ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

01 abril, 2011

CULTURA, PATRIMÔNIO CULTURAL E HISTÓRICO - 1-4-11

A Atlântida de Platão, desaparecida após um tsunami, pode ter sido descoberta por cientistas.
Uma equipe de pesquisadores norte-americanos acredita ter encontrado a cidade perdida de Atlântida. Eles acreditam que a
lendária metrópole se localize no sul da Espanha e tenha sido varrida por um tsunami há milhares de anos.
Os arqueólogos e geólogos chegaram à conclusão de que ela fica nos pântanos do Parque Nacional Doñana, a norte de Cádiz. Durante 2009 e 2010, eles utilizaram radares subterrâneos, mapeamento digital e tecnologia subaquática para rastrear o local.
“É muito difícil imaginar que um tsunami consiga entrar 100 km terra adentro, mas é exatamente disso que estamos falando”, afirmou Richard Freund, pesquisador da Universidade de Hartford, à Reuters.
A hipótese é de que os sobreviventes teriam fugido para o interior e construído novas cidades. No centro da Espanha, Freund descobriu uma série de “cidades memoriais”, feitas pelos refugiados à imagem de Atlântida, o que deu mais evidências e confiança aos pesquisadores. Eles pretendem prosseguir as escavações e os estudos na região.
“Encontramos algo que ninguém nunca tinha visto antes, o que dá um reforço de credibilidade, especialmente para a arqueologia, pois faz muito mais sentido”, acrescentou Freund. Ele lembrou ainda que há relatos de tsunamis na região por séculos, sendo o maior registrado o que atingiu Lisboa em 1755.
G1

Campo Grande-MS - CTG reuniu 200 estudantes da Reme neste sábado
Estudantes da Rede Municipal de Ensino (Reme) participaram neste sábado, 19 de março, da Oficina Campeira, primeira atividade do Ponto de Cultura do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Tropeiros da Querência, intitulado Cultura de Galpão.
O museu/biblioteca, o campo e o galpão do CTG foram palco das apresentações aos 200 estudantes das Escolas Municipais Antonio José Paniago, Múcio Teixeira Junior e Iracema Vicente.
A proposta do projeto é integrar o CTG com a comunidade e estudantes das escolas estaduais e municipais, além de oferecer diversas oficinas e mostras. “De hoje até 2013, serão desenvolvidas atividades diversas para que crianças e adolescentes tornem-se agentes de preservação e transmissão das culturas gaúcha e sul-mato-grossense”, coloca o patrão (presidente) da entidade tradicionalista José Valdemir Rocha.
Foram cinco exposições, onde os estudantes conheceram a Origem dos Produtos do Campo (arroz, feijão, trigo, soja, etc.), as atividades na Lida Campeira, a Culinária Gaúcha (costela e arroz de carreteiro) e as árvores nativas existentes na sede do Tropeiros da Querência.
Além dos instrutores do CTG, a Escola Agrícola de Campo Grande também ministrou palestra. Os estudantes da Escola, coordenados pela professora Maria da Glória Silva de Oliveira, explicaram às crianças e adolescentes da Reme a origem do queijo minas, higienização e o processamento do produto.
“Hoje é um dia importante para todos nós da Reme. Estamos encantados com o projeto e é um orgulho participar e reforçar aos nossos alunos que a cultura forma um cidadão”, pontuou a professora de Artes da Escola Múcio Teixeira Junior, Renata dos Santos.
As atividades foram encerradas com o grupo de dança mirim do CTG, que apresentou algumas danças folclóricas aos participantes. A próxima oficina será Esportiva, onde serão oferecidas no mês de junho mostras sobre os esportes tradicionalistas e serão realizadas gincanas culturais.
Cultura de Galpão - O Ponto de Cultura - Cultura de Galpão será realizado em quatro edições anuais no triênio 2011-2013, durantes os meses de março, junho, agosto (semana do folclore) e novembro. As oficinas acontecerão por etapas e englobarão temas diversos como campeira, esportiva, cultural, literária e artística.
O CTG Tropeiros da Querência, por meio do projeto Cultura de Galpão, é um Ponto de Cultura da cidade de Campo Grande/MS. A entidade tradicionalista foi contemplada pelo Programa Mais Cultura - Ponto de Cultura, iniciativa do Ministério da Cultura (MinC), através da Prefeitura Municipal de Campo Grande e Fundação Municipal de Cultura (Fundac).
MS Notícias

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial