ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

30 maio, 2011

CULTURA, PATRIMÔNIO CULTURAL E HISTÓRICO - 30-5-11

Imagens de satélite permitiram encontrar pirâmides no Egito
A arqueologia espacial “substituiu” Indiana Jones. Imagens de satélite sobre o Egito permitiram descobrir 17 pirâmides que estavam desaparecidas e três mil infra-estruturas escondidas debaixo do solo, num trabalho pioneiro de arqueologia espacial de um laboratório em Alabama, apoiado pela NASA.


"Indiana Jones é o método antigo. Ultrapassámos Indy, desculpa Harrison Ford”, disse à BBC Sarah Parcak, do laboratório de Birmingham, Alabama, especializada em arqueologia espacial.
A equipe de Parcak analisou as imagens obtidas por satélites a 700 quilómetros da Terra, equipados com câmaras de infra-vermelhos capazes de detectar objectos com menos de um metro de diâmetro na superfície terrestre. “Escavar uma pirâmide é o sonho de qualquer arqueólogo”, comentou Parcak, dizendo-se surpreendida com o que ela e a sua equipa encontraram.
“Trabalhámos intensamente durante mais de um ano. Mas o momento alto foi quando pude, finalmente, ver o conjunto de tudo o que encontrámos. Nem queria acreditar que localizámos tantos sítios em todo o Egito”.
Depois de localizar os locais, a equipa começou as escavações. Já está confirmada a descoberta de duas pirâmides na região de Saqqara.
Segundo a BBC, as autoridades egípcias pretendem utilizar esta tecnologia para ajudar a proteger o seu património. Parcak acredita que este método pode encorajar os jovens cientistas e ajudar os arqueólogos em todo o mundo. “Permite-nos ser mais rigorosos no trabalho que fazemos. Perante um sítio enorme, muitas vezes não sabemos por onde começar”.
Público.pt

Único brasileiro na mostra oficial de Veneza monta exposição
 

O artista plástico Artur Barrio, 65, representante do Brasil na 54ª Bienal de Veneza, começou a instalar sua nova obra no pavilhão nacional.
Sua participação chegou a ser ameaçada por entraves burocráticos no Ministério da Cultura, que não conseguia acertar como repassar a ele os recursos necessários, de R$ 400 mil.
Apenas na última quarta a verba foi enfim depositada, segundo a assessoria de imprensa da Bienal de São Paulo.
A Bienal italiana será aberta no próximo sábado (4).
Selecionado pelos curadores Agnaldo Farias e Moacir dos Anjos, indicados pela Fundação Bienal de São Paulo, Barrio é o primeiro artista a representar sozinho o país, desde 1950, quando o Brasil passou a indicar artistas para a mostra italiana.
A curadora do evento, Bice Curiger, não levou artistas brasileiros para sua exposição, intitulada ILLUMINations.
Barrio irá apresentar uma nova obra, chamada (Ex)tensões y Pontos, e trabalhos históricos no Pavilhão do Brasil.
Em mostras paralelas, contudo, há outros brasileiros, como Rivane Neuenschwander e Cao Guimarães.
FÁBIO CYPRIANO
DE SÃO PAULO
Folha de São Paulo
As autoridades egípcias pretendem utilizar esta tecnologia para proteger o seu património (Foto: Asmaa Waguih/Reuters/arquivo)

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial