ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

27 novembro, 2008

NATUREZA - 27-11-2008

Criação de animais silvestres
Por que criar animais silvestres? Animais silvestres, diferentemente dos domésticos, são aqueles que foram tirados da natureza à força e reagem à presença do ser humano, como os micos, os jabutis, as iguanas, as jibóias, os papagaios, as araras. Animais domésticos convivem com o ser humano a centenas de anos e não reagem à sua presença, como os gatos, porcos, cachorros e galinhas.
Então, por que criar os animais silvestres? Porque os achamos “bonitos”? Porque o canto deles é belíssimo? Porque é “legal” criar uma cobra e uma iguana? Porque o mico “brinca” com seu filho? Nenhuma das opções acima justifica a criação desses animais. Animais silvestres devem ser criados na natureza e não tirados dela e criados dentro de uma gaiola, de um apartamento, de um aquário ou de um quintalzinho. Sempre digo aos meus alunos: “Não criem animais silvestres. Imagine se existisse uma outra espécie de seres na Terra e achava você ‘bonitinho’, te tirasse do convívio familiar e te criasse numa jaula para você brincar com os filhos dele. Você iria gostar? Portanto, não façam isso aos outros seres vivos.”
As pessoas não entendem que ao comprar um papagaio ela está incentivando o tráfico de animais. Se ninguém mais comprá-los, eles não serão mais comercializados e o tráfico acabará. O tráfico de animais silvestres é ilegal e movimenta 10 bilhões de dólares por ano no mundo e só perde para o tráfico de drogas e de armas. O Brasil possui um dos maiores tráficos internos do mundo e, consequentemente, sua participação no tráfico internacional é altíssima. A maior parte dos animais traficados é retirada das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, mas seu destino é a região Sudeste, principalmente para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Mas, o que eu tenho a ver com isso? Tem muito! Se você compra um papagaio, um mico ou um jabuti VOCÊ está incentivando o tráfico! VOCÊ sabe como eles são transportados até chegarem àquela linda lojinha que você os comprou? Em condições terríveis: dentro de caixas sem ventilação, de porta malas, de gaiolas minúsculas, sem comida e sem água! De cada 10 animais transportados, 9 morrem! Você acha que isso compensa? Não, não podemos tirá-los da natureza por um capricho nosso. As pessoas compram esses animais por impulso, não sabem como criá-los e alguns acabam morrendo ou sendo jogados, pois exigem muito cuidado. Os cágados são aquelas famosas “tartarugas de aquário”, que crescem e não cabem mais dentro dos aquários convencionais, então as pessoas os colocam no jardim, mas eles precisam da água. Pior, alguns são jogados no riacho mais próximo, pois “cresceram muito”. As iguanas são lindas, mas são répteis que exigem muitos cuidados. A excreção deles tem um cheiro muito forte e eles têm unhas afiadíssimas, e algum dia podem te machucar e você faz o que? As mata ou joga na mata, pois “te machucaram!”. E os papagaios que têm as asas cortadas para não voarem enquanto vivem dentro de uma gaiola minúscula só para falarem e cantarem quando você chega em casa? É a mesma coisa que cortarem um pedaço da sua perna para você não fugir da jaula. Interessante, né?
Porém, existem pessoas que criam esses animais que foram despejados por outras, pois eles não podem voltar para natureza. São pessoas conscientes da criação que estão tendo, pois estão cuidando de animais que não podem voltar para o convívio de seus iguais e não mais podem ser integrados na natureza. Essas pessoas constroem viveiros, lagos e dão condições melhores aos animais, e têm a consciência que aquilo não é o suficiente, mas é o melhor que podem fazer por aqueles que já foram tirados e não podem mais voltar à natureza.
Portanto, por favor PENSE ao comprar ou presentear uma pessoa com animais silvestres ou mesmo domésticos, pois eles não são brinquedos que depois de usados podem ser esquecidos no fundo do armário ou doados para os mais necessitados. PENSE.
Mais informações no Canal “Animais” do site itu.com.br e no
http://www.wwf.org.br/
Itu.com.br

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial