ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

22 setembro, 2008

CURSOS

Restauro arquitectónico - materiais e critério
- curso livre - As datas concretas e o nome da instituição que organizará este curso serão divulgados assim que estejam definidos.
Destinatários do curso
Estudantes universitários de licenciaturas e de pós-graduações, sobretudo das seguintes áreas: História da Arte, Património, Conservação e Restauro, Arquitectura, Museologia, História, Arqueologia e Engenharia Civil.
Investigadores e docentes universitários das áreas supramencionadas ou de áreas conexas;
Técnicos de autarquias e de organismos oficiais centrais (D.G.E.M.N., I.P.P.A.R., etc.), Arquitectos e responsáveis por gabinetes de centros históricos, de SRUs ou GTLs; Conservadores/restauradores; Responsáveis por edifícios históricos (igrejas e conventos, museus, casas solarengas, etc.); etc.
Outros interessados no tema do Restauro Arquitectónico, independentemente da sua formação.
Horário do curso
Para facilitar a deslocação de participantes que vivam longe do Porto, este curso desenrolar-se-á em formato intensivo, ocupando quinta-feira (todo o dia) e a sexta-feira seguinte (todo o dia):
Datas a divulgar oportunamente
total: 14 horas
LOCAL: a definir
Valores da inscrição:
(a divulgar oportunamente)
Objectivos do curso
Este curso livre é a reformulação de dois cursos já realizados na Faculdade de Letras da Universidade do Porto em 2004 (
Conservação e Restauro de materiais pétreos e materiais cerâmicos aplicados à arquitectura) e em 2005 (Conservação e Restauro de núcleos históricos – materiais, critérios e metodologias). O elevado interesse que estes cursos despertaram motivaram a nova edição que agora se apresenta, com ligeiras alterações no plano temático. Assim, tal como nos cursos de 2004 e 2005, pretende-se sobretudo chamar a atenção para vários aspectos geralmente negligenciados no ensino da Conservação e Restauro, como a evolução histórica no trabalho dos materiais, os critérios de avaliação patrimonial e as consequentes estratégias de intervenção.
A problemática da Conservação e do Restauro é um tema plenamente actual em Portugal: muitos falam sobre Património sem terem noção do seu verdadeiro significado e até o discurso político, sobretudo ao nível local, parece ser cada vez mais permeável a estas questões. A própria noção de Património tem vindo a modificar-se irremediavelmente e a verdade é que a formação dos técnicos que intervêm no nosso Património imóvel evidencia vários desfasamentos e lacunas. Mesmo através dos currículos académicos actuais, essas lacunas não estão ainda minimamente colmatadas. Os próprios cursos superiores em Portugal na área da Conservação e Restauro são escassos, muito recentes e nem sempre com a qualidade científica exigível.

Os frequentes e bem conhecidos relatos de intervenções de Conservação e Restauro mal efectuadas em edifícios históricos são apenas um dos reflexos mais problemáticos destas lacunas de formação. Estamos perante uma área do conhecimento que não pode ser abordada com ligeireza. Paradoxalmente, hoje em dia em Portugal, a Conservação e Restauro é provavelmente a área científica ligada ao Património em que se dizem mais disparates e em que maior desfasamento existe entre a teoria e a prática.
Procurando, precisamente, colmatar as lacunas de formação existentes, propomos neste curso uma abordagem à Conservação e ao Restauro voltada para a recuperação e conservação de núcleos históricos (focando sobretudo as fachadas das casas de habitação vernaculares anteriores ao século XX) e, complementarmente, para a recuperação e conservação de edifícios históricos (igrejas, conventos, solares, etc.).
O curso não será exclusivamente técnico. Pelo contrário, as abordagens que irão ser feitas destinam-se também a definir melhor o valor patrimonial de determinados componentes da arquitectura vernácula portuguesa e a formar um maior espírito crítico quanto aos critérios de recuperação de edifícios antigos.
Ao contrário do que é habitual em outra formação em Conservação e Restauro em Portugal, não serão feitas meras declarações de intenções sobre estes temas, mas procurar-se-á sobretudo fazer a crítica fundamentada ao que tem sido feito nesta área nos últimos anos, inclusive a intervenções que são geralmente (e impropriamente) elogiadas. A imagem será um recurso permanente e abundante (mais de mil fotos originais vão ser projectadas e comentadas). Será também distribuída documentação.
Conteúdos temáticos do curso
Parte 1: Conhecer os materiais e as técnicas
· Técnicas antigas de construção em cantaria (fachadas, ornato, escultura pública). Os materiais e a evolução histórica da sua utilização. Causas de alteração dos materiais pétreos. Patologias dos materiais pétreos.
· Técnicas antigas de produção cerâmica aplicada à Arquitectura. Os materiais e a evolução histórica da sua utilização. Causas de alteração e patologias dos materiais cerâmicos (azulejo e estatuária de fachada).
· Técnicas antigas de fundição e serralharia aplicada à Arquitectura (gradeamentos e portões). Os materiais e a evolução histórica da sua utilização. Causas de alteração e patologias dos materiais ferrosos.
Parte 2: Estratégias de conservação e restauro dos materiais
· Estratégias de intervenção conservativa nos materiais pétreos, ferrosos e cerâmicos aplicados à arquitectura e à escultura pública. Problemas de interacção física e química entre materiais. As argamassas de reboco e a actual utilização abusiva do cimento no restauro arquitectónico.
· Principais produtos e equipamentos para intervenções conservativas nos materiais pétreos, ferrosos e cerâmicos aplicados à arquitectura e à escultura pública.
Parte 3: Critérios de avaliação patrimonial
· A problemática do restauro arquitectónico em Portugal – breve síntese histórica e situação actual, focando-se especialmente a arquitectura vernacular (em conjuntos urbanos ou rurais de grande valor patrimonial).
· Definição de critérios para o restauro e a conservação dos materiais pétreos, cerâmicos e ferrosos, conforme o contexto de cada edifício ou conjunto de edifícios e o seu valor patrimonial relativo.
Total: 14 horas
formadores:
Ana Margarida Portela
Licenciada em Conservação e Restauro (vertente de materiais pétreos), Mestre em História da Arte em Portugal (FLUP). Foi professora de Patologias e Técnicas de Conservação e Restauro e de Gestão e Técnicas de Construção no âmbito do ensino técnico-profissional. Hoje, dedica-se à investigação praticamente a tempo inteiro, quer como consultora – no âmbito de intervenções em edifícios históricos, quer como doutoranda em História da Arte (na área da cerâmica aplicada à arquitectura e das cantarias de ornato).
No curso que se irá realizar, Ana Margarida Portela explanará os aspectos técnicos da Conservação e do Restauro, as estratégias de intervenção, os equipamentos, o panorama profissional da Conservação e Restauro em Portugal e a constituição dos materiais, bem como as técnicas de produção em cerâmica.
Francisco Queiroz
Licenciado, Mestre e Doutor em História da Arte. É docente de História da Arquitectura e do Urbanismo na ESAP (professor auxiliar) e investigador na área das artes industriais (ferro, cantarias e cerâmica aplicada à arquitectura).
No curso que se irá realizar, Francisco Queiroz explanará o enquadramento histórico da utilização dos materiais, as técnicas de produção em ferro e nas cantarias e os critérios de avaliação patrimonial.
É possível que uma das componentes mais práticas do curso venha a ser ministrada por um formador convidado (a confirmar).
Saiba mais sobre outros cursos semelhantes já ministrados por Ana Margarida Portela e por Francisco Queiroz:
conservação e restauro de materiais pétreos e materiais cerâmicos aplicados à arquitectura
conservação e restauro de núcleos históricos
restauro urbano integrado
Azulejaria e ornamentação cerâmica na arquitectura do romantismo - História, Técnicas, Conservação e Restauro

veja também Conservação e Restauro - consultoria

Para sua comodidade, caso pretenda ser avisado(a) de futuros cursos na mesma área, envie-nos uma mensagem com o seguinte texto:
"Quero ser informado(a) da realização de outros futuros cursos de restauro"




Angola - Inaugurado pavilhão de artes e ofícios no município do kuimba
Um pavilhão de artes e ofícios foi inaugurado no município do Kuimba, província do Zaire, pelo governador provincial, Pedro Sebastião, no âmbito das comemorações do Dia do Herói Nacional, assinalado ontem em todo o país. As obras do referido empreendimento custaram aos cofres do Estado 246.830 mil dólares americanos, cuja execução, que durou um ano e três meses, esteve a cargo da empresa Organizações 31 de Agosto. Com uma área coberta de 60 metros quadrados, o centro de formação profissional comporta, para além de área administrativa, cinco salas de aula, que albergarão 20 formandos cada, distribuídos nos cursos de agricultura, alvenaria, electricidade, carpintaria e informática. Numa primeira fase foram matriculados 200 alunos, que frequentarão aulas em dois turnos (de manhã e de tarde), num período de seis meses, com a excepção do curso de informática que durará apenas três meses. O governador da província do Zaire, Pedro Sebastião, referiu na ocasião que o propósito do Governo é continuar a proporcionar à juventude angolana espaços condignos onde poderão desenvolver as suas capacidades em termos de aprendizagem de ofícios, para assegurar o seu futuro. “É mais um centro que o Governo coloca à disposição da juventude. O Governo entende que o país não pode ser apenas construído à base de engenheiros e doutores, o país necessita de todos os seus filhos e cada um de nós tem de prestar o seu contributo nas tarefas que visam o desenvolvimento de Angola”, disse Pedro Sebastião. O governante, que felicitou a população da região pela forma cívica e massiva como acorreram às urnas, apelou aos utentes do aludido estabelecimento de ensino técnico-profissional no sentido de velarem pela sua conservação, de modo a que possa futuramente beneficiar outros jovens que carecem igualmente de formação profissional. Os beneficiários do pavilhão de artes e ofícios manifestaram a sua satisfação, tendo louvado a iniciativa do Governo, que, através do Ministério da Administração Pública, Emprego e Segurança Social, tem vindo a implementar, um pouco por todo o país, projectos para a formação integral dos jovens. Júlio da Graça Gomes, 24 anos de idade e candidato ao curso de agricultura, disse que, com a inauguração do pavilhão, vê o seu sonho de adquirir conhecimentos científicos quase materializado. “Gostei da iniciativa do Governo em construir um estabelecimento do género aqui no Kuimba, porque antes não tínhamos onde adquirir uma profissão”, rematou. O formando do curso de electricidade, Daniel Nfudimau, referiu que desde sempre pensou em frequentar um curso de electricidade, só que não sabia onde o fazer. Agora com o centro, segundo ele, vai poder não apenas realizar-se profissionalmente, mas também contribuir nas tarefas de reconstrução nacional. O município do Kuimba dista a 80 quilómetros a Nordeste da cidade de Mbanza Congo, sede capital do Zaire. Possui uma população estimada em 49 mil e 662 habitantes, que vivem numa extensão territorial de três mil e 489 quilómetros quadrados. A actividade principal dos habitantes da região resume-se na agricultura de subsistência. Amendoim, feijão, batata-doce, mandioca, entre outros tubérculos, são as principais culturas produzidas na região.
Víctor MayalaKuimba
Jornal de Angola



Portugal - Arte Sacra em Fátima - Curso Livre
Só restam três vagas
O Museu de Arte Sacra e Etnologia, dos Missionários da Consolata em Fátima, promove um curso sobre "Arte Sacra em Fátima". A data limite de inscrição é 29 de Setembro
Já chegaram ao secretariado 22 inscrições. Restam apenas três vagas. O número de inscritos revela o grande interesse por esta temática e pela escassez de oferta em Fátima de cursos semelhantes. “Arte Sacra em Fátima – Curso Livre” consta de oito sessões nas quais se percorrem diversas temáticas relacionadas com a especificidade da Arte Sacra que se desenvolveu ao longo de 90 anos no âmbito de Fátima. “Fátima, lugar do espaço sagrado: o desenvolvimento de um Santuário” e “Fátima e os objectos religiosos: incompatibilidade artística? - Uma história das “lembranças de Fátima””, são dois exemplos da temática que vai ser abordada por Marco Daniel Duarte. Nas duas últimas sessões do curso serão promovidas visitas guiadas a espaços artísticos da Cova da Iria. A finalizar o doutoramento na Universidade de Coimbra em História da Arte sobre o Santuário de Fátima enquanto complexo artístico de fé, Marco Daniel Duarte é autor do livro "Arte Sacra Fátima, uma Peregrinação Estética". Editada pela Fundação Arca da Aliança, a obra tem sido reconhecida por vários sectores da cultura. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, considera não se conhecer bem o roteiro cultural e espiritual de Fátima sem o contributo desta obra.

O curso está aberto a quem se interessa pela arte em Fátima, independentemente da sua formação profissional. O curso decorrerá nas instalações do MASE, às quartas-feiras, de 1 de Outubro até 19 de Novembro das 18h30 às 20h00. Informações e Inscrições através do telefone 249 539 470 ou por email.
Elísio Assunção FÁTIMA MISSIONÁRIA



São Paulo-SP - Curso ABER de Douração
ABER oferece curso de técnicas de douração em encadernação de livros, a partir de 27/09/2008.
Aulas às quintas-feiras das 18h às 21h
Aulas aos sábados, das 9h às 12h
Programa
Primeira parte

Será dedicada à apresentação de materiais utilizados na aderência e aplicação do "hotstamping" (couros, sintéticos, tecido e papéis)
Segunda parte

Aulas práticas em máquinas, com tipos, florões e clichês que poderão ser aplicados em capas diversas.
Professor: Carlos Polônio Tomé

Atua na área de hotstamping há mais de 15 anos. Atua como professor há oito anos.
Duração: 4 aulas de 3h de duração
Quando: início em 27/09/2008. Aulas aos sábados, das 9h às 12h.

Este curso também será oferecido às quintas-feiras, das 18h às 21h, a partir de 25/09/2008.
A realização do curso nessas datas está sujeita a um número mínimo de inscrições.
Favor não chegar com mais de 15 minutos de antecedência ao horário do curso, pois a recepção não estará aberta.
Quanto: R$ 350 (não sócio) e R$ 290 (sócio). Os pagamentos podem ser feitos em até duas vezes.
Material: Capas já preparadas, em matérias utilizados na encadernação (couros, sintéticos, etc)
Local: Na sede da ABER (Rua Machado de Assis, 222 cj 2, Vila Mariana, São Paulo - Metrô Ana Rosa)
Inscrições: com Flávia, pelo tel (11) 5579-6200 ou pelo email
aber@aber.org.br
Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h.
Todas as inscrições devem ser feitas com até 5 dias de antecedência do início do curso, para que se confirme o número necessário de alunos para iniciá-lo, ou enquanto houver vagas.
Data de início: 27/09/2008
http://www.aber.org.br/




Curso de formação intensiva sobre arte e património cristão da Diocese de Lisboa
Tendo por base a carência de estudos monográficos na área da arte religiosa em Portugal, o presente curso de formação intensiva visa o desenvolvimento de um ensino especializado, centrado no vasto património histórico e artístico da diocese de Lisboa.
Da arquitectura ao urbanismo, passando pela pintura, escultura e artes decorativas, oferece uma visão contextualizada das obras de arte, fomentando um conhecimento altamente qualificado desse importante legado cultural.
O curso, que é organizado pelo Sector dos Bens Culturais da Igreja do Patriarcado de Lisboa, em parceria com a Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, conta com a colaboração de prestigiados investigadores nacionais que, promovendo o diálogo científico e a partilha de experiências profissionais, em muito contribuirão para a qualificação da presente iniciativa.
Entre os destinatários desta formação estão agentes culturais, técnicos de património; guias turísticos, técnicos de inventário; conservadores-restauradores, assim como todos os profissionais, estudantes e interessados na área do Património, História da Arte, Museologia e Turismo.
As sessões realizam-se às Sextas-feiras, entre as 17h30 e as 20h30, nas instalações de Lisboa da Universidade Católica Portuguesa. A iniciativa decorrer de 17 de Outubro de 2008 a 27 de Março de 2009.
Estão previstas várias modalidades de participação no curso. Se desejar obter mais informações, tem à disposição o secretariado (21 881 05 00), correio electrónico e a Internet.
Sector dos Bens Culturais do Patriarcado de Lisboa
Agência Ecclesia




Escolas Superiores de Música e Belas-Artes
Quem quer tornar-se artista ou músico, pode estudar numa das 56 escolas superiores reconhecidas nestas áreas na Alemanha.
Essas escolas têm como objetivo preparar os jovens Beuys e Beethovens do futuro e estão somente abertas aos estudantes de talento que conseguem passar por difíceis exames de admissão.
Candidatos às faculdades de artes devem apresentar um dossiê com trabalhos próprios, sendo então eventualmente convocados para um teste de habilidade específica. Este inclui uma série de tarefas tanto de caráter artístico prático como de programação visual.
Em determinados casos, é possível iniciar o estudo superior de artes plásticas sem apresentação do Abitur ou outro certificado equivalente de conclusão do ensino médio. Informações sobre os pré-requisitos para admissão, como tipo e quantidade dos trabalhos a serem apresentados, podem ser obtidas junto às respectivas instituições.
Concentrações por áreaO núcleo dessas academias é formado pelos cursos de Pintura, Gravura, Design e Decoração, Escultura e licenciatura em Artes Plásticas. Arquitetura, Cenografia, Cerâmica, Pintura em Vidro, Restauração ou Arte Multimídia completam a oferta, a qual varia de instituição para instituição.
Algumas escolas concentram-se em determinadas áreas. Um exemplo é a Escola Superior de Gravura e Artes do Livro de Leipzig, a primeira a oferecer na Alemanha, em 1983, um curso de formação em Fotografia. Ainda hoje essa instituição constitui um membro de ligação com a indústria livreira, de grande tradição em Leipzig.
Os cursos de Artes Aplicadas costumam ser concluídos com um diploma (Diplom), enquanto os de Belas-Artes geralmente prescindem de um certificado de nível superior.
Diferentes disciplinasO estudo numa escola de Música inclui não apenas disciplinas artísticas, como Formação Instrumental, Canto, Composição e Regência – algumas faculdades oferecem ainda Música Sacra, Jazz, Dança e Direção de Teatro Musical –, como também Pedagogia Musical e licenciatura em Música. Os testes de habilidade específica servem para avaliar – de forma oral e escrita – o grau de proficiência do candidato em percepção musical e harmonia, assim como em seu instrumento ou canto. Os cursos de formação de professores exigem a apresentação do certificado Abitur ou equivalente, enquanto para o campo artístico a aptidão específica pode ser adotada como crítério decisivo.
Deutsche Welle



Rio de Janeiro - Cetep Quintino ainda tem vagas em cursos da área gráfica
RIO - A Escola de Ensino Industrial (Esei) do Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep) Quintino segue com inscrições abertas para dois cursos profissionalizantes na área gráfica: encadernação comercial com ainda com 38 vagas disponíveis e impressão off-set, com 15 disponíveis. As inscrições seguem até sexta-feira, dia 19, ou até que todas as vagas sejam preenchidas. Os dois cursos são inteiramente gratuitos.
Para se candidatar a uma vaga os candidatos precisam atender a alguns requisitos de idade e escolaridade mínima. As exigências variam conforme a modalidade escolhida. As vagas serão distribuídas por ordem de chegada, com matrícula direta.
Para se inscrever os interessados devem comparecer ao CRI de Quintino, levando os seguintes documentos: uma foto 3x4 e originais e copias da identidade ou certidão de nascimento e dos comprovantes de escolaridade e residência.
Mais informações podem ser obtidas diretamente no CRI (Centro de Referência e Informação) do Cetep Quintino, ou pelos telefones 2299-1863 ou 2299-1966, das 9h às 17h.
O Cetep fica na Rua Clarimundo de Melo, 847, em Quintino.
JB Online

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial