ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

28 junho, 2011

CULTURA, PATRIMÔNIO CULTURAL E HISTÓRICO - 28-6-11

Torre do Banespa em São Paulo, é tombada por patrimônio histórico

Condephaat tombou Edifício Altino Arantes em reunião nesta segunda-feira.
Pedido de preservação de prédio inaugurado em 1947 foi feito há 14 anos.
Edifício Altino Arantes, no Centro de São Paulo (Foto: Claudia Silveira/G1)O Edifício Altino Arantes, conhecido como Torre do Banespa, no Centro de São Paulo, teve o tombamento aprovado por unanimidade pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) durante reunião nesta segunda-feira (20). O pedido inicial foi feito em 1997 por funcionários do banco, mas os estudos de tombamento começaram em janeiro de 2010, segundo a Secretaria de Estado da Cultura.
O prédio era tombado pelo município desde 1992. Segundo a resolução de tombamento estadual, externamente preservam-se “volumetria, fachadas e terraço de cobertura”. Internamente, foram incluídos os pavimentos do subsolo ao sexto, “excluindo-se o quarto e os demais pavimentos da torre até a cobertura”. Móveis “identificados com a prática e funcionamento da instituição financeira” também entraram no tombamento, como mesas e cadeiras.
O edifício inaugurado em 1947 demorou oito anos para ser construído. O prédio de 161,22 metros de altura foi erguido para abrigar a sede do Banco do Estado de São Paulo (Banespa), já que a diretoria planejava estabelecer-se em um prédio maior. Assinado por Plínio Botelho do Amaral, o projeto acabou executado pela empresa Camargo & Mesquita.
Na década de 60, o edifício ganhou o nome de Altino Arantes em homenagem ao primeiro presidente brasileiro do banco. Trinta anos depois, algumas áreas do prédio foram tombadas pelo patrimônio histórico, como o hall, as galerias, a caixa forte, 5º e 6º andares e a torre.
A caixa forte do edifício mantém as características originais, como porta circular de 16 toneladas e 2 mil cofres de aluguel de diversos tamanhos. No 5º andar, existem lustres e lambris que foram restaurados, sendo que todo o andar é revestido em jacarandá paulista. O 6º andar foi restaurado em 1969 para acomodar a presidência do banco.
Os números do Edifício Altino Arantes:
- 17.951 metros quadrados de área construída
- altura do prédio: 161,22 m
- altura do farol: 11,7 m
- altura do mastro da bandeira: 9 m
- pé direito do saguão: 16 m
- raio de visibilidade da torre: 40.000 m
- velocidade dos elevadores por minuto: 210 m
- número de andares: 35
- número de degraus: 900
- número de elevadores: 14
- número de janelas: 1.119
- peso do edifício: 45.500.000 Kg
- reservatório de água: 500.000 litros
Do G1 SP

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial