ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

05 julho, 2010

CULTURA, PATRIMÔNIO CULTURAL E HISTÓRICO - 5-7-10

Cemitérios viram rota cultural na Europa
O Conselho de Turismo da Europa reconheceu como “itinerário cultural” a Rota Europeia de Cemitérios. O objetivo é apresentar os cemitérios como patrimônio cultural material compartilhado entre as nações europeias por meio de suas obras, esculturas, inscrições e até mesmo planejamento urbano e paisagístico. Além disso, segundo considerou o Conselho de Turismo, eles são parte também do patrimônio imaterial, à medida que são endereços de práticas culturais em relação à morte.
O itinerário contém 49 cemitérios localizados em 37 cidades de 16 países europeus. A menção “itinerário cultural” é uma espécie de selo de qualidade concedido às rotas que reúnem valores culturais e sociais com o objetivo de fomentar o desenvolvimento, como o Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, a Rota dos Fenícios e a Rota dos Olivos. O site da rota é o www.cemeteriesroute.eu.



Ouro Preto, História, Cultura e Natureza

Localizada a 95 quilômetros da capital Belo Horizonte, Ouro Preto é uma cidade de Minas Gerais que foi tombada como Patrimônio Histórico da Humanidade em 02 de setembro de 1980.
A fundação da cidade se deu em 1711, em origem do arraial do Padre Faria e outros arraiais, tendo recebido o nome de Vila Rica. Poucos anos depois foi escolhida como a capital da capitania das Minas Gerais (1720).
A escolha do nome foi baseada nas riquezas ali existentes, que fazia a grande movimentação econômica da região bem como do país. Primeiramente, recebeu a alcunha de Vila Rica, passando mais tarde a ter o nome de Ouro Preto.
Ouro Preto tem uma história de relevante importância para o Brasil, pois serviu como campo de manifestações históricas e culturais na época da descoberta do ouro no país.
Apesar de ter a maior parte do intenso fluxo turístico focado na arquitetura e importância histórica, o município possui um rico e variado ecossistema em seu entorno, com cachoeiras, trilhas seculares e uma enorme área de mata nativa, que teve a felicidade de ser protegida com a criação de Parques Estaduais. O mais recente destes situa-se próximo ao distrito de São Bartolomeu (Ouro Preto)
São Bartolomeu.
A conquista deste paraíso foi uma empreitada arriscada e difícil. Adentraram pelos rios os primeiros bandeirantes. Homens muitas vezes em farrapos, em meio a um ambiente idílico. Densas florestas, montanhas que descem e tão logo sobem vertiginosamente. Muitas pessoas visitam Ouro Preto e se encantam com a arquitetura e as lendas. Entretanto, para conhecer o sacrifício do descobrimento, é preciso ir além.
Ouro Preto também se destaca pela atividade cultural. Todos os anos, sedia o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes.
A vantagem de Ouro Preto em relação a muitas cidades turisticas do Brasil, é a diversividade do seu turismo que praticamente não tem baixa temporada,as prograções culturais e de eventos ocupam os visitantes o ano inteiro, seja no verão ou inverno.
No carnaval principalmente é quase impossivel o transito na Praça Tiradentes, o principal ponto da cidade.
Dentre tantas atrações da cidade estão lojas de antiguidades, que são facilmente encontradas, podendo-se admirar objetos de grande valor artístico do barroco brasileiro.
O pico do Itacolomi (a pedra do menino) forma um místico cenário e é uma atração turística da cidade, onde pode-se avistar uma pedra pequena ao lado da montanha, como se fosse mãe e filho.
Os restaurantes do local apresentam uma culinária diversificada, sendo possível encontrar pizzarias, lanchonetes, bares e restaurantes onde são servidos desde caldos até os pratos mineiros, preparados em fogão à lenha, preservados desde o século XVIII. Dentre os principais pratos da cozinha mineira estão o lombo de porco, o tutu de feijão, couve mineira, torresminho, bisteca assada com mandioca, dentre outros. Além dos pratos culinários, em Minas é possível saborear os melhores pães de queijo do país.
Por ser uma cidade de cunho religioso, a mesma apresenta um calendário de festas e comemorações por quase todo ano, de fevereiro a dezembro. Dentre os principais festejos da cidade estão: A Semana da Inconfidência, realizada entre 16 e 21 de abril; Festival de Vinhos e Queijos, de 24 a 27 de abril; o Cineop – mostra de cinema, acontece em junho; Festival de Inverno, no mês de julho; a festa da padroeira da cidade, em 15 de agosto; Semana do Aleijadinho, de 12 a 18 de novembro, e tantas outras.
Todos esses aspectos culturais e históricos estão estampados pelas ruas da cidade, que é muito visitada em finais de semana e feriados.
A estrutura da mesma comporta uma rede de hotéis de alta qualidade, podendo receber grande quantidade de turistas de uma única vez.
Vejam algumas atrações históricas,culturais e naturais.

Fachada da Igreja de São Francisco de Assis e teto da igreja com Nossa Senhora cercada de anjos musicos, obra de Mestre Ataíde.


Fachada da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar e o altar-mor da Matriz com seus entalhes em ouro.

Escola de Minas, na Praça Tiradentes(centro)

Escola de Farmácia, no centro

Casa dos Contos

Praça Tiradentes, no centro com o Museu da Inconfidencia ao fundo

Maria Fumaça na Estação de Ouro Preto

Carnaval em Ouro Preto

Bumba Meu Boi, atividade no Festival de Inverno de Ouro Preto

Cachoeira do Rapel, queda com 200 metros em degraus no distrito de Lavras Novas

Cachoeira do Custódio

Cachoeira das Andorinhas

Pico do Itacolomi, no Parque Estadual do Itacolomi

Parque Estadual do Itacolomi



Planeje bem a viagem a Ouro Preto consultando o Site Oficial de Ouro Preto: http://www.ouropreto.org.br/  com todas as informações necessárias, e também em http://www.ouropreto.com.br/.
Boa Viagem e dirija com cuidado.

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial