ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

25 setembro, 2008

EXPOSIÇÕES

Portugal - Espaço Cultural Serv'artes, Habiserve Arte e Design
Isabel Saraiva, Rui Correia, Mónica Valente, Paulo Doutel, entre outros, são alguns dos nomes que integram a colectiva de fotografia assegurada por Finalistas de Artes Visuais - Fotografia da Escola Superior Artística do Porto (ESAP), com a curadoria da Fotógrafa e Prof. Ângela Mendes Ferreira.
O Espaço Cultural Serv'artes, Habiserve Arte e Design, acolhe a partir do próximo dia 27 de Setembro, sábado, pelas 21h30, o novo ciclo de exposições de vários artistas plásticos, que termina a 21 de Novembro."Obra Aberta", uma retrospectiva, sobre os vários períodos da obra de Damião Porto é uma das exposições individuais de pintura patente nesta nova temporada, que conta também com as exposições da artista plástica Kathleen Kuchera (New York) e com a exposição individual das obras de Manuel Malheiro.Uma colectiva dos alunos de mestrado de pintura da Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto - FBAUP, curadoria do Prof. Pintor Pedro Rocha, marca também este novo ciclo."Experimenta o Campo - EXOC", é outra das mostras patentes e pretende promover o diálogo entre o Design e o Artesanato, o verdadeiro design (desenho) de equipamento - utilitário e a relação à NATUREZA - à qual estamos, infalivelmente, todos, ligados.Esta temporada conta também com uma grande variedade de workshops e cursos. Curso de iniciação à prova de vinhos, sob a orientação de dois enófilos, Hilderico Coutinho e Luís Pedro Maia; curso de desenho, orientado por Daniel Gamelas (mestre pela New York Academy of Art); e um Laboratório de Fotografia Digital, por Ângela Mendes Ferreira, Directora do Curso de Artes Visuais da Escola Superior Artística do Porto.O curso de joalharia, sob a orientação do designer de Joalharia contemporânea, Gabriel Ribeiro, continua a ser outra aposta, bem como o workshop de Pintura - figura humana - estatuária, orientado por Daniel Africano, artista plástico - pintor.Esta temporada vai ficar também marcada pelos workshops para jovens e adultos, destinados ao artesanato urbano de autor e à elaboração de pregadeiras e artefactos têxteis, orientados por Rita Olivença, licenciada em Arquitectura de Design de Moda.Além disso, a partir de 27 de Setembro, no primeiro sábado de cada mês, depois das 21h30, o Serv'artes vai acolher a iniciativa "Retrato no Serv'artes", onde o visitante poderá obter um retrato, com o mais alto nível do desenho de academia.O Espaço Cultural Serv'Artes, Habiserve Arte e Design, oferece ao visitante 1200m2 de cultura, decompostos em Galerias de Arte, uma loja com peças de Autor, uma Livraria (apoio Fnac), um Café Concerto, um Restaurante, um Auditório e um Showroom.
Universia
Brasília: Exposição Arquitetura + Ecologia: uma visão alemã
"Arquitetura + Ecologia: uma visão alemã" é a primeira parte de uma série de exposições do Instituto Goethe sobre a nova arquitetura da Alemanha. A idéia é apresentar um diálogo da arquitetura contemporânea com os diferentes conceitos de cultura e sociedade.
Nos últimos anos, surgiram no cenário arquitetônico alemão notáveis perspectivas para a configuração da vida moderna. Ainda assim, em uma comparação com outros países, a sua importância não é devidamente reconhecida e sua representação está, freqüentemente, mais ligada a nomes do passado, como a Bauhaus, Peter Behrens ou Walter Gropius. Nos últimos 40 anos, entretanto, houve uma sucessão de movimentos e estilos. O alto padrão tecnológico e soluções inovadoras se tornaram o diferencial dessa época e de seus arquitetos.
A principal meta dos novos projetos arquitetônicos passou a ser a relação entre a construção e o ambiente em seu entorno. O objetivo da série de exposições "Arquitetura + Ecologia" é ilustrar a evolução germânica na área a partir de diferentes temáticas. A exposição inaugural da série tem como foco o tema ecologia e apresenta nove projetos com diferentes abordagens.
Quando: 25 de setembro a 22 de outubroHorário de visitação: segunda a domingo, das 9 às 21hEntrada Franca
Local: Espaço Brasil Telecom
Festa da semana-Curitiba


Exposição mostra charges e cartoons contra aquecimento global
Trabalhos concorrem a prêmios de júri e do público.A 'Eco Cartoon' fica aberta até o dia 28 de setembro.
A exposição "Eco Cartoon", que acontece em um shopping de Brasília, mostra charges e cartoons de desenhistas de vários países alertando para os perigos do aquecimento global. No primeiro Salão Internacional de Humor, onde está a exposição, estão à mostra 100 trabalhos de várias partes do Brasil e de outros países. Eles são julgados pelo público e por um júri especializado e recebem prêmios. Três já foram premiados: o primeiro lugar mostra como o homem mata a natureza e a si mesmo; o segundo, o ser humano inconsciente, que corta as árvores; o terceiro, uma Arca de Noé moderna: animais guardados aos pares no freezer para fugir da extinção. A exposição fica aberta até o dia 28 de setembro.
G 1



Exposição de arte “cafona” choca o público do Palácio de Versailles
O Palácio de Versailles abriga uma exposição que está tirando a pose dos franceses. Para os críticos, as obras consideradas kitsch, de gosto duvidoso, não combinam com a nobreza do local.
Como o amor dos monarcas da França pelos cães é mais que conhecido, não deveria surpreender ver um salão do Palácio de Versailles tomado por uma gigantesca escultura de aço imitando um poodle de balão de ar. Em exposição no palácio ainda está uma lagosta que parece uma bóia de piscina, pendurada do teto no salão do deus da guerra, ao lado de lustres de cristal. É inevitável o susto com o contraste que as obras do artista pop americano Jeff Koons provoca no palácio barroco. Os conservadores franceses protestaram e queriam tirar as obras do rei do kitsch do palácio do rei sol. Jeff Koons, o artista pop americano, retratou em escultura de aço o próprio Luís 14 – mas em destaque maior ainda está o seu auto-retrato em mármore, em pose soberana. Maria Antonieta, a rainha que foi decapitada na revolução francesa, também viveu na corte que foi provavelmente a mais luxuosa da história do Ocidente; ela gostava de dizer que levava uma vida simples, alimentava as galinhas e batia manteiga. Jeff Koons, veja só, decidiu colocar aspiradores de pó no quarto de Maria Antonieta. Veja se você entende a explicação do artista: “Faz todo sentido, porque aspiradores lembram ventres!”. Mais sentido faria um Michael Jackson retratado com um chimpanzé de porcelana, em dourado e estilo barroco, ou um vaso de flores em outro aposento da rainha. No famoso salão dos espelhos, foi instalado um balão em aço, também espelhado – uma contraposição de tempo no mesmo espaço que Laurent Bruner, responsável pelas exposições em Versailles, acha que o próprio Luís 14 gostaria de ver. “Eu lembro que Luis 14, desde 1684, logo depois da abertura salão dos espelhos, decidiu que o palácio de Versailles seria aberto a todo público, como um museu”, diz o curador. “Aqui ele tinha a Monalisa e muita coisa para o povo ver. Este é um belo espaço”. A exposição de pop arte chega ao pátio do palácio e muda até o jardim de Versailles com uma escultura viva, feita de 90 mil plantas.
G 1



Corumbá-MS - Aberta exposição de fotografias do projeto “Seu Olhar”

A abertura da exposição do projeto “Seu Olhar” aconteceu na noite desta segunda-feira, 22 de setembro. As dezesseis fotografias premiadas ficarão expostas na Casa Rio Tinto durante um mês. Participaram do concurso cerca de 600 alunos do ensino fundamental, médio e EJA, de 15 instituições públicas e particulares, que se dividiram entre os temas: Natureza, Grafismo, Retrato, Escola, Cidade, Família, Patrimônio Histórico e Registro de Imagem em Movimento. Demonstrando por meio de imagens o conteúdo aprendido em sala de aula.
A foto vencedora do concurso foi intitulada “Atos Necessários”, da categoria Família, de autoria da aluna Manoelly Monteiro de Oliveira, de 16 anos, da escola Júlia Gonçalves Passarinho.
“É muito gratificante ver meu trabalho exposto, já tinha feito curso de fotografia, mas até então não tinha participado de nada igual, e com esse concurso tive oportunidade de mostrar o que aprendi, agora pretendo me aperfeiçoar”, ressaltou Manoelly ao Corumbá On Line. A mãe da vencedora, Nerly Monteiro de Oliveira disse emocionada. “Estou orgulhosa da minha filha, demonstrou um talento que ela tem, achei uma ótima iniciativa da escola”, comentou.Yasmim de Paula, 14 anos, da escola Santa Teresa, ficou em segundo lugar com a foto intitulada “Nossa Querida Avenida com ruas ladrilhadas e palmeiras encantadas”, na categoria cidades. “Foi interessante participar desse projeto porque pudemos registrar belezas diferenciadas da nossa cidade e valorizar aquilo que destaca aos nossos olhos”, contou Yasmim, que estava com Cheile (sua mãe), ao lado, que confessou: “Nesse tempo do concurso deu um trabalho, porque toda hora ela queria tirar foto, mas aí está o resultado, estou muito feliz.” Em terceiro lugar ficou Gabriel Arruda, de 9 anos da escola Pedro Paulo de Medeiros, com a foto “Os Galhos da Árvore”, na categoria natureza.
Durante a abertura da exposição os alunos vencedores foram premiados com troféus, e pais e convidados puderam ver os trabalhos exibidos. Para o idealizador e coordenador do projeto, o professor Jorge Luis Sambrana, a avaliação do trabalho foi positiva. “Conseguimos chegar no nosso objetivo, que é inovador na prática de ensino, nos surpreendeu com o número de inscrições e a comunidade pediu para o concurso retornar no próximo ano. Além de ser um projeto que promoveu a integração dos alunos e descobriu talentos artísticos”, salientou Sambrana.
O Gerente Administrativo da Rio Tinto, Nilton Guimarães, falou sobre o projeto. “Essa iniciativa está de parabéns, é um trabalho que precisa ser mostrado, todos os participantes merecem nosso respeito”, afirmou.
O projeto foi uma parceria da Prefeitura de Corumbá, através da Secretaria Executiva de Educação, por meio da Escola Pedro Paulo de Medeiros e Casa Rio Tinto.

Exposição sobre Pelé marcará inauguração do Museu do Futebol
Com investimento de R$ 32 milhões, obra no Pacaembu abre as portas para os torcedores nesta segunda

Sebastião Moreira/Efe
Museu do Futebol custou R$ 32 milhões
SÃO PAULO - A exposição As marcas do Rei, em homenagem a Pelé, marcará a inauguração do
Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembu, prevista para o próximo dia 29 (segunda-feira).
O Museu abriu as portas nesta terça-feira para a visita de jornalistas.
As marcas do Rei será a primeira exposição acolhida pelo museu, o primeiro a tratar apenas de futebol no continente.
A exposição apresentará peças do acervo pessoal de Pelé, como parte das comemorações pelos 50 anos da conquista do primeiro Mundial da seleção brasileira, em 1958, na Suécia.
O Museu do Futebol foi construído com investimento do governo e de empresas privadas, num total de R$ 32 milhões de reais. A obra integra 17 salas temáticas situadas embaixo das arquibancadas do estádio, num total de 6,9 mil metros quadrados.
"Esperamos receber entre 200 mil e 300 mil visitantes estrangeiros, que junto aos paulistanos darão um total de 600 mil por ano", disse o secretário Municipal de Turismo, Caio Luiz de Carvalho.

Sebastião Moreira/Efe
Estadão.com.br

Portugal - Artes: Quatro artistas representam Portugal em exposição internacional na Finlândia
Lisboa, 23 Set (Lusa) - Os artistas Carole Purnelle, Gabriel Garcia, Mara Castilho e Nuno Maya representam Portugal na exposição internacional itinerante "Mobility-Re-reading the future" (Mobilidade-re-leitura do futuro), que quarta-feira abre ao público em Helsínquia.
A exposição tem dois núcleos e reúne 20 jovens artistas europeus que realizaram em Maio último, num atelier de Praga, um trabalho conjunto, em várias disciplinas artísticas - vídeo, instalação, pintura, fotografia, escultura, arquitectura e multimédia interactiva.
Os 20 artistas foram convidados pelos curadores da mostra a realizar obras que "reflectissem a sua identidade cultural nacional e a sua percepção acerca do estado da arte actual".
Entre os comissários figura o português Carlos Cabral Nunes, director da Perve Galeria, em Lisboa. Portugal foi um dos cinco países convidados para a mostra, sendo os restantes a Bulgária, Polónia, Turquia e República Checa.
Os trabalhos estarão patentes em duas galerias integradas na Academia Finlandesa de Belas Artes em Helsínquia até 19 de Outubro, sendo em seguida mostrados em Lisboa, no Panteão Nacional.
Na capital portuguesa, a exposição poderá ser vista no âmbito do segundo encontro de Arte Global, organizado pelo Colectivo Multimédia Perve, entre Novembro deste ano e Janeiro de 2009.
RMM.
Lusa

São Paulo-SP - Exposição sobre Einstein começou dia 24 no Ibirapuera
Exibição conta a trajetória do grande cientista do século 20 usando objetos pessoais, manuscritos e fotos
SÃO PAULO - Começa na quarta-feira, 24, no Parque do Ibirapuera (na antiga sede do Prodam) a exposição
Einstein, realizada em parceria com o American Museum of Natural History, de Nova York. A mostra fica em cartaz até 14 de dezembro.
A exibição conta a trajetória do grande cientista do século 20 usando objetos pessoais, manuscritos, fotos e fac-símiles de cartas históricas. Além disso, a exposição conta com instalações e atividades que ajudam o visitante a compreender melhor as teorias do físico da Teoria da Relatividade.
Essa exposição já foi vista por mais de 2 milhões de pessoas em Nova York, Chicago, Boston, Los Angeles, Jerusalém, Birmingham, Dallas, Ottawa, Columbus, Istambul e Cleveland e ganhou uma ampliação especial no Brasil.
Escolas e grupos podem agendar visitas para terem a monitoria de educadores especializados. Além disso, há um curso gratuito para os professores em que são fornecidos subsídios teóricos e práticos para a preparação do trabalho em sala de aula.
Serviço:
24/09 a 14/12
Pavilhão Engenheiro Armando de Arruda Pereira
Parque do Ibirapuera, portão 10 - próximo ao Planetário
De terça a sexta: das 09h às 21h
Sábados, domingos e feriados: das 10h às 21h
(a bilheteria fecha às 20h)
Ingressos: R$15,00 (inteira) e R$ 7,00 (estudantes e professores)
Visitas monitoradas: R$ 10,00 por aluno (grátis para o professor acompanhante)
Agendamento para grupos: Tel: (11) 3468 7400 - de segunda a sexta: das 08h às 18h
Gratuito para menores de 7 anos, maiores de 60 e grupos de escolas públicas previamente agendados
Estadão.com.br

Marcadores:

1 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial