ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

25 março, 2011

EXPOSIÇÕES - 25-3-11

São Paulo-SP - Herança Bizantina


Relíquias bizantinas centenárias estarão expostas no Memorial da América Latina, como peças raras que dificilmente saem de seus países, incluindo ícones dos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX. A exposição traz ícones, mosaicos, paramentos sacerdotais e objetos sacros, como evangeliários, cruzes, mitras e turíbolos, ítens do rito bizantino tão pouco conhecidos no Brasil e na América Latina. Um dos aspectos interessantes da exposição seão ícones recentes, confeccionados por monges no Brasil, a partir de pedras semi-preciosas brasileiras. Usando técnicas tradicionais introduzidas por Dom Athanasio I, eles constroem mosaicos semelhantes ao de Bizâncio (atual Istambul, na Turquia). Os bispos vendem esses trabalhos e usam o dinheiro para financiar sua própria obra social, como um orfanato em Bragança Paulista, com 250 crianças.
Até 7 de Abril, de terça a domingo, das 9h às 18h (Galeria direita do Auditório Simón Bolívar)
Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Metrô Barra Funda (Barra Funda)
Tel: (11) 3823-4600
Ingressos: Grátis
Sampa Online

Curitiba-PR - Novas exposições no Solar do Barão
São cinco diferentes exposições: “Publicações de Artista”, “Conversas”, “Célia Euvaldo – Pinturas”, “Apegos” e “Acervo – Museu da Gravura


As salas do Museu da Gravura Cidade de Curitiba, no Solar do Barão, serão tomadas a partir de hoje por novas exposições, com diferentes propostas e abordagens artísticas. Entre mostras individuais e coletivas, o público terá oportunidade de conhecer o trabalho de dezenas de artistas brasileiros e estrangeiros, traçando um panorama das artes visuais da atualidade.
São cinco diferentes exposições: “Publicações de Artista”, “Conversas”, “Célia Euvaldo – Pinturas”, “Apegos” e “Acervo – Museu da Gravura”, com abertura às 19h. As novidades no Solar do Barão integram a programação cultural que comemora o aniversário de Curitiba.
Organizada por Paulo Reis e Ana González, “Publicações de Artista” é um mostra que reúne projetos de arte elaborados por artistas de diversos pontos do Brasil e de outros países. De acordo com Ana González, essas publicações não se confundem com os catálogos que fazem o simples registro de uma exposição. As publicações de artistas são consideradas proposições artísticas por si só. Resultam da pesquisa, das experimentações e dos processos que levam à concretização final da obra.
Outra mostra que caminha no mesmo sentido é “Conversas”, que tem como foco o processo de elaboração de uma exposição. O espaço expositivo servirá efetivamente de palco para uma conversa, em que será possível discutir o lugar da arte e o processo de criação do artista. Os artistas que estarão participando das “Conversas” com suas propostas artísticas são Felipe Prando, Regina Melim, Vitor César e Graziela Kunsch.
A artista paulista Célia Euvaldo, que possui extenso currículo de exposições no Brasil e no exterior, com obras em importantes acervos, entre eles os do Museu de Arte Moderna de São Paulo, Museu do Pará e Pinacoteca de São Paulo, mostra suas pinturas em Curitiba. Na técnica de óleo sobre tela, as obras de grandes dimensões são elaboradas em gestos precisos, com economia de ações. “O resultado são telas no limiar da forma, do desenho e da pintura, despidas de qualquer efeito, ainda assim impactantes”, descreve a curadora da exposição, Cristiane Silveira.
A Loja da Gravura abriga a exposição “Apegos”, resultado de uma pesquisa desenvolvida por Joana Corona e Ricardo Corona, com montagem a cargo de Eliana Borges e Cleverson Luiz Salvaro. Trata-se de uma mostra de pequenos objetos que circundaram a vida e a obra dos escritores Valêncio Xavier (1933 – 2008) e Wilson Bueno (1949 – 2010). Classificada de “documental e afetiva” pelos seus organizadores, “Apegos” reúne fotos, anotações, imagens, livros, objetos pessoais e coleções dos artistas.
A mostra integra o ZOONA, encontro literário que acontecerá também na Loja da Gravura, no mês de abril, nos dias 15, 16 e 17, em homenagem aos escritores. A iniciativa contará com exibição de filmes baseados nas obras de Valêncio Xavier e Wilson Bueno, mesas-redondas, debates e provocações sobre a produção literária contemporânea, performances poéticas e lançamento do jornal Vagau, numa realização da Medusa Editora e Produtora.
A última mostra a ser inaugurada nesta quarta-feira, no Solar do Barão, reúne obras do acervo do Museu da Gravura. Foram selecionadas imagens trabalhadas em sala de aula pelos professores do projeto Museu-Escola, desenvolvido em parceria entre a Fundação Cultural de Curitiba e a Secretaria Municipal da Educação. Uma das estrelas da exposição é a obra do artista americano Andy Warhol, mas também merecem destaque as gravuras de Rubem Grilo, Lasar Segal, Tessa Beaver, Ernesto Bonato, Bernardo Caro, Guilherme Zamoner e Yvan Lanfontaine.
Ana González, coordenadora do Museu da Gravura, diz que com essas mostras o museu se transforma num espaço de experimentação de arte contemporânea. “Teremos um período de muito trânsito de artistas pelo Solar, o que deverá gerar boas discussões sobre a arte”, afirma. “De um lado, a experimentação da arte contemporânea fervendo, e de outro, alguns dos melhores exemplos da arte moderna”.
Serviço
Exposições no Museu da Gravura Cidade de Curitiba (Solar do Barão – Rua Carlos Cavalcanti, 533 – Centro). Data e horário de abertura: dia 16 de março de 2011, às 19h.
Relação das exposições e permanência:
“Apegos” – até 17 de abril de 2011, na Loja da Gravura
“Célia Euvaldo / Pinturas” – até 22 de maio de 2011, no primeiro andar – Bloco C – espaços 12, 13 e 14
“Publicações de Artista” – até 22 de maio de 2011, no primeiro andar – Bloco A – espaços 9 e 10
“Conversas” – até 22 de maio de 2011, no primeiro andar – Bloco A – espaços 1 a 8
“Acervo / Museu da Gravura” – até 22 de maio de 2011, no primeiro andar – Bloco A
Horário de visitação: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h. Agendamento de visitas mediadas: (41) 3321-3275.
Imagem da exposição Apegos, foto do arquivo do Centro de Pesquisas GV: uma entre seis (foto: Divulgação) 

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial