ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

06 maio, 2011

CULTURA, PATRIMÔNIO CULTURAL E HISTÓRICO - 6-5-11

Pelotas-RS - Aluna do curso de Conservação e Restauro é premiada no IV Salão de Extensão da UFPel.


Nos dias 25, 26 e 27 de abril foi realizado no Campus Capão do Leão da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) o IV Salão de Extensão e Cultura. Sete alunos do curso de Conservação e restauro participaram do evento apresentando suas atividades extensionistas.
Dentre os trabalhos apresentados estavam os resultados de projetos de restauração do acervo do Museu da Baronesa e de conservação e restauração de estuques e escaiolas de monumentos e prédios históricos da cidade de Pelotas e região.
O trabalho “GEPE – grupo de estudo e pesquisa em estuques” foi premiado em 1º lugar na categoria “Educação, Arte e Cultura”. A apresentação do projeto foi realizada pela aluna do 4º semestre do curso, Micheli Martins Afonso. Micheli relatou que o projeto objetiva auxiliar na proteção do Patrimônio Cultural de Pelotas e região mais especificamente dos bens integrados a monumentos edificados visando o estudo de estuques lustrados, aqui mais conhecidos por “escaiolas”. A criação da disciplina de conservação e restauro de estuques e o projeto de ensino “Restauro do estuque lustrado do corredor do prédio sede da Antiga Escola de Belas Artes”, bem como a criação do site do grupo, foram às primeiras ações executadas pelo GEPE, que articula para 2011 a inserção dos seus participantes em projetos de ensino, pesquisa e extensão que envolvam a comunidade local e acadêmica de forma interdisciplinar, visando a proteção desse patrimônio histórico integrado através do conhecimento, registro e divulgação das suas particularidades. O grupo realiza reuniões quinzenais para discussão de textos, com objetivo de nivelar conhecimentos, ampliar o vocabulário técnico e manter sempre atualizada a pesquisa bibliográfica enquanto mantém direcionadas as ações das pesquisas que já estão envolvidas neste projeto de extensão.
Os professores coordenadores do GEPE, Profa. Daniele Fonseca e Prof. Pedro Sanches salientam que o grupo é aberto à participação da comunidade acadêmica em geral, e convidam os alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da UFPel a participarem das reuniões e projetos.
Mais informações sobre o GEPE, no site do grupo: http://wp.ufpel.edu.br/estuques/

Acervo do Museu do Trem (RJ) poderá se tornar patrimônio cultural do Brasil
O Acervo do Museu do Trem, uma das maiores referências da memória ferroviária do país, poderá ser tombado pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural na próxima terça-feira, dia 3 de maio, quando o colegiado realiza em Brasília sua primeira reunião de 2011. Os trabalhos de inventário foram realizados por equipes multidisciplinares do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, ao longo de mais de uma década, quando foi publicada a notificação do processo de tombamento da coleção, medida que resultou em sua proteção provisória pelo poder público federal.
Com mais de mil itens considerados de valor histórico, o acervo abrange equipamentos ferroviários, utensílios, mobiliário e até locomotivas como a Baroneza, construída na Inglaterra, movida a vapor e a primeira a trafegar na estrada de ferro de Petrópolis. Outros destaques são um vagão usado pelo ex-presidente Getúlio Vargas e outro onde viajou o Rei Alberto, da Bélgica, quando esteve no Brasil em visita oficial, em 1922.
O Museu do Trem situado no bairro do Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro, abrigou o maior conjunto de Oficinas de Locomoção da América Latina, que ajudou inclusive na formação daquele bairro. A sua coleção, prestes a ser devidamente preservada, por conta de seus valores históricos e culturais, pertencia à RFFSA, extinta em 2007.
Também estão na pauta da reunião do conselho as propostas de tombamento dos centros históricos de Belém, no Pará, e de Jaguarão, no Rio Grande do Sul, do terreiro Zogbodo Male Bogun Seja Unde, em Cachoeira, na Bahia, e de 13 relacionados à imigração em Santa Catarina.
Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural- O Conselho que avalia os processos de tombamento e registro de bens do patrimônio cultural brasileiro, presidido pelo presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, é formado por especialistas de diversas áreas, como cultura, turismo, arquitetura e arqueologia. Ao todo, são 22 conselheiros de instituições como Ministério do Turismo, Instituto dos Arquitetos do Brasil, Sociedade de Arqueologia Brasileira, Ministério da Educação, Sociedade Brasileira de Antropologia e Instituto Brasileiro de Museus – Ibram e da sociedade civil.
.[Reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, dia 03 de maio de 2011, de 9h às 19h, Sala de reunião da CNIC. Setor Comercial Sul, quadra 09, Edifício Park Cidade, Torre B, 12º andar. Brasília - DF].
Portal Fator

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial