ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

14 setembro, 2010

EXPOSIÇÕES - 14-9-10

Brasilia-DF - Três exposições abrem as portas nesta sexta-feira na Caixa Cultural

Fotografia e pintura ganham destaque nas três exposições em cartaz na Caixa Cultural a partir desta sexta-feira. Na galeria Piccola 1 está uma seleção de 93 artistas escolhidos pela curadora Flavita O´Boeckel, presidente da Associação Candanga de Artes Visuais (Acav). Brasília noite&dia reúne 153 pinturas de artistas do Distrito Federal. São quadros inspirados na paisagem brasiliense e concebidos para comemorar os 50 anos da capital. “Eu salientei que não gostaria de representações dos monumentos, porque isso todo mundo faz, mas não teve escapatória”, explica Flavita. Abstração e figuração dividem o apertado espaço da galeria em temáticas que vão da paisagem à crítica social. A curadora fez questão de incluir trabalhos de artistas das cidades do entorno. “Existem muitos talentos, a gente tem que dar oportunidade.”
A Piccola 2 ficou reservada para a paulista Sônia Menna Barreto e uma série de quadros em técnica mista capaz de passar a ilusão de três dimensões. A artista trabalha com impressão digital e pintura a óleo para brincar com os limites entre o ilusionismo e a realidade. Em todas as obras de A mente de Sônia Menna Barreto reina a confusão entre o que acontece dentro da tela e fora dela. “Todas as minhas obras têm uma história que é da sequência da história contada no quadro”, explica Sônia, que tem obras na Royal Collection, em Londres, e se prepara para pintar um painel para o restaurante Bela Cintra, que abre filial em Brasília ainda este ano. “O fundo é bidimensional, mas eu sempre quis dar às minhas telas a ideia de plano, dimensão e movimento. Tudo que faço é colocado na realidade, só que extrapola porque são imagens reais impossíveis.”
Na Galeria Principal, a mostra Marc Riboud — Fotógrafo traz 61 fotografias que revelam um dos períodos mais importantes da história do fotojornalismo. Riboud fez parte da lendária Agência Magnum, que reuniu fotógrafos como Robert Capa e Henri Cartier-Bresson. A Caixa traz imagens clássicas como a do pintor dependurado nas ferragens da Torre Eiffel e registros da China na década de 1950, época do regime comunista de Mao Tsé Tung e período em que o país esteve mais fechado ao mundo. As três exposições estão abertas à visitação até 13 de outubro, de terça a domingo, das 9h às 21h, na Caixa Cultural (SBS Qd 4 Lt 3/4).
Nahima Maciel
Trabalho da artista plástica Sônia Menna Barreto: brincadeira com os limites entre a ilusão e a realidade

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial