CULTURA, PATRIMÔNIO CULTURAL E HISTÓRICO - 5-7-10
Cemitérios viram rota cultural na Europa
O Conselho de Turismo da Europa reconheceu como “itinerário cultural” a Rota Europeia de Cemitérios. O objetivo é apresentar os cemitérios como patrimônio cultural material compartilhado entre as nações europeias por meio de suas obras, esculturas, inscrições e até mesmo planejamento urbano e paisagístico. Além disso, segundo considerou o Conselho de Turismo, eles são parte também do patrimônio imaterial, à medida que são endereços de práticas culturais em relação à morte.
O itinerário contém 49 cemitérios localizados em 37 cidades de 16 países europeus. A menção “itinerário cultural” é uma espécie de selo de qualidade concedido às rotas que reúnem valores culturais e sociais com o objetivo de fomentar o desenvolvimento, como o Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, a Rota dos Fenícios e a Rota dos Olivos. O site da rota é o www.cemeteriesroute.eu.
Ouro Preto, História, Cultura e Natureza
Localizada a 95 quilômetros da capital Belo Horizonte, Ouro Preto é uma cidade de Minas Gerais que foi tombada como Patrimônio Histórico da Humanidade em 02 de setembro de 1980.
A fundação da cidade se deu em 1711, em origem do arraial do Padre Faria e outros arraiais, tendo recebido o nome de Vila Rica. Poucos anos depois foi escolhida como a capital da capitania das Minas Gerais (1720).
A escolha do nome foi baseada nas riquezas ali existentes, que fazia a grande movimentação econômica da região bem como do país. Primeiramente, recebeu a alcunha de Vila Rica, passando mais tarde a ter o nome de Ouro Preto.
Ouro Preto tem uma história de relevante importância para o Brasil, pois serviu como campo de manifestações históricas e culturais na época da descoberta do ouro no país.
Apesar de ter a maior parte do intenso fluxo turístico focado na arquitetura e importância histórica, o município possui um rico e variado ecossistema em seu entorno, com cachoeiras, trilhas seculares e uma enorme área de mata nativa, que teve a felicidade de ser protegida com a criação de Parques Estaduais. O mais recente destes situa-se próximo ao distrito de São Bartolomeu (Ouro Preto)
São Bartolomeu.
A conquista deste paraíso foi uma empreitada arriscada e difícil. Adentraram pelos rios os primeiros bandeirantes. Homens muitas vezes em farrapos, em meio a um ambiente idílico. Densas florestas, montanhas que descem e tão logo sobem vertiginosamente. Muitas pessoas visitam Ouro Preto e se encantam com a arquitetura e as lendas. Entretanto, para conhecer o sacrifício do descobrimento, é preciso ir além.
Ouro Preto também se destaca pela atividade cultural. Todos os anos, sedia o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes.
A vantagem de Ouro Preto em relação a muitas cidades turisticas do Brasil, é a diversividade do seu turismo que praticamente não tem baixa temporada,as prograções culturais e de eventos ocupam os visitantes o ano inteiro, seja no verão ou inverno.
No carnaval principalmente é quase impossivel o transito na Praça Tiradentes, o principal ponto da cidade.
Dentre tantas atrações da cidade estão lojas de antiguidades, que são facilmente encontradas, podendo-se admirar objetos de grande valor artístico do barroco brasileiro.
O pico do Itacolomi (a pedra do menino) forma um místico cenário e é uma atração turística da cidade, onde pode-se avistar uma pedra pequena ao lado da montanha, como se fosse mãe e filho.
Os restaurantes do local apresentam uma culinária diversificada, sendo possível encontrar pizzarias, lanchonetes, bares e restaurantes onde são servidos desde caldos até os pratos mineiros, preparados em fogão à lenha, preservados desde o século XVIII. Dentre os principais pratos da cozinha mineira estão o lombo de porco, o tutu de feijão, couve mineira, torresminho, bisteca assada com mandioca, dentre outros. Além dos pratos culinários, em Minas é possível saborear os melhores pães de queijo do país.
Por ser uma cidade de cunho religioso, a mesma apresenta um calendário de festas e comemorações por quase todo ano, de fevereiro a dezembro. Dentre os principais festejos da cidade estão: A Semana da Inconfidência, realizada entre 16 e 21 de abril; Festival de Vinhos e Queijos, de 24 a 27 de abril; o Cineop – mostra de cinema, acontece em junho; Festival de Inverno, no mês de julho; a festa da padroeira da cidade, em 15 de agosto; Semana do Aleijadinho, de 12 a 18 de novembro, e tantas outras.
Todos esses aspectos culturais e históricos estão estampados pelas ruas da cidade, que é muito visitada em finais de semana e feriados.
A estrutura da mesma comporta uma rede de hotéis de alta qualidade, podendo receber grande quantidade de turistas de uma única vez.
Vejam algumas atrações históricas,culturais e naturais.
Fachada da Igreja de São Francisco de Assis e teto da igreja com Nossa Senhora cercada de anjos musicos, obra de Mestre Ataíde.
Fachada da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar e o altar-mor da Matriz com seus entalhes em ouro.
Planeje bem a viagem a Ouro Preto consultando o Site Oficial de Ouro Preto: http://www.ouropreto.org.br/ com todas as informações necessárias, e também em http://www.ouropreto.com.br/.
Boa Viagem e dirija com cuidado.
Marcadores: cultura, patr. cultural, patr. histórico
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial