ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

26 setembro, 2007

SE TEM DONO, POR QUE ESTÃO VENDENDO ?

Brasília (ALO) - Pleno de orgulho cívico, o presidente Lula declarou em Manaus "que a Amazônia tem dono", referindo-se à cobiça internacional sobre a região. Palmas para ele, por defender a soberania nacional, mas tem um problema: se somos donos da Amazônia, e se pretendemos preservá-la, por que o governo está vendendo a floresta? Por projeto de lei proposto por Fernando Henrique Cardoso e aprovado no Congresso depois da posse do Lula, qualquer estrangeiro pode arrendar por 40 anos, renováveis por mais 40, glebas amazônicas do tamanho do estado de Sergipe, com licença para explorar madeira e sem licença, mas tanto faz, para exportar espécies variadas da flora, além de prospectar todo tipo de minerais nobres. Tempos atrás, em entrevista à imprensa, um bilionário europeu já proprietário de parte da Amazônia recomendou a outros colegas que comprassem o quanto pudessem, pois era "um bom negócio". Bom negócio para quem, cara pálida? Mudaram de tática, os governos e as multinacionais interessados em dominar a Amazônia.
Antes, conforme se pronunciaram François Mitterand, Felipe Gonzales, Margareth Tatcher, Al Gore, Gorbachev e até, last but not least, George W. Bush, a palavra de ordem era internacionalizar a floresta, sob a alegação de constituir-se em pulmão do mundo e outras bobagens. Naqueles idos, até os heróis de desenhos animados e de histórias em quadrinhos frequentavam a Amazônia, sempre lutando contra fazendeiros e policiais brasileiros que mais pareciam bandidos mexicanos. Do Super-Homem à Mulher Maravilha, eles apareciam providencialmente para resgatar criancinhas e tribus indígenas da escravidão e da truculência dos brasileiros.
O plano era fazer a cabeça das novas gerações para quando "internacionalizassem" a Amazônia ou reconhecessem como "nações" indígenas as tribus vivendo sob a proteção do nosso poder público. Como mandar os "marines" saltarem de pára-quedas pode ser um risco igual ao enfrentado no Vietnam, partiram para a invasão branca, muito mais barata e facilitada por nós. Multiplicaram o número de ONGs fajutas, interessadas em proteger as árvores e os índios, amplamente financiadas conforme o mesmo objetivo.
É possível que nem o Incra nem a Abin disponham de informações a respeito da quantidade de pedaços da Amazônia já alienados aos estrangeiros. Do PT, não se tem notícia de sequer uma iniciativa em favor de nossa soberania. Muito menos da chamada grande imprensa, onde até determinados veículos funcionam a favor da alienação. Apesar de tudo, a Amazônia tem dono...
Carlos Chagas, comentarista do SBT e da Rádio Jovem Pan

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial