ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

29 março, 2010

CULTURA, PATRIMÔNIO CULTURAL E HISTÓRICO - 29-3-10

Viagem ao modernismo brasileiro
Casa que abrigou exposição modernista nos anos 30 será aberta para visitação
Já pensou em conhecer por dentro uma das construções mais importantes do modernismo brasileiro? Pois, dia 27 de março inicia a Visita guiada Warchavchik à casa modernista da Rua Itápolis.
O Museu da Casa Brasileira (MCB) retoma o projeto “Roteiros de Arquitetura” na sexta-feira (27), quando será aberta a temporada de visitas à casa do arquiteto Gregori Warchavchik, na Rua Itápolis, no bairro do Pacaembu, em São Paulo. Oportunidade rara de se conhecer uma obra emblemática do modernismo brasileiro.

Foto recente da casa da Rua Itápolis, no bairro do Pacaembu, em São Paulo
Foto: Mariana Chama



A residência, restaurada recentemente por iniciativa da família Warchavchik, abrigou há exatos 80 anos - em 26 de março de 1930 - a “Exposição de uma Casa Modernista”. Era a primeira vez que o Brasil reunia diferentes artes visuais, como pintura e escultura, dentro de uma casa em estilo arquitetônico modernista.
Durante a visita guiada por educadores do MCB, o público poderá entrar em contato com as estruturas da casa, com móveis e fotografias de época, e com o jardim tropical criado pela esposa de Gregori Warchavchik, Mina Klabin.
Vinte projetos desenhados pelo arquiteto entre os anos 1920 e 1940, e o automóvel usado por Warchavchik em 1934 também estarão em exposição na mostra “Modernista 80 anos”, que tem curadoria geral de Carlos Eduardo Warchavchik.
Mostra paralela no MCB
Para recriar a ambientação da exposição de 1930, durante o período da visitação guiada, o Museu da Casa Brasileira também estará expondo peças e documentos da época.
Entre eles estarão duas maquetes de casas projetadas por Gregori Warchavchik: a da rua Itápolis e a da rua Santa Cruz. Ambas cedidas pela Pinacoteca do Estado de São Paulo. Fotos da arquitetura e do paisagismo originais da casa modernista, e da festa de inauguração, que contou com a presença de Mina Klabin, Oswald de Andrade, Mario de Andrade e Guilherme de Almeida também poderão ser vistas, assim como pinturas de Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Lasar Segall, escultura de Victor Brecheret, móveis e luminárias desenhadas por Warchavchik e tapetes do período Bauhaus.
No catálogo da exposição poderão ser vistas fotos de outras casas projetadas pelo arquiteto, como as das ruas Bahia e Santa Cruz, em São Paulo, e da Rua Toneleros, no Rio de Janeiro (RJ).
Serviço
Mostra no Museu da Casa Brasileira
Av. Faria Lima, 2705 – São Paulo (SP)
Data: de 23/3 a 18/4
Horários: de treça a dominga, das 10h às 18h
Ingresso: gratuitos
Visita guiada à casa Warchavchik
Datas: 27 e 28 de março; 3 e 4 abril; 10 e 11 abril; 17 e 18 de abril
Horários:sábados, às 10h, 11h, 14h e 15h; domingos, 14h e 15h
Inscrições pelo telefone (11) 3032-2564
Ingressos gratuitos
* Com saída do MCB até Rua Itápolis, 961
Vagas: 22 lugares para cada visita
Mostra “Modernistas 80 anos”
Rua Itápolis, 961 – São Paulo (SP)
Tel: (11) 3661-5066
Data: 26/3 a 21/4.
Horarios: de quarta a sexta-feira, das 13h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Lívia Alves, iG São Paulo

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial