EXPOSIÇÕES - 1-4-11
Rio de Janeiro-RJ - Multimídia, modo de usar
Laurie Anderson reúne música, vídeo, instalação e filme na mostra I in U — Eu em Tu
Carlos Henrique Braz
Nascida em Chicago, violinista da Sinfônica Jovem de sua terra natal, a moça foi estudar belas-artes em Nova York. Eram os anos 70, ela tinha 23 anos e não deu outra: Laurie Anderson mergulhou na efervescente cena underground da cidade, onde se enturmou com gente como o artista conceitual Gordon Matta-Clark (1943-1978) e a coreógrafa Trisha Brown. Dedicada a experiências que integravam as formações distintas de cada um, essa turma criou as bases da arte multimídia. Respeitado por seu pioneirismo, o trio é tema da exposição Pioneers of the Downtown Scene New York 1970s, no Barbican Center, em Londres, em cartaz até maio. No Rio, na terça (29), Anderson inaugura a retrospectiva I in U — Eu em Tu, e apresenta a performance Duets on Ice, às 18h30, na rotunda do CCBB. Meia hora depois, ela e o curador da mostra, Marcello Dantas, farão palestra com tradução simultânea no Teatro I.
A mostra carioca reúne 33 obras, entre instalações, fotografias, desenhos, vídeos, músicas e dezenove filmes. Dantas conta que a artista americana de 63 anos preparou a inédita videoinstalação Gray Rabbit, com a participação do roqueiro Lou Reed, seu marido. Outra atração é interativa: Handphone Table, uma mesa na qual o visitante apoia os braços e tapa os ouvidos, mas mesmo assim escuta um texto de Laurie, sentindo os ossos vibrar com a passagem do som. O passeio prossegue por trabalhos como o gaiato The Parrot, de 1996, em que um papagaio mecânico balbucia palavras em português.
Laurie Anderson. Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro, 3808-2020. Terça a domingo, 9h às 21h. Grátis. Senhas para assistir à palestra serão distribuídas às 18h. Até 26 de junho. Veja Rio
Instalação The Parrot: papagaio mecânico com falas em português Marcadores: Exposições
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial