CURSOS - 3-5-10
Palmas-TO - Canto das Artes implanta curso livre de xilogravura; Saiba mais...
O Canto das Artes, sede da Associação Amigos da Cultura e do Meio Ambiente, no Distrito de Taquaruçu, implanta curso livre de xilogravura, a partir do dia 03 de maio (segunda-feira), gratuitamente, para toda a comunidade tocantinense.
Graças ao financiamento da Rede Nacional Funarte de Artes Visuais, em parceira com a Fundação Athos Bulcão, Funarte, Ministério da Cultura e Governo Federal, o projeto intitulado Xilogravura e o lambe-lambe: um olhar sobre o distrito de Taquaruçu, Palmas, Tocantins será executado.
O projeto trata da implantação de um curso livre de xilogravura, sendo que nesse primeiro momento, com a presença de um facilitador de Imperatriz-MA, durará o mês de maio, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12h e das 15 às 18h, no Canto das Artes. As xilogravuras produzidas nesse período serão utilizadas para intervenção urbana – lambe-lambe –, durante os sábados do mês de maio. Ao final uma exposição, com parte da produção, será disponibilizada à visitação da comunidade (01 a 05 de junho), sendo que no dia 05 de junho haverá lançamento do catálogo em dvd-rom da exposição/curso livre, também no Canto das Artes.
A intenção é, a partir do mês de junho manter o curso, de forma permanente, no Canto das Artes. Todas as ações do projeto são gratuitas, e não tem necessidade de inscrição. Os interessados devem ir ao Canto das Artes, nos dias e horários que acontecem as atividades.
Sobre o projeto
O projeto articula conhecimentos de xilogravura, através de curso livre, com uma apropriação do espaço de construção coletivo, que é a cidade (intervenção urbana através da prática do lambelambe), disponibilizando a produção do curso livre. No decorrer do curso, haverá a oportunidade de utilização da manipulação da fotografia digital numa perspectiva de um outro olhar sobre a cidade, numa ressignificação no campo semiológico da visão do artista, em que ele observa um recorte da realidade através da fotografia, altera os signos dessa forma de representação, transporta para a xilogravura e retorna esse olhar para a cidade, que é a intervenção urbana lambe-lambe.
Consequentemente, dá-se uma certa visibilidade tanto da técnica, como do resultado da produção e das atividades do Ponto de Cultura, oportunizando aos interessados um espaço de diálogo e conhecimento.
Dentre os objetivos, destacam-se:
1) Realizar curso livre de xilogravura, no Ponto de Cultura Canto das Artes, em Taquaruçu, Palmas, Tocantins.
2) Mostrar à comunidade, através de exposição, parte do olhar dos participantes para com seu espaço individual em interrelação com os espaços de construção coletiva.
3) Divulgar a produção em xilogravura proveniente da atividade de formação, através da publicação de catálogo em dvd-rom e publicação na web em www.overmundo.com.br.
4)Implantar oficina permanente no Ponto de Cultura, através da doação do material utilizado no curso livre.
5) Possibilitar uma ressignificação do espaço público através da prática do lambe-lambe e da interferência dos agentes da oficina.
6) Divulgar os trabalhos executados através da postagem de material em um blog, semanalmente, durante todo o processo.
7) Registrar o processo através de fotografia e vídeo.
8) Democratizar o produto cultural através da distribuição de xilogravuras nas escolas – material resultante do curso livre.
9) Propiciar contato com a técnica através de visitas ao Canto das Artes da comunidade escolar.
Sobre o Canto das Artes
O Canto das Artes é uma instituição, não governamental, sem fins lucrativos, que também trabalha com atividades voluntárias e com o apoio da comunidade local, fomentando e defendendo o diálogo, a interação familiar, a diversidade, a pesquisa, a melhoria da qualidade de vida, estimulando o trabalho voluntário e as parcerias além da criação de formas alternativas de sustentabilidade, envolvendo crianças, jovens e adultos da comunidade.
Sua atuação é comprometida com a promoção e apoio a ações pela defesa, resgate e conservação do meio ambiente e do patrimônio material e imaterial em prol da diversidade, da memória e das identidade culturais. Visa ainda estimular o debate e a reflexão crítica, preferencialmente valorizando a criatividade, as potencialidades, a expressão e as atitudes inovadoras, através da realização de encontros, seminários, simpósios, congressos, fóruns, oficinas, cursos, feiras, intercâmbios, capacitações, apresentações, palestras e vivências nas áreas da arte, cultura, educação e meio ambiente, utilizando tecnologias inovadoras para promover atividades de inclusão digital, propiciar o intercâmbio de informações entre a comunidade local e o mundo. Mais informações, através dos fones: 3554-1604; 9237-2057; 9228-2320 e 8419-7875. (Informações da ascom/CA)
O Girassol
Marcadores: cursos
1 Comentários:
Às 6:26 PM , Cláudio Marconcine disse...
obrigado por ajudar a divulgar a atividade. abraços.
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial