ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

09 setembro, 2010

EXPOSIÇÕES - 9-9-10

São Paulo-SP - Museu da Casa Brasileira apresenta exposição As Mulheres no Design Espanhol
O Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, exibe de 2 de setembro até 17 de outubro, a mostra “Mulheres no design espanhol” que reúne o trabalho de um grupo de designers espanholas especializada em mobiliário, iluminação, acessório e têxtil. A exposição é uma parceria com o Centro Cultural da Espanha em São Paulo e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento.
Com curadoria de Marcelo Leslabay (Buenos Aires/Madrid), dirigente da Bienal Ibero Americana de Madrid e sócio-fundador da Di_Mad Asociación de Diseñadores de Madrid, a exposição oferece 50 projetos de designers espanholas, reflexo do protagonismo adquirido pelas mulheres no âmbito do design no século 20 e produzidas por empresas próprias ou de destaque na Europa. Os trabalhos dessas criadoras se destacam tanto pela qualidade e sensibilidade como pela inventividade do seu design, características que as transformaram em referencial para as futuras gerações de designers na Espanha.
A mostra apresenta a trajetória de um grupo de espanholas que, apesar das adversidades apresentadas por um ambiente industrial ainda pouco receptivo à presença feminina, conseguiram com sucesso levar adiante os seus ateliers e empresas, materializando seus projetos e imprimindo sua autoria.
Em “Mulheres no Design Espanhol” expõe a trajetória feminina no design que teve início com as artistas Gemma Bernal, Nancy Robbins, Margot Viarnés, Eva prego, Ana Mir, Marivi Calvo, Lola Castello, Nani Marquina, Marre Moerel. Essas nove mulheres agregam uma visão própria a um processo produtivo, cujo êxito está ligado à estética e à funcionalidade das peças.
Exposição: “As Mulheres no Design Espanhol”
:: Local: Museu da Casa Brasileira
:: Endereço: Av. Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano – São Paulo.
:: Visitação : 2 setembro a 17 outubro de terça-feira a domingo das 10h às 18h
:: Ingresso: R$ 4,00 – Estudantes: R$ 2,00 – Gratuito domingos e feriados
:: Acesso a portadores de deficiência física.
:: Visitas orientadas: (11) 3032-2564 ou agendamento@mcb.org.br.


São Paulo-SP - "Amazônia, esperança do planeta"
Aquarelistas expõem imagens da Amazônia na Galeria de Arte da Hebraica
São Paulo, 1 de Setembro de 2010 - Os artistas plásticos Sima Woiler, Lílian Arbex e Marco São Pedro realizam, de 4 de setembro a 12 de outubro, na Galeria de Arte da Hebraica, as 31 aquarelas que integram a exposição "Amazônia, esperança do planeta". O material foi produzido a partir de viagem à região realizada em junho último. O destaque é para uma aquarela gigante, feita a seis mãos, com 1,10 m de altura por 4 m de comprimento.
A exposição conta ainda com 30 aquarelas, sendo 10 de cada artista. Os artistas produziram, ainda com textos de Oscar D'Ambrosio e fotografias de Daniel Patire, o livro com o mesmo nome da mostra, que inclui os trabalhos da exposição e outros sobre o tema, inclusive imagens de cadernos produzidos durante a viagem.
As aquarelas utilizadas pelos três artistas proporcionam uma visão ampla e diferenciada, que une o saber e a sensibilidade, rumo a um resultado belo e requintado. É realizada assim uma viagem simbólica pelos caminhos da água que atinge significativos resultados estéticos. Essa jornada é prazerosa e educativa, pois mostra que cada criador tem o seu método, a sua proposta e a sua forma de ver a região visitada.
OS AQUARELISTAS
Sima Woiler cursou a Escola Panamericana de Artes, o IAD - Instituto de Arte e Decoração, a Associação Paulista de Belas Artes e o Liceu de Artes e Ofícios. Criadora detalhista e romântica explora as transparências, a luz e o aspecto lírico que a aquarela possibilita. Tem apresentado obras em aquarela em mais de 100 mostras individuais e coletivas realizadas no Brasil e no exterior.
Lílian Arbex, artista plástica, formada em Desenho Industrial/Programação Visual pela FAAP (1997), é pós-graduada em Design Gráfico pela Faculdade de Belas Artes/SP (2001) e membro da IAA-AIAP - UNESCO, ABA e Núcleo de Aquarelistas FASM/SP. "Aprimorando sempre a técnica, deixo fluir a espontaneidade e o sentimento, sem os quais não há vida numa obra de arte", diz.
Marco Antonio de São Pedro é natural de São Paulo, SP. Iniciou estudos e atividades artísticas em 1977. Formação: Escola Superior de Propaganda e Marketing São Paulo e ilustração e pintura pela Califórnia College of Arts and Crafts e Academia de Arte de San Francisco, California, Estados Unidos. Participa de projetos e exposições no Brasil, Estados Unidos, França e Portugal.
AUTOR DO LIVRO E CURADOR DA EXPOSIÇÃO
Oscar D'Ambrosio, doutorando em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie, é mestre em Artes pelo Instituto de Artes da Unesp, jornalista, crítico de arte e integra a Associação Internacional de Críticos de Artes (Aica - Seção Brasil).
FOTÓGRAFO
Daniel Patire é jornalista e fotógrafo. Realizou exposições individuais, com fotos de São Paulo e dos índios Kashinawá (Acre). Participou de exposições coletivas sobre a Mata Atlântica paulista.
SERVIÇOS
SIMA WOILER
CEL.: 9991-7318
LÍLIAN ARBEX
CEL.: 9688-8970
SÃO PEDRO
CEL.: 9105-6871
OSCAR D'AMBROSIO
TEL: 56270327
odambros@reitoria.unesp.br
SIMA WOILER, LÍLIAN ARBEX e MARCO SÃO PEDRO
Têm o prazer de convidar para o coquetel de vernissage da exposição de aquarelas e lançamento do livro
AMAZÔNIA ESPERANÇA DO PLANETA
Vernissage: quinta-feira, 2 de setembro de 2010, às 19h30
Visitação: 4 de setembro a 12 de outubro de 2010
Terça a domingo, das 8h às 21h
Local: Galeria de Arte da Hebraica
Rua Hungria, 1000
Jardim Paulistano - São Paulo - SP
Tel.: 3818-8800
Fontes: Expositores citados.
Texto distribuído pela MAIS COMUNICAÇÃO E EDITORA LTDA-SP.
Jornalista responsável José Aparecido Miguel.
Fone: (5511) 9982-4900
PR Newswire

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial