ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

27 maio, 2011

CULTURA, PATRIMÔNIO CULTURAL E HISTÓRICO - 27-5-11

Paranaguá vai à Justiça exigir trem de passageiros


O prefeito de Paranaguá, José Baka Filho, anunciou disse que vai entrar com ação na Justiça para conseguir a volta dos trens de passageiros nos finais de semana.
A ação será contra as empresas América Latina Logística (ALL) e Serra Verde Express, por estarem descumprindo contrato com a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT). No domingo (15), a composição parou a viagem em Morretes e os 28 turistas que gostariam de continuar até Paranaguá foram trazidos de van.
O problema vem sendo debatido há anos, sem que haja uma resolução para tanto. A mais recente reunião foi em fevereiro deste ano, com representantes das empresas e membros da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) e da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Paraná (Iphan), na Prefeitura de Paranaguá, que serviu ainda para debater outros assuntos.
A questão é polêmica e afeta diretamente o movimento turístico local. Baka lembrou que a vinda do trem não ocorre, conforme alega a Serra Verde Express, devido a problemas no tráfego ferroviário no Km 5, local de manobras da ALL. “Entretanto, eles têm que lembrar que a prioridade é sempre para o trem de passageiros. Enquanto eles colocam esses empecilhos, os trens com carga trafegam sem problema e com agilidade”, argumenta o prefeito.
Tais problemas logísticos e operacionais alegados fazem com que o transporte de passageiros de Morretes a Paranaguá dure cerca de 3 horas. O trajeto de Curitiba a Morretes é feito em pouco mais de duas horas. “Mas no contrato está estabelecido que a chegada a Paranaguá seja, no máximo, até meio dia, o que não está acontecendo. Por isso estamos estudando um meio de acionar as duas empresas na Justiça, porque no contrato com a ANTT estão estabelecidas estas questões”, frisou Baka.
Outra questão, envolvendo desta vez somente a ALL, diz respeito à sujeira provocada em toda a extensão da malha ferroviária em Paranaguá. Devido à falta de um sistema de despoeiramento há derramamento de soja, milho, adubo e fertilizantes, o que provoca mau cheiro e traz diversos problemas, como a atração de ratos. “A Secretaria Municipal de Meio Ambiente vai começar a autuar a ALL, para que faça a limpeza dos vagões, pois essa é uma responsabilidade dela”, salientou. Tal iniciativa também vem ocorrendo junto aos terminais que operam grãos na cidade, para melhorar a limpeza.
Fonte: Osvaldo Capetta/Prefeitura de Paranaguá
Foto: Prefeitura de Paranaguá

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial