ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

09 maio, 2011

CULTURA, PATRIMÔNIO CULTURAL E HISTÓRICO - 9-5-11

Igreja Nossa Senhora da Boa Esperança é restaurada


A Igreja Nossa Senhora da Boa Esperança, localizada no centro de Pinhais, vem sendo restaurada desde o dia 21 de março. Depois que a igreja foi tombada como Patrimônio Histórico e Cultural, no dia 26 de dezembro de 2002, passou por uma restauração no ano de 2003, sendo reinaugurada em 24 de junho de 2004. No entanto, era necessário um novo restauro, pois nota-se que algumas partes da construção histórica vêm sendo arruinadas pela ação do tempo.
A Fundação Weiss-Scarpa é a proprietária da Igreja e a responsável pela sua restauração. De acordo com o presidente, Pe. Antônio Carlos Zago, e a coordenadora do projeto Matilde Dias Martins Pupo, a Fundação desenvolveu um projeto e o mesmo foi enviado para o Ministério da Cultura, onde através da Lei Rouanet (Lei Federal 8.313), foi aprovado o restauro, com respaldo do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Pinhais. Esta lei federal incentiva a cultura e permite às empresas patrocinadoras um abatimento de até 4% no imposto de renda. As empresas que apóiam o projeto são: Jozem, Viação Capital, C.S.E, Gemalto e Expresso Azul. A Fundação também pretende solicitar o tombamento da imagem da Nossa Senhora da Boa Esperança, assunto que também já foi discutido como interesse do Conselho.
De acordo com o Pe. Zago um dos principais fatores que danificaram a Igreja são os temporais que acontecem na região, e por isso várias telhas foram quebradas e outras arrancadas. O piso por ser de madeira e algumas vezes ter entrado água, em vários lugares o chão se soltou, as pinturas externas e internas estão bem danificadas e em alguns lugares percebe-se a presença de cupins. O Pe. Zago destacou os lugares onde serão feito os restauros. “Vamos pintar a igreja por dentro e por fora, consertar o telhado, a torre que foi atingida por um raio, cuidar do paisagismo, fazer uma limpeza geral e arrumar o piso”, explicou. A obra tem previsão para término no final do mês de agosto, inicio do mês de setembro.
Desde março do ano passado, o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Pinhais, tem como função fiscalizar o restauro, para que não ocorra nenhuma mudança na estrutura da Igreja. De acordo com o Presidente Laércio Sobral, a comunidade precisa conhecer a história do município em que vive. “A comunidade não tem tanto conhecimento do quão importante é a história da cidade. Por isso, buscamos profissionais responsáveis para deixar um marco e cumprir com o nosso papel, que é a preservação”, destacou Sobral.
O Conselho é formado pelas seguintes pessoas: Presidente Laércio Sobral, Vice-Presidente Alci Antunes Martines, representantes da sociedade civil Noelcir Joarez Bello, Rodolfo Santcki Silva e Silvana Thomaz da Silva, representantes do Poder Executivo Municipal Genésio Siqueira Jr. e Wilton José de Souza Neto, arquiteta Daniele Cristine Zornier, a turismóloga Fabiana Moraes Miguel e a secretária Kelly Danielle Farah Reichelt.
A construção da Igreja
A Igreja da Nossa Senhora da Boa Esperança, foi construída no ano de 1927, pelo pioneiro Guilherme Weiss, proprietário das terras onde estão localizadas as cidades de Pinhais e Piraquara. Ele construiu a Igreja para o casamento de sua filha Adelaide Weiss, com o Comendador Humberto Scarpa. Depois da cerimônia, o santuário foi doado para a comunidade.
Logo após a emancipação de Pinhais, a Nossa Senhora da Boa Esperança se tornou a padroeira da cidade. Em 1967, a igreja foi transformada em paróquia e no dia 13 de maio passou a ser comemorado o dia da Nossa Senhora da Boa Esperança.
Patrimônios históricos do município
Além da Igreja Nossa Senhora da Boa Esperança, Pinhais têm também outro patrimônio histórico tombado. Este é um pinheiro localizado no Colégio Suíço-Brasileiro, que tem aproximadamente 300 anos e um diâmetro de 2,28 m e cumprimento de 7,16 m . O Conselho tem em pauta o tratamento para alguns outros tombamentos, objetivados para ainda este ano.
O que é tombamento?
Tombar algo, de acordo com as normas legais, tem como objetivo proteger, controlar e guardar o patrimônio histórico. Um processo de tombamento, apesar de ser tão importante, pode ser feito por qualquer pessoa. Faz parte do exercício da cidadania a possibilidade de intervenção direta do cidadão no tombamento de bens culturais, pois estes integram a herança nacional comum. Para iniciar um tombamento, qualquer pessoa pode escrever ao Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Pinhais, apresentando sua proposta ou solicitação.
Agora Paraná


País pode ganhar cinco novos patrimônios culturais

O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) examina hoje, em Brasília, cinco propostas de tombamento federal de bens localizados nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Norte do País.
Durante o encontro, os conselheiros vão avaliar a proposta de tombamento do acervo do Museu do Trem, situado na cidade do Rio de Janeiro, dos centros históricos de Belém, no Pará, e de Jaguarão, no Rio Grande do Sul, do terreiro Zogbodo Male Bogun Seja Unde de Cachoeira, na Bahia, e de 13 bens identificados pelo projeto Roteiros Nacionais de Imigração, todos em Santa Catarina.
Panrotas
A Igreja Nossa Senhora da Boa Esperança, em Pinhais, está sendo restaurada Foto: AP

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial