ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

25 setembro, 2008

CURSOS

Fesp abre inscrições para curso de técnicas de arquivo
RIO - Para os servidores e profissionais que querem adquirir ou aprimorar conhecimentos sobre técnicas de organização, tramitação e guarda de documentos, a Fundação Escola de Serviço Público (Fesp) está oferecendo o curso Arquivo e Documentação. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas via internet ou por telefone. O preço de R$ 300 inclui apostilas fornecidas pela instituição.
Além de ensinar todas as técnicas de arquivo, este curso promovido pela Fesp capacita os participantes para atividades de controle e conservação de documentos, tendo em vista a utilização dinâmica e segura da informação. São apenas 25 vagas, e os aprovados com 80% de freqüência recebem certificado com a chancela da fundação.
O curso será ministrado por Neuber Nogueira, professor do estado, bacharel em Arquivologia e Administração, com licenciatura plena em Geografia e cursando pós-graduação em Gestão de Petróleo e Gás. Durante os 14 anos em que trabalhou no comando do arquivo geral do Banco Boavista, produziu um arquivo de 50 mil caixas de documentos.
- O curso de técnicas de arquivo é de significante importância para todos os profissionais e não só para aqueles que trabalham ou vão trabalhar diretamente em um setor de arquivo, sendo ele da iniciativa privada ou pública, pois em todas as áreas de atuação estamos em constante produção de documentos. E pelo fato de os documentos estarem registrando alguma informação, se faz necessário armazená-los de forma organizada para que o acesso à informação seja imediato. Todos nós estamos ligados a um arquivo, no trabalho ou mesmo em nossas vidas pessoais – explica o professor.
As aulas vão de 8 a 24 de outubro, sempre às segundas, quartas e sextas, das 9h às 12h, na sede da Fesp, na Avenida Carlos Peixoto, 54, Botafogo, na Zona Sul. A carga horária é de 24 horas.
Segundo Neuber Nogueira, as técnicas aprendidas no curso capacitarão os profissionais a atuar diretamente em seus locais de trabalho, sugerindo e discutindo todo o processo de organização da documentação da empresa, quer setorial ou departamental. Esse conhecimento permitirá acesso privilegiado à informação e controle da localização de todos os documentos.
- Desta forma, evita-se o engavetamento de documentos por algum funcionário, o que poderia gerar grande prejuízo à instituição. Permite também a guarda racional da documentação, excluindo os processos de cópias contínuas que gera gasto desnecessário, tanto da quantidade de material utilizado quanto do custo de manutenção do arquivo – afirma o professor.
Ele lembra que o profissional conhecedor de tais técnicas estará um passo à frente dos outros, pois terá agilidade muito maior nos processos relativos à sua atividade.
Arquivo e Documentação é promovido pela Diretoria de Treinamento da Fesp, responsável pelos cursos de desenvolvimento profissional nas áreas técnico-administrativa, gerencial e de informática. A diretoria exige das pessoas interessadas um pré-requisito: escolaridade mínima de Nível Médio.
Inscrições ou reserva de vagas podem ser feitas pelo telefone (21) 2334-7179 ou pelo formulário no www.fesp.rj.gov.br, link Cursos, onde os interessados também terão acesso ao programa completo.
Mais informações podem ser obtidas gratuitamente pelo telefone 0800-282-2299, da Central de Informações, ou pelo e-mail fespdt@fesp.rj.gov.br
JB Online
Graduado em Tecnologia em Conservação e Restauro - Bens Culturais
Perfil Profissional
Os restauradores são responsáveis pela recuperação e preservação de telas, esculturas, documentos, instalações e toda sorte de material artístico de um acervo. Contribuem para a salvaguarda e a restauração do patrimônio histórico e artístico nacional.

Mercado de Trabalho
Instituições públicas, ateliês, fundações. A valorização de bens culturais está ampliando o mercado para os restauradores.

Diferenciais deste curso na Estácio
· Primeiro curso de graduação em Restauração de Bens Culturais do Brasil.
· Chancelado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
· Parceria com a Caçula Desenho e Restauro para desconto na aquisição de materiais.
· Certificação Intermediária: Conservação Preventiva.
· Certificação Intermediária: Conservação de Documentos sobre papel.
· Laboratório de pintura a óleo sobre tela equipado com: mesa térmica, mapoteca, espátulas térmicas e fogão elétrico.
· Laboratório de cerâmica e douramento.
· Laboratório de Papel para restauro de documentos equipado com: Tanque, MOP, mesa de sucção e de umidificação, mapoteca, deionizador e secadora de papéis.
· Laboratório de madeira equipado com: bancada de marceneiro, serra de bancada, forno elétrico, ferramentas, serra elétrica, torno e serra de fita.
Programa do Curso
Selecione o móduloPapelDocumentaçãoControle AmbientalPinturaConservação e Restauro
Disciplina
Tipo
UPO0106 - LÍNGUA PORTUGUESA
PLANO DE CURSO
UPO8438 - CONSERVAÇÃO DE PAPEL
PLANO DE CURSO
UPO8439 - DESENHO BÁSICO
PLANO DE CURSO
UPO8440 - HISTÓRIA DA ARTE ANTIGA
PLANO DE CURSO
UPO8444 - QUÍMICA APLICADA
PLANO DE CURSO
UPO8520 - HISTÓRIA E TEORIA DA RESTAURAÇÃO
PLANO DE CURSO

Duração recomendada para a conclusão do curso
2 anos e meio

Critérios de Avaliação
Para as disciplinas com nota, o aluno será avaliado em três etapas - AV-1, AV-2 e AV-3, sendo a cada uma delas atribuído grau de 0,0 a 10,0 pontos, admitindo-se um decimal.
Para aprovação nessas disciplinas, o aluno deverá atender, simultaneamente, a duas condições:
· ter freqüência mínima de 75%
· alcançar média aritmética igual ou superior a 5,0 dentre as duas maiores notas, sendo que a menor delas deve ser igual ou superior a 4,0
O resultado da média obtida no item anterior será o grau final do aluno.Exemplos:AV-1 = 4,0 AV-2 = 8,0 AV-3 = 2,0A menor nota será desconsiderada (AV-3 = 2,0).

Coordenadores
Nome
Alessandra Gibelli
Mestre em Restauro Arquitetônico e restauradora de pintura a óleo sobre tela.
Laboratórios Infra-estrutura de Informática
Computadores
A Universidade Estácio de Sá possui um parque de 6.200 computadores. Desse total, 3.200 máquinas atendem aos laboratórios de informática.
Software
Todos os softwares são licenciados, e existe - com a maioria dos fornecedores - a assinatura de contratos educacionais de forma a se disponibilizar para todos os alunos os softwares mais modernos do mercado: Adobe, Autodesk, Corel, Microsoft, Oracle, IBM, etc.
Internet
Todos os computadores possuem acesso à internet de forma segura. O storage de dados e a maioria dos servidores do nosso Data-Center de última geração, buscando atender as necessidades da Universidade de acesso aos sistemas 24 horas por dia.
Rede e Banco de Dados
Os campi estão ligados ao backbone central com a utilização de tecnologia de ponta e todos com contingência. Este backbone central possui saída para internet contingenciada de 34M, sendo realizados backups utilizando um robô automático. As fitas ficam armazenadas em empresas especializadas. A principal base de dados roda sob a plataforma Oracle.
Núcleo de Tecnologia Educacional
Universidade Estácio de Sá estabelece o Núcleo de Tecnologia Educacional para firmar parcerias com grandes empresas e apoiar ações como treinamento em novas tecnologias, montagem de novos laboratórios, instalação de softwares nos diversos campi e disponibilização de equipamentos de alta performance tecnológica, conferindo um diferencial aos cursos ofertados.
Universidade Politécnica
Curso ABER de pequenos reparos sobre livro montado
Como realizar pequenos reparos num livro montado? Aprenda em curso de dois meses. Próxima turma: início em 30 de setembro, com aulas às terças-feiras das 9h às 12h
Objetivo: neste módulo o aluno aprenderá alguns procedimentos e cuidados para realizar pequenos reparos com o livro montado.
Método: aulas práticas
Programa:
1- Limpeza mecânica
2- Resgate de lombada
3- Reparo nas folhas
4- Reconstituição de caderno
5- Costura de caderno isolado
6- Introdução de folha solta no caderno
7- Reconstituição da capa8- Finalização
Professora: Roseli Klapp Zimmermann (Artista plástica formada pela FAAP. Iniciou e desenvolveu trabalho de restauração na Biblioteca Nacional de Jerusalém).
Carga horária: 2 meses (24 horas)
Quando: início em 30/09, com aulas às terças-feiras das 9h às 12h.
A realização do curso nesta data está sujeita a um número mínimo de inscrições.
Quanto: R$ 490,00 (não-sócio) e R$ 420,00 (sócio). O pagamento pode ser parcelado em até duas vezes.
Pré-requisito: noções de encadernação
Material: livro brochura com capa de papelão comprado em sebo; máximo 200 páginas (100 folhas); sem fungos
Onde: Na sede da ABER (Rua Machado de Assis, 222 cj 2, Vila Mariana, São Paulo - Metrô Ana Rosa)
Inscrições: com Flávia, na ABER, pelo tel. (11) 5579-6200 ou e-mail
aber@aber.org.br.
Horário de atendimento: de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h.
Todas as inscrições devem ser feitas com até 5 dias de antecedência do início do curso, para que se confirme o número necessário de alunos para iniciá-lo, ou enquanto houver vagas.
Data de início: 30/09/2008
Oficina: Como conservar filmes e vídeos
Oficina promovida pela Associação dos Arquivistas de São Paulo será realizada nos dias 30 e 31 de outubro, em São Paulo
COMO CONSERVAR FILMES E VÍDEOS, dias 30 e 31 de outubro, das 9h às 16h30, ministrado por Fernanda Coelho.
Local: no Auditório da Escola Técnica Estadual Parque da Juventude, Centro Paula Souza, Av. Cruzeiro do Sul, 2630 Santana, São Paulo, SP (estação Carandiru do Metrô). Tel. (11) 6221-0098 / 0086
Promovido pela Associação de Arquivistas de São Paulo (ARQ-SP).
Carga horária: 16 horas.
Inscrições: $150,00 (sócios), $200,00 (não sócios), depósito em conta bancária: BANESPA, ag. 0204 - c/c 13.002106-3 nominativo a Associação de Arquivistas de São Paulo. Enviar ficha de inscrição e comprovante até 5 dias antes da realização da oficina para o fax: (011) 3091-3795 ou para: ARQ-SP, Av. Prof. Lineu Prestes, 338 Sala N, 05508-900 Butantã São Paulo SP.
Informações: (11)3091-3795 com Hilda VieiraSite:
www.arqsp.org.br
Data de início: 30/10/2008

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