ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

25 maio, 2011

CULTURA, PATRIMÔNIO CULTURAL E HISTÓRICO - 25-5-11

Iphan restaura igreja e capela em Angra dos Reis


O Iphan-RJ concluiu a restauração de dois importantes monumentos históricos de Angra dos Reis (RJ). A Igreja de Santa Luzia e a Capela do Bonfim foram entregues depois de obras de recuperação, que duraram do final de 2010 até o início deste ano a um custo total de pouco mais de R$ 392 mil.
A Igreja de Santa Luzia – cuja provedora é a Irmandade do Glorioso São Benedito - possui um acervo de documentos do século 19 que atualmente passa por processo de higienização e acondicionamento, também custeado pelo Iphan-RJ. Com as obras concluídas, as duas igrejas puderam participar do roteiro dos festejos religiosos em louvor a São Benedito, que tradicionalmente ocorrem em Angra dos Reis logo após a Semana Santa e que se constituem numa das maiores expressões da religiosidade popular de origem negra no Brasil, desde a época da colônia.
Os serviços de reparo e conservação, contratados pela Superintendência do Iphan no Rio de Janeiro, consistiram - em ambas as igrejas -, na recuperação e substituição de forros, cimalhas e cobertura (telhas e madeiramento); na Capela do Bonfim, na recuperação estrutural do alpendre (varanda coberta em frente à capela), com realinhamento de sua cobertura e reaprumo de seus pilares.
A Igreja de Santa Luzia foi construída a partir de 1630, enquanto a Capela do Bonfim na década de 1780. Ambas foram reconhecidas como Patrimônio Cultural Brasileiro em 1954, em processos de tombamento que incluíram seus acervos de imagens religiosas. Ambas foram tombadas pelo Iphan por sua importância artística.

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial