ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

10 dezembro, 2008

CULTURA, PATRIMÔNIO CULTURAL E HISTÓRICO - 10-12-08

Vitória-ES - Palácio para drogados e moradores de rua
No passado foi palco das principais leis implantadas no Estado. Hoje, o Palácio Domingos Martins, antigo prédio da Assembléia Legislativa, na cidade Alta, no Centro de Vitória, é a imagem da degradação. O patrimônio histórico está abandonado e passou a ser utilizado por moradores de rua e destruído por vândalos.
O imóvel virou ponto de encontro de viciados de drogas e serve de abrigo para vagabundos. O imóvel fede. O mau cheiro, proveniente do lixo e da urina, é insuportável. A população que vive no entorno do edifício reclama da insegurança. O prédio está desocupado há anos e o Governo do Estado chegou a anunciar que depois de uma reforma, seria destinado à Orquestra Filarmônica do Espírito Santo. O abandono é tão grande que o mato está tomando conta até mesmo da fachada, no alto do prédio. A porta de entrada está trancada, mas isso não foi impedimento para os novos habitantes do local, que pulam o muro e as janelas. As atuais instalações, segundo os moradores da região, estão servindo até para consumo de drogas. "É um absurdo. Mendigos fumam crack com freqüência lá dentro. O prédio fica aberto, com acesso para qualquer um. É uma vergonha esse prédio continuar abandonado", denuncia o empresário Renato Luiz de Oliveira, 49 anos.
Flanelinhas que trabalham na região urinam do lado de fora das paredes. Durante a noite, segundo o comerciante Itamar Broseghini, a situação é ainda pior. "Como essas pessoas vêem facilidade para entrar no prédio, está crescendo o número de visitantes não eventuais, muitos desconhecidos. Os moradores também saem para trabalhar de manhã e quando voltam já está muito escuro e como a rua é erma fica cada dia mais perigoso", reclama.
A dona de casa Nélia Borges, 37 anos, teme que a violência na região, que é ocupada por muitas famílias, aumente. "É um desperdício esse prédio ficar desse jeito. Eu que moro perto e tenho filho pequeno tenho medo que alguma coisa de ruim aconteça". A enfermeira Regina Lúcia Conceição lamenta pelo abandono do prédio, que é parte do patrimônio histórico da cidade. "Essa situação traz insegurança para a população e essas pessoas estão destruindo ainda mais o local, porque o prédio está vazio e não está sendo utilizado".
A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) informou que o pregão eletrônico para a contratação de vigilância já foi aberto e as empresas já se inscreveram. Assim que terminar a fase de análise das propostas, o Palácio Domingos Martins será contemplado com seguranças. Enquanto o processo não é finalizado, a Secult pediu reforço da Polícia Militar para fazer rondas sistemáticas no local para impedir a entrada no prédio. Um projeto de uso para o local ainda está em estudo.
Gazeta Online

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial