ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

28 maio, 2010

EXPOSIÇÕES - 28-5-10

São Paulo-SP - Exposição Réplicas Aleijadinho


São réplicas em bronze dos profetas Ezequiel, Abdias, Isaias e Joel.
Pertencentes à coleção de Edemar Cid Ferreira, estão sob os cuidados do MAS por determinação da Justiça Federal de São Paulo nos termos dos autos nº. 2005.61.81.900396-6 em trâmite na Sexta Vara Criminal Federal Especializada em Crimes contra o Sistema Financeiro Nacional em Lavagem de Valores.

Rio de Janeiro-RJ - Fernanda Gomes - Galeria Artur Fidalgo, junho 2010
 




A exposição de Fernanda Gomes explora elementos essenciais da pintura: o objeto quadro em sua estrutura, a cor: branco, e a luz, base da visualidade. O branco reflete a luz e as cores, o objeto transforma luz e sombra num jogo de linhas verticais e horizontais, que como a própria arquitetura, constrói a visão que o homem criou do espaço. O quadrado, nem vertical, nem horizontal, é o campo perfeito para este jogo, que multiplica outras formas. As obras se relacionam entre si, incorporam o espaço e nele se prolongam, ao mesmo tempo que mantêm a autonomia característica da pintura. A redução dos elementos plásticos e visuais à sua concretude mais essencial parece ter o efeito contrário de dar às obras uma presença que excede seus limites físicos. Esta atmosfera profundamente contemplativa se amplia nas transformações que o movimento do observador produz.
Fernanda Gomes, uma das mais importantes e radicais artistas contemporâneas brasileiras, expõe trabalhos inéditos na Galeria Artur Fidalgo depois de oito anos sem realizar uma individual no Rio de Janeiro. Entre as exposições mais recentes da artista estão mostras individuais na Galeria Graça Brandão, Lisboa e 401 Contemporary, Berlin (2009) , Galeria Grita Insam, Viena e Galeria Luisa Strina, São Paulo (2008) e Museu Serralves, no Porto (2006), onde inaugurou em 2009 uma escultura permanente no parque do museu. Participou das Bienais de São Paulo (1994), Istambul (1995), Sidney (1998) e Veneza (2003). Seu trabalho está presente nas coleções da Tate Modern, Museu Serralves, Miami Art Museum, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Fundación/ Colleción Jumex, entre várias outras.


Lisboa – Portugal - Culturgest inaugura na sexta-feira duas exposições
Vão ser inauguradas esta sexta-feira na Culturgest as exposições «Para o cego no quarto escuro à procura do gato preto que não está lá», com curadoria de Anthony Huberman, e «Nasreen Mohamedi: Notas. Reflexões sobre o modernismo indiano», com curadoria de Suman Gopinath e Grant Watson.
A primeira poderá ser visitada na Galeria 1 e a última, na Galeria 2.
As exposições estarão abertas ao público a partir de 28 de Maio e até dia 29 de Agosto, de segunda a sexta-feira, das 11:00 às 19:00 (última admissão às 18:30); e aos sábados, domingos e feriados das 14:00 às 20:00 (última admissão às 19:30). Às terças-feiras encerram.
O bilhete (único) para as 2 exposições custa 2 euros.
Artistas:
Anónimo, Dave Hullfish Bailey, Marcel Broodthaers, Patrick van Caeckenbergh, Sarah Crowner, Mariana Castillo Deball, Eric Duyckaerts, Ayþe Erkmen, Hans-Peter Feldmann, Peter Fischli & David Weiss, Rachel Harrison, Giorgio Morandi, Matt Mullican, Bruno Munari, Nashashibi / Skaer, Falke Pisano, Jimmy Raskin, Frances Stark, Rosemarie Trockel e David William
Conferências e performances:
Conferência/performance de Matt Mullican
Quinta-feira, 27 de Maio, 19h00
Anfiteatro da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
Diário Digital
No pátio externo do MSA (Museu de Arte Sacra) estão expostas quatro de onze réplicas dos Profetas de Aleijadinho, cujos originais estão em Congonhas do Campo, MG.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial