ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

29 junho, 2010

EXPOSIÇÕES - 29-6-10

Resende-RJ - Duas exposições sobre a Copa do Mundo para visitar
Cultura: Painéis contam pormenores das seleções que participaram das Copas do Mundo até os dias de hoje

A cultura da cidade se vestiu de verde e amarelo, e o resendense tem duas exposições fotográficas sobre Copas do Mundo para visitar até o fim do mês. A primeira acontece no hall de entrada da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, no Centro Histórico.
Trata-se de uma mostra fotográfica sobre diversas Copas e também sobre Antônio Franco de Oliveira, mais conhecido por "Neném Prancha", a quem Armando Nogueira chamou de "Filósofo do Futebol", um ícone do esporte nacional nascido em Resende.
São de Prancha frases famosas, como "Se concentração ganhasse jogo, o time do presídio não perdia um", "A posição do goleiro é tão desgraçada que onde ele pisa não nasce grama", "Se macumba ganhasse jogo, o Campeonato Baiano terminaria empatado", "O goleiro deve dormir com a bola e, se for casado, deve dormir com as duas" ou "O futebol é simples; o difícil é querer jogar bonito" e "Jogador é o Didi, ele joga bola como quem chupa laranja", dentre outras memoráveis.
Já a segunda exposição está acontecendo no Corredor Cultural Professor Cecil Wall Barbosa de Carvalho, na sede da AEDB (Associação Educacional Dom Bosco), no Campo da Aviação. É possível, por meio de 16 painéis fotográficos e duas Bandeiras do Brasil, conhecer os pormenores das seleções que participaram das Copas do Mundo até os dias de hoje.
Corredor Cultural que faz a diferença
Para a estudante Isabela de Paula, de 18 anos, aluna do segundo ano de engenharia elétrica-eletrônica da AEDB (Associação Educacional Dom Bosco), "a exposição está muito bonita, colorida e traz informações sobre o passado do futebol brasileiro", o que é, segundo ela, "muito relevante".
- Aprendi coisas novas lendo esses painéis. Estou gostando muito. A decoração chama bem a atenção, e é muito válida essa exposição porque mostra para a gente um conhecimento novo sobre a Copa do Mundo. Dá para reprisar fatos antigos e saber mais sobre o time que está jogando atualmente na África. Eu só tinha conhecimento das seleções a partir de 2002. Não sabia nada sobre o Garrincha - disse a estudante, acrescentando que a iniciativa da faculdade em realizar exposições artísticas no Cecil Wall já se tornou um diferencial entre os alunos e o público externo que visita a instituição.
- Gosto muito de acompanhar as exposições do Corredor Cultural. Acompanhei a da Rainha do Café, a Exposição Militar e a da Nísia Floresta. Acho válido realizar exposições dentro da faculdade porque a gente aproveita que já está aqui para estudar e visita o local. Aprendemos de forma mais espontânea - comentou.
Serviço
* Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda - Rua Luiz da Rocha Miranda, 117. Centro. A exposição pode ser visitada de segunda à sexta-feira, das 9 às 17h. Mais informações pelo telefone: (24) 3354-7530.
* Associação Educacional Dom Bosco - Avenida Darci Ribeiro (antiga Resende/Riachuelo), 2535, no bairro Campo de Aviação. Mais informações: (24) 3383-9000.
Lúcia Pires
Diário do Vale

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial