que, por isso, ainda não haviam decidido em que curso se matricular.
Eugênio Enéas, Diretor da Escola de Artes, afirma que alguns alunos do período semestral acabam por desistir do curso devido o desconhecimento inicial do que seria estudado. Estas oficinas dão oportunidade aos alunos de conhecerem os cursos e estudarem em mais de uma oficina, para só então decidir em qual delas gostariam de ingressar durante o ano, acrescenta.
Considerando o alto índice de participantes das oficinas de férias que efetuam matrícula no período letivo semestral, Eugênio Enéas avalia que, com uma oficina durante as férias, o aluno não perde tempo, durante o período semestral, para conhecer o curso que gostaria de fazer, pois já está esclarecido sobre sua opção.
O ministrante da oficina de bateria, Odílio Saminêz, analisa as aulas de férias como uma oportunidade de perceber a aptidão dos alunos. Com uma atividade voltada para prática e experimentação é possível despertar a musicalidade do aluno e transmitir uma noção básica do instrumento, o que o incentiva a continuar estudando durante o ano.Confira os cursos e horários ofertados (cada modalidade terá duas turmas):
Percussão: terças e quintas-feiras, das 9h às 10h e das 10h às 11h;
Violão Popular: terças e quintas-feiras das 9h às 10h e das 10h às 11h;
Bateria: segundas e quartas-feiras das 9h às 10h e das 10h às 11h
Dança do Ventre: segundas e quartas-feiras das 9h às 10h e das 10h às 11h;
Desenho e Pintura: segundas e quartas-feiras das 9h às 10h e das 10h às 11h;
Violino: segundas e quartas-feiras das 14h às 15h e das 15h às 16h;
Canto Popular: segundas e quartas-feiras, das 14h às 15h e das 15h às 16h;
Flauta Doce: quartas e sextas-feiras, das 16h às 17 h e das 17h às 18h.
Plenário

São Paulo-SP - Faculdade Santa Marcelina abre inscrições para o Mestrado em Artes Visuais
A FASM, Faculdade Santa Marcelina, anuncia a abertura do processo de seleção para o Mestrado
em Artes Visuais. Reconhecido pela Capes, o curso é voltado a artistas e interessados na investigação em arte contemporânea.
Para inscrever-se, é preciso comparecer, até 29 de janeiro, à Secretaria Setorial da Pós-Graduação da Faculdade Santa Marcelina. A taxa de inscrição é de R$ 80,00.
Focado na produção artística contemporânea, aliada à reflexão histórica e crítica e na valorização da diversidade cultural, nacional e internacional, o curso tem como um de seus objetivos incentivar a produção pratica, teórica e crítica em artes visuais, proporcionando a atuação dos alunos em museus, galerias, exposições e ações de inserção artística dentro do campo da cultura.
São duas as linhas de pesquisa oferecidas: História Crítica e Pensamento Curatorial, e Pesquisa em Arte e Práticas Experimentais. Na primeira, a partir dos campos disciplinares da educação, história, crítica e curadoria, a linha de pesquisa propõe estudos que enfoquem aspectos e relações entre os processos de produção, circulação e apresentação das manifestações artísticas contemporâneas. Contempla projetos de natureza teórica e artística.
Já a linha Pesquisa em Arte e Práticas Experimentais, a partir da experiência e prática de artistas atuantes, propõe o desenvolvimento de investigações de natureza artística no campo estético e urbano, acompanhado de uma reflexão sistematizada sobre seus aspectos processuais. Contempla projetos de natureza teórica e artística.
O processo seletivo conta com quatro etapas: análise do projeto de pesquisa; prova escrita, prova de leitura e interpretação de texto em língua estrangeira (inglês, francês, espanhol ou italiano) e encontro presencial, no qual será analisada a proposta de pesquisa e o Curriculo Lattes do candidato, bem como apresentação do portfólio com fichas técnicas dos trabalhos documentados.
A divulgação dos resultados finais acontece no dia 22 de fevereiro de 2010. O período de matricula será nos dias 1 e 2 de março e as aulas terão início dia 8 de março de 2010. O edital com a bibliografia, o calendário do processo seletivo, disciplinas oferecidas e a equipe docente estão disponíveis no site da faculdade: www.fasm.edu.br.
Mais informações podem ser obtidas também pelo telefone (11) 3824-5808 ou pelo e-mail pos-graduacao@fasm.edu.br.
Serviço
Processo seletivo para o Mestrado em Artes Visuais da FASM- Inscrições – até 29 de janeiro de 2010- Prova escrita – 8 de fevereiro de 2010 (das 14 às 17h30)- Prova de Língua Estrangeira – 9 de fevereiro de 2010 (das 9h30 às 13 h)- Encontro presencial 10,11 e 12 de fevereiro de 2010- Resultado final: 22 de fevereiro de 2010- Matrículas : 1 e 2 de março de 2010- Início das aulas : 8 de março de 2010- Informações: http://www.fasm.edu.br/ ; (11) 3824-5808ou pelo e-mail pos-graduacao@fasm.edu.br
Endereço FASM/Unidade Perdizes: R. Dr. Emílio Ribas, 89 - Perdizes – São Paulo
Design Informa

João Neiva-ES - Curso de Construção de Violão Clássico
Horário:
16 janeiro 2010 às 7:00 a 23 janeiro 2010 às 19:00Local: Demétrio RibeiroRua: Rua Jatobás, 41, Bairro FlorestaCidade: João Neiva/ESSite ou Mapa: http://www.preservarte.org,%20http/vivaceparts.blogspot.comTelefone: (27) 3258-2973 (27) 8141-5133 para solicitar ficha de inscrição e maiores detalhes.Tipo de evento: cursoOrganizado por: Gardenia Marques
Clube Capixaba de Artes e Cultura

Porto Alegre-RS - Cursos Intensivos de Conservação de Fotografias, Restauração de Livros e Restauração de Documentos
A B&C Acervos estará oferecendo Cursos Intensivos de Conservação de Fotografias, Restauração de Livros e Restauração de documentos,no período de 11 a 29 de janeiro de 2010,no horário das 9 às 18h,com intervalo para almoço das 12 às 13 horas, na Rua Olavo Bilacnº 586, em Porto Alegre.
Conservação de Fotografias: de 11 a 13 de janeiro de 2010, investimento: R$ 500,00, com o material incluído.
Restauração de Livros: de 18 a 22 de janeiro de 2010, investimento: R$ 800,00, com o material incluído.
Restauração de Documentos: de 25 a 29 de janeiro de 2010, investimento: R$ 800,00, com o material incluído.
Abriremos seis vagas para cada curso e as inscrições poderão ser feitas através deste e-mail ou pelos telefones 51 - 3221.0282 ou pelo celular51- 9245.5425.O programa do curso está disponível em nosso site http://www.bc-acervos.com.br/
CRB-10

Unicamp oferece cursos virtuais gratuitos

SÃO PAULO – A área de educação a distância da Unicamp oferece mini cursos virtuais gratuitos sobre tecnologia para qualquer pessoa interessada em ampliar seus conhecimentos.
Segundo a instituição, não é preciso fazer inscrição para acessar o conteúdo das aulas. Outra vantagem é que, além de estudar online, ainda é possível baixar arquivos com todo o material do curso.
“Todo o material didático do projeto Mini Cursos Virtuais, desenvolvido pela equipe de Educação a Distância do Centro de Computação da Unicamp, é de uso livre, gratuito e irrestrito, licenciado segundo os termos da licença GNU/FDL (Free Documentation License) criada pela Free Software Foundation”, informa a instituição.
Entre os cursos listados estão o de CSS, Busca na Web, Concurrent version System, Conceitos Básicos sobre videoconferência, Criação de Homepages e tecnologia XML, por exemplo.
Para auxiliar no aprendizado, estão disponíveis ferramentas e glossários que ajudam os estudantes entender os termos utilizados nas apresentações.
Os interesados podem acessar os cursos a partir da página


São Paulo-SP - PRESERVAÇÃO DE DOCUMENTOS GRÁFICOS - 2010
O SENAI-SP, com o objetivo de contribuir para a preservação do patrimônio bibliográfico-documental brasileiro, oferece, em parceria com a Associação Brasileira de Encadernação e Restauro (ABER), um programa de cursos de formação inicial e continuada na área de Preservação de Documentos Gráficos.
Os cursos são direcionados aos profissionais que já atuam nas áreas de preservação, encadernação, biblioteconomia, arquivologia e museologia; estudantes e interessados em geral. O objetivo é ensinar conceitos de conservação e preservação de acervos em papel, além de critérios internacionais para intervenção e procedimentos que podem ser adotados com os recursos disponíveis no Brasil.
Conforme o curso os concluintes receberão certificados de especialização, aperfeiçoamento, qualificação ou iniciação. Ao término do curso “Assistente de conservação preventiva” serão capazes de diagnosticar as causas de degradação de acervos e desenvolver plano de ações adequadas visando a sua preservação e conservação. E com a especialização “Assistente de conservação-restauro” também serão capazes de realizar técnicas básicas de restauro de papel (livros e documentos) de forma segura e responsável.
O programa inclui aulas teóricas e práticas, ministradas no Núcleo de Conservação e Restauro Edson Motta - NUCLEM, um laboratório-escola reconhecido como centro de referência na área. A cooperação técnica entre SENAI e ABER, as instalações bem equipadas da Escola SENAI Theobaldo De Nigris, a constante atualização do corpo docente - formado pelos melhores especialistas brasileiros, muitos deles com formação nos Estados Unidos e Europa – garantem o alto nível de qualidade dos cursos.
As aulas são ministradas de segunda a sexta.
Apoio técnico
Associação Brasileira de Encadernação e Restauro – ABER
(desconto de 15% para associados, em todos os programas)
Apoio institucional
Associação Brasileira de Conservadores–Restauradores de Bens Culturais - ABRACOR
Associação Paulista de Conservadores Restauradores de Bens Culturais - APCR Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica - ABTG
Associação Brasileira da Indústria Gráfica – ABIGRAF
Sindicatos das Indústrias Gráficas no Estado de São Paulo - SINDIGRAF
Associação Brasileira da Indústria de Formulários, Documentos e Gerenciamento da Informação - ABRAFORM
Conteúdos abordados nos cursos de Preservação 2010
1) CURSO “ASSISTENTE DE CONSERVAÇÃO PREVENTIVA (362h)”
PROGRAMAS:
I – Ética e história na conservação (72h):
1. Ética e história da Conservação/Restauro
2. História do Papel:
2.1. Evolução dos suportes para escrita até séc. XIX
2.2. Washi (Papel Japonês)
2.3. Papel Atual
2.4. Oficina de Papel Artesanal
3. História das Tintas
4. História das Artes Gráficas:
4.1. História
4.2. Oficina de Gravuras
5. História do Livro
6. História da Encadernação
7. Introdução à Paleografia

II - Preservação e Conservação de Acervos (96h)
1. Conservação Preventiva: causas de degradação e fatores de conservação
2. Controle de Condições Ambientais
3. Fungos
4. Insetos
5. Toxicologia
6. Diagnóstico e Higienização de Acervos
7. Introdução à Arquivologia
8. Políticas de Preservação:
8.1. Políticas de gerenciamento
8.2. Projetos
8.3. Segurança contra emergências

III – Fotografia para registro documental (20h)
1. Fotografia para registro documental:
1.1. Fotografia Digital e Analógica
1.2. Equipamento fotográfico /Iluminação/ Documentação

IV - Conservação de livros e documentos (102h)
1.Conservação de Livros I
2.Conservação de Livros II
3.Conservação de Documentos:
3.1 Pequeno Formato
3.2 Médio Formato

V - Conservação de Acervos em Papel: encadernação, acondicionamento e montagem (72h)
1. Critérios para escolha de materiais
2. Materiais plásticos
3. Princípios de Encadernação para Conservação
4. Princípios de Acondicionamento e Montagem:
4.1. Acondicionamento
4.2. Montagem
5. Critérios para montagem de exposições
Ao término do curso, o concluinte poderá:
Atuar na área de preservação e conservação de acervos e obras, implementando ações preventivas ou corretivas, segundo os princípios do código de ética brasileiro; avaliar estado de conservação de acervos; identificar técnicas históricas; registrar danos e tratamentos de obras/coleções; realizar procedimentos de conservação; implementar e realizar atividades de acondicionamento e montagem; implementar atividades de encadernação para conservação; implementar ações de estabilização de dano.
2) CURSO “ASSISTENTE DE CONSERVAÇÃO-RESTAURO (245h)”
PROGRAMAS:
I – Química aplicada a conservação-restauro (54h)
1.Conceitos básicos
2.Funções Inorgânicas
3. Funções Orgânicas
4 Polímeros na Conservação (química da madeira)
II – Metodologia Científica (18h)
III - Celulose e Papel para conservadores (30h)
1. Obtenção de Polpa
2. Fabricação do Papel Atual
3. Identificação de fibras
4. Tingimento de Fibras de Celulose
IV - Artes Gráficas para conservadores (20h)
1.Técnicas de gravura
2.Processos industriais de impressão – off-set, rotogravura, flexografia e serigrafia
3.Sistemas de obtenção das formas
4.Equipamentos
5.Papéis e tintas
6.Critérios de identificação
V - Prática de Restauro (123h)
1.Restauração de Livros:
1.1. Procedimentos de restauro
1.2. Reenfibragem
2. Conservação e Restauro de Documentos
Ao término do curso o concluinte deverá ser capaz de:
Diagnosticar obras; aplicar metodologia específica para realizar atividades práticas de conservação e/ou restauro; aplicar princípios éticos e critérios internacionais de conservação; propor e executar procedimentos básicos de conservação e restauro; manipular instrumentos, equipamentos e materiais; analisar obras e acervos; implementar ações preventivas e/ou corretivas de conservação-restauração.
3) CURSO “FOTÓGRAFO DE REGISTRO DOCUMENTAL (30h)”
PROGRAMAS:
1. Métodos de preservação
2. Fotografia para registro documental:
2.1. Fotografia Digital e Analógica
2.2. Equipamento fotográfico /Iluminação/ Documentação
4) CURSO “MÉTODOS E TÉCNICAS DE PRESERVAÇÃO DE ACERVOS (96h)”
PROGRAMAS:
Vide “Assistente de conservação preventiva”, programa “II - Preservação e Conservação de Acervos (96h)”.
5) CURSO “ÉTICA E HISTÓRIA NA CONSERVAÇÃO (92h)”
PROGRAMAS:
Vide “Assistente de conservação preventiva”, programa “I – Ética e história na conservação (72h)” e “Assistente de conservação-restauro”, programa “IV - Artes Gráficas para conservadores (20)”.
A escola SENAI se reserva o direito de não iniciar os programas se não houver o número mínimo de alunos.
Os valores aplicados nos cursos se referem ao ano letivo de 2010.
Informações:
Escola SENAI Theobaldo De Nigris
Rua Bresser, 2315 Mooca CEP 03162-030 São Paulo - SP Tel.: 2797-6333
Próxima da estação Bresser do Metrô, esquina do viaduto Bresser e
Av. Alcântara Machado (antiga Radial Leste)
http://www.sp.senai.br/ http://www.aber.org.br/
e-mail escola:
senaigrafica@sp.senai.br
e-mail laboratório:
labconservação114@sp.senai.br

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