ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

26 agosto, 2008

CULTURA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL

Rio Grande - Seminário sobre Patrimônio Histórico com inscrições abertas
Está confirmado para o dia 29 deste mês, no Sobrado dos Azulejos, às 13h, a realização do Seminário Municipal sobre Patrimônio Histórico “Patrimônio e Modernidade”. O evento é organizado pela Prefeitura do Rio Grande, através da Secretaria Municipal de Coordenação e Planejamento (SMCP). As inscrições estão sendo feitas na sede da SMCP, na rua Marechal Floriano, nº 248, no horário das 13h às 17h30min.
Conforme a programação, o credenciamento está marcado para as 13h; a abertura com a presença de autoridades será às 13h30min. Às 14h, ocorrerá a primeira palestra “A importância da preservação cultural de um povo”, que será proferida pela arquiteta Ana Lúcia Costa de Oliveira, da UFPel. Às 14h45min, o promotor de Justiça e secretário adjunto do Meio Ambiente, Francisco Simões Pires, falará sobre o tema “Estado, Legislação e Sociedade: diálogo conservadorista do patrimônio”.
Na seqüência, às 16h15min, amigos do Centro Municipal de Cultura Inah Emil Martensen falarão sobre o Paço Municipal. Às 16h30min, a historiadora Terezinha de Jesus Vargas dos Santos fará uma análise histórica da edificação do Paço Municipal. Já às 17h, o arquiteto Oscar Décio Carneiro abordará a questão arquitetônica do Paço Municipal e, às 17h30min, o arquiteto William Pavão Xavier fará uma análise do projeto de restauração do Paço Municipal.
Para as 18h, está prevista uma mesa-redonda e, após, serão feitas as considerações finais.
Agora - O Jornal do Sul
Belo Horizonte - Ex-alunos se unem para recuperar o prédio do Estadual Central
Colégio foi projetado por Oscar Niemeyer e tem boa pontuação no Enem.
Obra se destaca pela beleza das linhas, mas por trás da fachada os problemas se acumulam e enfeiam a escola, que já formou grandes nomes da sociedade

Um dos colégios mais tradicionais de Minas, símbolo da vanguarda da arquitetura nacional e famoso por contribuir com a formação educacional de jovens que se transformaram em gênios da literatura, música, política, esporte e várias outras áreas, pede socorro. A Escola Estadual Governador Milton Campos, conhecida também como Estadual Central, em Belo Horizonte, poderia ficar em melhor estado. Infiltrações no teto do segundo andar, a má conservação da parte externa do auditório, calçadas esburacadas, pichações, falta de uma cantina com infra-estrutura para atender os cerca de 4,6 mil alunos e vidros quebrados se opõem à beleza e à inteligência do projeto arquitetônico assinado por Oscar Niemeyer, que deu ao prédio a forma de uma régua T, ao teatro a de um mata-borrão, à caixa-d’água a de um giz e ao anexo a forma de borracha.
A importância da instituição e os tantos problemas inspiraram ex-alunos, com apoio de atuais estudantes e professores, a criar o movimento Paixão pelo Estadual Central, com lançamento marcado para as 11h do próximo sábado, quando o grupo dará um abraço simbólico na escola. Inaugurado em 1956 e tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG), o prédio se destaca no encontro da Avenida do Contorno com a Rua Fernandes Tourinho, no Bairro Santo Antônio, na Região Centro-Sul da capital. Mas a origem do colégio começa no século 19, bem longe dali. O Estadual Central foi inaugurado na cidade histórica de Ouro Preto, a 95 quilômetros de BH, com o nome de Liceu Mineiro, em 1854.
Mas o colégio já funcionou em outras sedes. Ocupou salas no prédio do Minascentro; na sede do Corpo de Bombeiros, no alto da Avenida Afonso Pena; na Biblioteca Pública, na Praça da Liberdade; e num casarão demolido onde hoje se encontra o Fórum Lafayette, no Barro Preto. A rica e curiosa história da instituição de ensino ainda seduz muitos ex-alunos, como a médica Elimar Frossard, de 54 anos, que estudou no atual imóvel, entre 1965 e 1971, e guarda várias recordações. Ela é uma das organizadoras do movimento.“Fiz o ginásio e o científico lá. Recordo que um professor lecionava de gravata borboleta. Tenho gratidão enorme pelo Estadual, patrimônio da cidade, de Minas e do Brasil. Pena que sua arquitetura, apesar de toda a importância, não está sendo preservada. Está mal conservada e precisa de reparos urgentes. Temos que olhar o colégio com mais carinho, pois era uma vanguarda do ensino”, defende. Das suas salas saíram várias personalidades, como o prefeito Fernando Pimentel (PT), o ex-governador Eduardo Azeredo (PSDB), a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), o médico, cronista esportivo e tricampeão de futebol Eduardo Gonçalves, o Tostão, o escritor Humberto Werneck, o compositor Fernando Brant, entre tantos outros.
A lista é grande e o também médico e ex-aluno Jackson Machado Pinto, de 54, reforça a importância patrimonial e cultural do Estadual. Ele freqüentou o colégio entre 1967 e 1970 e é outro defensor da instituição, que, sábado, participará do abraço simbólico. “Reivindicamos um tratamento mais decente para o prédio, considerado uma obra arquitetônica de grande importância. O Niemeyer fez um belo projeto, numa área nobre, e a escola está desleixada, maltratada. Não pode ficar como está.”
Contrastes
O interior do auditório está bonito, com infra-estrutura adequada e bancos limpos e sem estragos, mas uma enorme pichação ao lado da porta principal e um dos vidros quebrados tiram parte do charme do mata-borrão. “Já assisti a uma apresentação da orquestra de violões (grupo formado pelos próprios alunos) aqui”, conta Keiza Larissa Guimarães, de 15, estudante do 1º ano do ensino médio, que deseja ver o anexo consertado. Ela e os colegas torcem também para que a infiltração do segundo andar, cujo teto já descascou em algumas partes, e os ladrilhos que se soltaram no teatro sejam reparados.
O maior perigo está na calçada, que começou a ser consertada, mas a obra foi interrompida. A superintendente Regional de Ensino da Secretaria de Estado da Educação, Elci Pimenta Costa, explica que, em relação ao passeio, uma empresa havia sido contratada para consertá-lo, mas o serviço foi abandonado e a questão está sendo resolvida na Justiça. “Vou com uma equipe técnica à escola, no mês que vem, vistoriar a parte física. Entraremos em contato com o Iepha para que, juntos, façamos uma planilha de reforma do que for necessário”, adianta.
A torcida é grande para que as intervenções mantenham a imponência da obra de Niemeyer. Enquanto isso, a instituição continuará contribuindo na formação educacional de jovens que, daqui a alguns anos, também serão conhecidos como gênios da literatura, música, política, esporte e várias outras áreas. No último Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), o Estadual obteve nota 60,06, pontuação bem acima das médias nacional (48,142), estadual (49,909) e municipal (50,449).
Paulo Henrique Lobato - Estado de Minas

Congresso Internacional de História reúne mais de 500
O evento é uma realização da Associação Nacional de História, seção Piauí.
Mais de 500 pessoas estão participando do Congresso Internacional de História e Patrimônio Cultural, cuja programação se estende até amanhã, na Universidade Federal do Piauí. Além de Grupos de Trabalho, palestras e mini-cursos, está acontecendo a primeira edição de três fóruns, são eles: Fórum de
Arte Santeira, de Arquivos e de Comunidades Quilombolas. O evento é uma realização da Associação Nacional de História, seção Piauí (ANPUH-PI) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN. "O congresso superou nossas expectativas e conseguimos alcançar o objetivo de reunir não só pesquisadores e acadêmicos, como também representantes da sociedade", destacou a coordenadora do congresso e diretora da ANPUH-PI, Áurea Pinheiro.Segundo ela, este é o primeiro congresso deste porte - e com este tema - realizado no Brasil. A coordenadora diz que mais de duas mil pessoas se cadastraram no site do evento, mas as inscrições tiveram que ser limitadas para os 500 participantes. "Nos preocupamos com a infra-estrutura, pois não temos um grande centro de convenções. Mesmo assim o Piauí mostrou que pode sediar eventos internacionais. Em relação aos eventos de história, Teresina tem um público bem receptivo", disse a coordenadora.
Professora da Ufpi, Áurea Pinheiro é Doutora em História Cultural pela Universidade de Campinas e teve recentemente seu documentário "Passos de Oeiras" contemplado no edital de apoio da Petrobras. "Este trabalho será exibido em rede nacional até o final do ano. Todas as embaixadas irão receber, além das universidades de todo o país", disse. Na manhã de ontem, a programação do congresso incluiu as discussões em grupos de trabalho, coordenados por professores do Piauí e de outros Estados como Rio Grande do Norte, Goiás, Rio de Janeiro e Bahia, além dos coordenadores representantes do Iphan.
Durante a manhã, ainda foram realizadas duas palestras, uma delas com o tema "Imaginários Sociais dos Negros no Brasil: dos Museus às salas de aula", ministrada pela professora da Universidade Federal da Bahia, Ana Mandarino.
Durante a apresentação, que aconteceu no auditório do CCHL - Centro de Ciências Humanas e Letras, a professora falou da imagem que era vendida do Brasil, como um país onde havia uma convivência racial sem preconceitos. "O que nunca foi verdade e até hoje, ainda há preconceito", disse. Na tarde de ontem, ainda foram realizadas mais três palestras.
A programação diária do congresso se estende até às 22 horas, pois há apresentações de artistas locais. O público-alvo do evento inclui profissionais e estudantes de várias áreas, como historiadores, geógrafos, arquitetos e antropólogos.
Com informações Diário do Povo
180 Graus

Portugal: Ruínas romanas de Miróbriga vão passar a Monumento Nacional
Santiago do Cacém, - As ruínas romanas de Miróbriga (Santiago do Cacém) vão ser classificadas como Monumento Nacional no âmbito de um processo de reavaliação dos monumentos do Alentejo, revelou hoje o director regional da Cultura, José do Nascimento.
O processo de reclassificação de Miróbriga vai ter início em breve, podendo, no entanto, a decisão "demorar algum tempo", explicou à agência Lusa o responsável da Direcção Regional da Cultura do Alentejo (DRCALEN), à margem de uma reunião que decorreu hoje em Santiago do Cacém.
Classificadas, desde 1940, como Imóvel de Interesse Público, as ruínas romanas de Miróbriga serão o primeiro sítio arqueológico alentejano reclassificado.
O estatuto de Monumento Nacional vai ser alcançado no âmbito da reavaliação a fazer aos 40 monumentos sob gestão da DRCALEN, que se prevê seja iniciada "em breve".
"São classificações, na maior parte dos casos, feitas há várias décadas e que não obedecem a critérios científicos", justificou José do Nascimento.
Outro monumento que poderá vir a ser reclassificado é o Cromeleque dos Almendres, Imóvel de Interesse Público localizado no concelho de Évora, exemplificou o director regional, ressalvando que a decisão ainda não está tomada.
No caso de Miróbriga, José do Nascimento salientou que a reclassificação é uma medida "clara" para a DRCALEN, visando dar "uma maior importância ao sítio arqueológico".
"É um monumento que merece essa reclassificação, sem qualquer dúvida", frisou.
Ainda relativamente a estas ruínas romanas, está em curso uma negociação entre a DRCALEN, o município de Santiago do Cacém e a Liga dos Amigos de Miróbriga no sentido de estabelecer um protocolo de parceria para a gestão conjunta do sítio arqueológico.
Para o efeito, têm-se realizado diversos encontros e reuniões, a mais recente das quais hoje naquela cidade do Litoral Alentejano.
O director regional referiu ainda à Lusa que a DRCALEN está a instalar gabinetes de Actividades Sócio-Educativas, Associativismo e Voluntariado em todos os monumentos da região.
"Trata-se de gabinetes criados para desenvolver um trabalho de animação sócio-cultural com as autarquias e as escolas, estimulando o voluntariado e associativismo", esclareceu.
Miróbriga terá sido habitada, pelo menos, desde a Idade do Ferro, partilhando as características das cidades provinciais romanas.
As ruínas são compostas por um fórum com um templo dedicado ao culto imperial e um outro possivelmente dedicado a Vénus, além de uma zona comercial ("tabernae"), uma hospedaria e termas, com zonas de banhos frios e quentes.
O aglomerado urbano é atravessado por calçadas de xisto, que uniam os vários núcleos, além de uma ponte.
A cerca de um quilómetro do sítio arqueológico, encontram-se as ruínas de um hipódromo, destinado a corridas de carros puxados por dois ou quatro cavalos.
O sítio possui um Centro de Acolhimento e Interpretação, onde está patente uma exposição permanente sobre o local.
Lusa
Expresso

Portugal - Festividades de São Bartolomeu promovem património
Associação Cultural e Recreativa de Souto e Outeiro vai aproveitar as festividades em honra de S. Bartolomeu, que se realizam neste domingo, dia 24 de Agosto, para promover o património local, através de um passeio pedestre. O percurso, de quase dez quilómetros, vai permitir o contacto com o património histórico e natural da região. E está previsto começar às 9h00, junto aos viveiros, próximo do acesso de Telões. Na aldeia histórica do Castelo, por exemplo, está programada uma visita à fortaleza existente na localidade. O almoço irá permitir aos participantes contactarem com a natureza. À tarde, estão previstos jogos populares e um torneio de sueca e, a seguir, irá realizar-se uma missa na Capela de Souto. À noite, as festividades irão terminar com animação musical. Os interessados em participar no passeio (www. acrso.org) deverão inscrever-se, ligando para o 259 469115.
Ana Ribeiro
Semanário Transmontano


Juca Ferreira toma posse quinta-feira como ministro da Cultura
BRASÍLIA - O Ministério da Cultura confirmou que o novo ministro, Juca Ferreira, tomará posse na próxima quinta-feira, por volta das 15h. Sociólogo de formação, ele assumiu interinamente a pasta no final de julho em substituição ao músico e compositor Gilberto Gil.
João Luiz Silva Ferreira, o Juca, ocupava a secretaria-executiva do ministério desde o início do primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003. O novo ministro foi exilado político e, com a anistia, começou a carreira política em Salvador. Foi também vereador, secretário municipal do Meio Ambiente e integrante dos projetos Axé da Fundação Onda Azul e do Centro de Referência Negro Mestiça.
Ao deixar a pasta após duas tentativas, todas revistas após pedidos de reconsideração do presidente, Gil disse, em tom de brincadeira, que enfim conseguiu fazer um "gol" em Lula por tê-lo convencido de que precisava deixar o governo para se dedicar à carreira artística. - Eu disse para o presidente que estava 2 a 0 para ele. Hoje fiz um gol. Foi 2 a 1, mas saí ganhando - afirmou o então ministro na época.
Portal Terra


Época Romana: Chaves anuncia candidatura a Património Mundial
A Câmara de Chaves anunciou ontem a candidatura da cidade a Património Mundial da Humanidade, pelo seu património cultural e histórico, essencialmente legado pelos romanos que construíram a ponte e a termas descobertas este ano.
O presidente da Câmara de Chaves, João Batista, referiu que o ano de 2008 marca uma viragem para a cidade de, permitindo-lhe reunir as condições necessárias para a candidatura a Património Mundial da UNESCO.
O autarca explicou que apenas este ano foi reconhecida a existência de um balneário termal romano, descoberto no decorrer de escavações arqueológicas realizadas no largo do Arrabalde, que é «considerado como um dos maiores da Europa».
O presidente referiu ainda que este balneário já foi alvo de uma candidatura a monumento nacional.«Também só este ano foi aprovada a candidatura, no valor de 10 milhões de euros, com vista à regeneração do centro histórico, o que vai permitir uma melhor funcionalidade desta zona da cidade», frisou. Estes dois factos juntam-se aos vários monumentos nacionais e de interesse histórico existentes na cidade, desde a ponte romana, as termas de Chaves, o castelo, as muralhas medievais ou os fortes de São Francisco e de São Neutel.«Tudo isto junto permite-nos pensar que reunimos todas as condições para a nossa cidade ser classificada como Património Mundial da Humanidade», afirmou o autarca.
O grande objectivo da câmara é, segundo João Batista, o «reconhecimento internacional da cidade e do património de Chaves, o reforço da identidade e o desenvolvimento sustentável».
Segundo o autarca, será aprovada na próxima reunião camarária, a realizar hoje, a comissão executiva da candidatura, que será liderada pelo arqueólogo Sérgio Carneiro. Será ainda constituída um conselho consultivo e uma comissão de honra que, segundo João Batista, será presidida pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, primeiro-ministro, José Sócrates, e presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso.
O primeiro passo «deste longo caminho» passa pelo reconhecimento por parte do Estado português e inclusão de Chaves na lista identificativa do Estado de sítios património mundial.«Desde que a nossa candidatura seja aceite há um período mínimo de dois anos para uma decisão final», salientou o autarca.
Em Portugal já existem 12 sítios que integram a lista da UNESCO, desde os centros históricos do Porto, Évora ou Guimarães ao Alto Douro Vinhateiro.
Diário dos Açores


III Encontro Tratamento de Bens Culturais em Exposições
O Centro Cultural da Espanha em São Paulo/AECID Agência Espanhola de CooperaçãoInternacional para o Desenvolvimento dentro de seu Programa ACERCA e o GrupoEspanhol do IIC, organizam o III Encontro Tratamento de Bens Culturais em ExposiçõesTemporárias que será realizado entre os dias 1 e 4 de outubro de 2008, na Pinacotecado Estado de São Paulo.
O Encontro tem como objetivo promover a reflexão sobre o tema e consolidar umdocumento que unifique e sistematize os procedimentos usados na realização deexposições temporárias na Espanha e em toda a América Latina.
A proposta do III Encontro é reunir em São Paulo os representantes de Instituiçõesenvolvidos na realização de exposições temporárias como Museus, Fundações,Institutos, Centros Culturais, Produtoras e Montadoras de Exposições, bem como osprofissionais envolvidos na realização dessas exposições como museólogos,museógrafos, curadores, conservadores, especialistas em transporte e técnicos emprodução.
Segue anexo o detalhamento da proposta e informações gerais sobre o processo de
inscrição.
Atenciosamente,
Centro Cultural da Espanha em São Paulo
Recebido por e-mail

APCR – Divulgação Workshop Química e Arte
Caros Associados,
Estamos divulgando Workshop no Instituto de Química-USP intitulado "Química e Arte: Novas Abordagens de Conservação Preventiva do Patrimônio Organístico", a ser realizado no Instituto de Química da USP no dia 12 de setembro de 2008 das 14 às 18h.
Este workshop está sendo organizado pelas professoras Dalva Lúcia Araújo de Faria e Andréa Cavicchioli que fazem algumas considerações abaixo:
"O evento tem como finalidade primária a apresentação dos resultados de uma pesquisa que realizamos com parceiros da União Européia voltada para o desenvolvimento de uma metodologia para estabelecer a existência de condições de risco para a preservação de órgãos barrocos (em particular, com dados sobre investigações realizadas nas catedrais de Mariana e de Campinas). Questões sobre o efeito de poluentes atmosféricos e a corrosão do chumbo terão enfoque especial.
No entanto, além disso, pretendemos aproveitar o ensejo para reunir mais uma vez profissionais envolvidos com a conservação de bens culturais e discutir a questão da Conservação Preventiva e mais amplamente de oportunidades de INTERFACE entre curadoria de bens culturais e química.
O evento contará com a presença de 3 especialistas de Suécia e Inglaterra e se encerrará com um cocktail de confraternização."
Prof. Andrea Cavicchioli
EACH-USP
F. 89227800
Profa. Dalva Lúcia Araújo de Faria
IQ-USP
F. 30913853

Assessor do Ministério da Cultura iraquiano é assassinado a tiros em Bagdá
Um dos assessores do Ministério da Cultura iraquiano foi morto a tiros neste sábado, e seu motorista ficou gravemente ferido, em uma emboscada feita por um grupo armado em Bagdá, informaram fontes policiais.
Segundo as fontes, o ataque aconteceu quando Kamel Shayaa e seu motorista estavam em um automóvel em uma estrada do centro de Bagdá.
Além disso, três soldados iraquianos ficaram feridos na explosão de uma bomba que atingiu um quartel do Exército iraquiano na região de Al-Azamiya, no norte de Bagdá.
As fontes, que disseram desconhecer os autores do ataque, afirmaram que a explosão da bomba causou danos nas dependências do centro militar.
Embora a violência tenha diminuído visivelmente em Bagdá este ano, ela ainda persiste, apesar do plano de segurança para a capital, que entrou em vigor em fevereiro de 2007.
Dezenas de milhares de soldados americanos e iraquianos fazem cumprir o dispositivo, que tem como objetivo pôr fim definitivo aos atentados cometidos pelos grupos terroristas.
Folha Online


Ex-ministro da Cultura é condenado à morte no Iraque
Asaad Kamal al-Hashemi foi julgado por assassinato.Ele é suspeito de ser mandante da morte de dois filhos de um líder político.
Um tribunal do Iraque condenou à morte neste sábado (23) o ex-ministro da Cultura Asaad Kamal al-Hashemi, julgado à revelia por ter sido o autor, há três anos, do assassinato de dois dos filhos de um líder político, disseram fontes judiciais.
Abdul Sattar al-Byraqdar, porta-voz do Tribunal Penal de Karkh, no norte de Bagdá, disse que, embora a sentença não seja definitiva e o réu possa apresentar recurso, um mandato para a prisão de Hashemi já foi expedido.
O ex-ministro foi condenado à pena capital por seu envolvimento no assassinato, em 8 de fevereiro de 2005, de dois dos filhos do líder do partido Umma (Nação), Mathal al-Alusi.
Aparentemente, o ex-ministro mandou seus guarda-costas materem Alusi, que caiu em uma emboscada da qual saiu ileso, mas na qual seus dois filhos morreram.
A detenção de Hashemi foi ordenada em 26 de junho de 2007. Na época, o Governo afirmou que ele estava na Jordânia, mas agora não se sabe se ele está escondido no Iraque ou fora do país.
EFE


Círio de Nazaré é tema de exposição em São Paulo
De 1º a 6 de setembro, São Paulo vai receber um pouco do Pará, com a exposição "Círio de Nossa Senhora de Nazaré de Belém do Pará: Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira”, montada no Centro Cultural Fiesp.
A maior festa religiosa do Brasil, que leva às ruas da capital paraense 2 milhões de romeiros, será traduzida ao público da maior cidade brasileira em obras de arte e elementos típicos do Círio de Nazaré.
A corda, carregada por milhares de promesseiros, os valiosos mantos que já cobriram a imagem de Nossa Senhora de Nazaré e fotos da procissão estão no acervo da exposição. Um dos destaques é o Mini-Círio, com 3.500 peças em miriti, árvore típica da Amazônia, que serve de matéria-prima para a confecção de brinquedos, que dão um colorido especial à festa.
A possibilidade de criar um maior intercâmbio religioso, cultural, econômico, turístico e social entre o Pará e São Paulo é um dos principais objetivos da exposição, realizada pela Diretoria da Festa de Nazaré, com apoio do Governo do Estado, Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa) e Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), e patrocínio da Confederação Nacional das Indústrias (CNI). A curadoria é da artista plástica Darcilene Costa.
Acessibilidade - A exposição "Círio de Nossa Senhora de Nazaré de Belém do Pará: Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira”, que pode ser visitada gratuitamente, será adaptada a portadores de necessidades visuais. Todas as peças serão identificadas em Braile, garantindo o acesso a quem tem perda ou baixa visão. Lupas e outros recursos ópticos também serão oferecidos a pessoas com outras dificuldades visuais.
Texto: Secom
Agência Para

Centro Cultural do BID apóia projetos de desenvolvimento cultural no Brasil
45 projetos em 26 países na América Latina e no Caribe receberão apoio do Banco em 2008.
O Centro Cultural do Banco Interamericano de Desenvolvimento anuncia a seleção de 45 projetos de desenvolvimento cultural de pequena escala em 26 países da América Latina e do Caribe. Os projetos receberão apoio financeiro parcial num valor entre US$3 mil e US$7 mil. Do total, três projetos são do Brasil (detalhes na próxima página).
O programa do Centro Cultural do BID promove o desenvolvimento cultural da comunidade, financiando projetos inovadores na América Latina e no Caribe para capacitação técnica em restauração de tradições, preservação do patrimônio cultural e educação da juventude.
Foi dada preferência a projetos que enfatizassem o papel de povos indígenas, mulheres, jovens, fortalecimento de comunidades, preservação do patrimônio cultural e educação criativa para o desenvolvimento por meio da cultura. Esses projetos alinham-se com a iniciativa Oportunidades para a Maioria lançada pelo presidente do BID, Luis Alberto Moreno.
Levando em consideração a necessidade e a diversidade dessas disciplinas culturais, os projetos são avaliados quanto à sua viabilidade, abrangência educacional, uso eficaz de recursos, capacidade de mobilizar fontes adicionais de financiamento e impacto de longo prazo sobre uma grande parte da comunidade.
As Representações do BID nos países promovem o programa e selecionam as melhores propostas para análise final pelo Comitê de Seleção do Centro Cultural do BID. Em 2008, 783 propostas de projetos foram recebidas, 225 foram pré-selecionadas pelas Representações nos países e o Comitê aprovou concessões para 45 projetos.
O Centro Cultural do BID e as Representações nos países trabalham juntos para supervisionar, monitorar e orientar as instituições responsáveis pelos projetos, a fim de alcançar os melhores resultados.
A lista dos projetos apoiados no Brasil, com as instituições que receberão apoio financeiro em 2008: Oficina de Educação Patrimonial, Minas Gerais. Associação Amigos do Museu Regional de São João del-Rei – Amarei - O projeto tem como objetivo aproximar a população e o valioso patrimônio cultural de São João del-Rei, por meio de oficinas destinadas ao público jovem para a formação de gestores patrimoniais.
Essas atividades têm como finalidade preparar o jovem para exercer efetivamente a sua cidadania através do reconhecimento dos valores culturais de sua cidade. A partir deles, esta ação pretende se estender a toda comunidade, a fim de resgatar valores culturais do cidadão.
Aproveitando o centenário de fundação da Escola Estadual João dos Santos, pretende-se estabelecer uma parceria entre o Museu Regional e a Escola com a finalidade formar uma primeira turma de gestores patrimoniais com alunos do Ensino Médio.
A primeira turma terá 25 alunos que, ao longo de 2009, desenvolverão atividades nas instalações do Museu Regional. Os alunos terão suas atividades ampliadas contando com as Secretarias de Educação, Cultura e Turismo.
Treinamento de artes plásticas para agentes culturais, São Paulo - Associação Nacional de Pesquisa em Design – ANPED ( www.anpedesign.org.br) - O projeto pretende usar as artes plásticas para enfrentar a falta de perspectivas e promover a geração de renda e de trabalho digno e relevante para a população do chamado Vale Histórico do Rio Paraíba do Sul. Essa região abriga as Cidades Mortas, designação criada por Monteiro Lobato para descrever a estagnação econômica que tomou conta da região (e lá perdura) desde a derrocada da cultura cafeeira no inicio de século XX.
O projeto habilitará 20 gestores culturais para, por meio de atividades ligadas às artes plásticas, trabalharem na Sala Verde Sertões do Bocaina e em outras organizações regionais. Espera-se que os gestores culturais possam contribuir para a melhoria da educação formal na região e para a geração de renda através do desenvolvimento e produção de objetos artísticos e artesanais.
Será preciso também complementar os equipamentos da Sala Verde, especialmente para criação de uma Oficina de Serigrafia e Aerografia. O grande tema artístico será o "Tropeirismo", atividade secular na região e riquíssima em histórias, lendas e iconografia histórica.
Dança para Todos, Brasília
Federação Brasileira do Forró (federacaodoforro@bol.com.br) - Esse projeto pretende levar o conhecimento da arte da Dança de Salão aos adolescentes e jovens da cidade de Samambaia, no Distrito Federal, por meio da formação de Grupos de Instrutores.
Esses instrutores divulgarão e ajudarão a difundir esta arte nos projetos de dança e academias de dança da cidade de Samambaia, oferecendo aos adolescentes e jovens carentes uma oportunidade de um lazer sadio, voltado para a cultura.
O projeto pretende tornar acessível aos adolescentes e jovens da cidade, a diversidade dos ritmos de dança: samba, sertaneja e forró. Esses jovens ajudarão a formar grupos multiplicadores, que atuarão junto à comunidade como instrutores e propagadores desses tipos de dança, sob a orientação e acompanhamento profissional da Federação Brasileira de Forró.
Portal Fator Brasil


Após incêndio, família doa piano de US$ 130 mil ao Cultura Artística
Dois dias depois do incêndio que devastou o teatro Cultura Artística, no centro de São Paulo, a sociedade mantenedora das salas de espetáculo recebeu a oferta de um novo piano Steinway, revela
reportagem publicada nesta quarta-feira na Folha de S.Paulo (íntegra para assinantes do jornal e do UOL).
O modelo destruído, um Gran Concerto Model D, avaliado em US$ 130 mil (R$ 211 mil), havia sido doado pela família Baumgart, que refez a oferta. Eric Klug, responsável pelo departamento de relações institucionais da Sociedade de Cultura Artística, disse que Roberto Baumgart, que já havia doado um piano, prometeu outro igual.
Ontem, um novo foco de incêndio surgiu à tarde no que restou do teatro e assustou vizinhos, que chamaram os bombeiros às 15h30. Cerca de duas horas depois, a ameaça de novo incêndio já havia sido debelada.
O fogo no teatro destruiu o teatro na madrugada de domingo. O fogo poupou o painel de Di Cavalcanti, na fachada do local, mas matou os dois pianos considerados obras primas. Um deles foi o Gran Concerto Model D, que para se ter idéia, demandou US$ 20 mil para seu transporte desde Hamburgo (Alemanha).
O outro piano "morto" foi também um Steinway Concert Grand, com cerca de 20 anos, também procedente da Alemanha. Era ainda ativo, mas já em estado de declínio porque a alma dessas obras está localizada no tampo, cujo corte e preparo podem levar mais de um ano. Com o tempo, sua sonoridade decai e a firmeza da afinação também.
Folha Online

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