ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

28 abril, 2010

EXPOSIÇÕES - 28-4-10

São Paulo-SP - Exposição reúne projetos finalistas do concurso para a construção de Brasília



 
 
O projeto dos arquitetos Rino Levi, Roberto Cerqueira César, Luis Roberto Carvalho Franco e Paulo Fragoso
ficou em 4º lugar. Para a capital, eles imaginaram torres com 300 m de altura
Para a construção de Brasília, não bastou apenas a vontade do então presidente Juscelino Kubitschek. Foi preciso realizar um concurso para o Plano Piloto da então nova capital do Brasil, em 1957. Como muitos sabem, o projeto vencedor foi o apresentado por Lúcio Costa, que desenvolveu o plano da cidade.
No entanto, outros finalistas passaram perto de se tornarem os grandes projetistas da nova cidade. E sete desses projetos finalistas agora estarão na mostra “Outros Planos: Brasília”, uma realização do Museu da Casa Brasileira em parceria com a AsBea (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura). Com curadoria do arquiteto Eduardo Della Manna, pesquisa de Jeferson Tavares e projeto expográfico de Fernando Brandão, a exposição apresenta até o dia 16 de maio as várias soluções urbanísticas, premiadas e ainda pouco conhecidas, e que tiveram um único objetivo: propor uma cidade ideal como capital do país.
Na mostra, que celebra os 50 anos da capital, haverá painéis com imagens e textos que sintetizam cada uma das sete propostas premiadas, além dos comentários do júri, precedidos de uma breve contextualização do período e de fatos antecedentes ao concurso de 1957.
O que poderia acontecer com Brasília se outro projeto tivesse sido escolhido? Uma cidade com megaedifícios de 300 metros de altura? Estas questões permeiam a mostra e os dois debates que serão realizados com alguns dos autores dos projetos finalistas, críticos e urbanistas.
Veja a lista dos finalistas do concurso para o Plano Piloto de Brasília:
1º lugar - Lúcio Costa
2º lugar - Boruch Milmann, João Henrique Rocha e Ney Fontes Gonçalves
3º lugar - Marcelo Roberto e Maurício Roberto
4º lugar - Rino Levi, Roberto Cerqueira César, Luis Roberto Carvalho Franco, Paulo Fragoso
5º colocado (empatados) - Carlos Cascaldi, João V. Artigas, Mário Wagner V. Cunha e Paulo de Camargo e Almeida; Henrique E. Mindlin e Giancarlo Palanti; Construtécnica S/A – Milton C. Ghiraldini
Serviço
Exposição “Outros Planos: Brasílias”
Local: Museu da Casa Brasileira - av. Brigadeiro Faria Lima, 2705, Jardim Paulistano, São Paulo/SP
Data: De 21 de abril a 16 de maio de 2010
Horário: 3ª a 6ª, das 11h às 17h; sábado e domingo, das 14h às 17h
Preço: Ingresso: De R$ 2 a R$ 4 (gratuito aos domingos e feriados)
Informações: www.mcb.org.br ou (11) 3032-2564


São Paulo-SP - Mostra Tripé
Nesta sexta edição, o Tripé ampliará a sua abrangência e terá uma nova linha conceitual, com a presença de três importantes expoentes da cena de artes visuais fora do eixo Rio-São Paulo: representando o nordeste, Delson Uchôa, José Paulo e Juliana Notari irão expor oito peças em grandes dimensões que vão ocupar os cerca de 515 m² do Hall do Teatro. Essa ampliação no universo dos artistas convidados foi possível por conta da parceria entre o SESC Pompeia com Lucia Santos, proprietária da Galeria Amparo 60, de Recife. No cenário das artes, a galeria assumiu uma tarefa importante na produção contemporânea e na formação de público apreciador e atualmente funciona como ponto de encontro entre os artistas, colecionadores e o público.
Estréia dia 30 de Abril (sexta)
Até 25 de Julho, de terça a sábado, das 10h às 20h, domingos e feriados, das 10h às 17h
SESC Pompéia
Rua Clelia, 93 (Perdizes)
Tel: (11) 3871-7700 3865-0324
Ingressos: Grátis
Sampa Online

São Paulo-SP - Paisagens Cósmicas: da Terra ao Big-Bang
Composta por 20 painéis com fotografias de conteúdo científico, a exposição oferece um passeio pelo Universo, motivado pelas belas imagens captadas por lentes de poderosos telescópios de naves espaciais que exploram o sistema solar e também pelo olhar atento de alguns astrônomos-fotógrafos.
Estréia dia 3 de Maio (segunda)
de segunda a sexta, das 09h às 18h e sábados, das 10h às 17h
Planetário do Ibirapuera
Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n (Ibirapuera)
Tel: (11) (11) 5575-5206
Ingressos: Grátis
Sampa Online

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial