ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

02 setembro, 2008

INTERESSA, OU NÃO?

Censura à liberdade de expressão
Queridos amigos, colegas e familiares,
Peço a sua atenção para uma grave situação, da qual será preciso falar um pouco sobre o projeto Bonfa Brasil Sinfônico, enquadrado na Lei Federal de Incentivo à Cultura, que ainda esta ativo para captação ate o final deste ano.
Fiquei um bom tempo atordoado quando da recusa do recente patrocinador interessado e finalmente, depois de estudar muito o assunto, surge a noticia (transcrevi abaixo), completando o entendimento que para mim conclui este assunto.
Durante o período de exposição do projeto, que foi a partir de Fevereiro de 2008, com a sua apresentação física em pelo menos 17 empresas do RIO, centenas de telefonemas cobriram os contatos de Norte a Sul do pais, milhares de registros de e-mails...
Em tempo algum imaginei, o porque de muitas empresas multinacionais de grande porte aqui instaladas, que reconheciam a amplitude (por alto 114 artistas - 60 técnicos...RJ-SP, pense nas famílias...) e a excelência deste projeto sinfônico em homenagem ao grande artista e compositor Luiz Bonfa - e que quando nele se informava sobre a origem da formação musical do maestro orquestrador e do regente, a partir disso, rechaçavam o projeto com as mais estranhas desculpas ou respostas automáticas.
Ambos artistas estudaram em Moscou (Rússia), que tem senão a melhor escola de musica do mundo.
E' uma forma de censura. Vejam, qualquer hora não poderemos nos relacionar musicalmente com alguns de nossos artistas compositores populares por serem apreciados em paises russos (eslavianos orientais) ou asiáticos ou mesmo os que tem influencia vinda daí como o maestro Villa Lobos, que ingressou no Instituto Nacional de Música, no Rio de Janeiro, mas não chegou a concluir o curso, devido à desadaptação e descontentamento com o ensino acadêmico. Suas primeiras peças tiveram influência decisiva de Stravinsky.
Artistas devem saber que quem estipula preços é o mercado, a musica em si não tem preço. De uma forma geral, o verdadeiro artista uma vez que esteja atuando, sabe qual pessoa ou povo é mais necessitado, pois, através da aparente sede de poder de alguns poucos lideres mundiais, que adoecem o mundo com a má atuação político-social de seus governos, sabemos que por isso mesmo, muita gente no mundo necessita da arte. Claro que desanima saber desses bloqueios artísticos, que não deveriam encontrar as artes tão desprevenidas e sem boas Leis que frente a isto a protejam.
Desta forma peço a todos e principalmente aos colegas, que não se deixem intimidar e mobilizem-se contra crimes de liberdade de expressão.
Tavynho Bonfa - Musico e Compositor

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial