ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

23 janeiro, 2009

COMES & BEBES - 23-01-09

Pão de queijo do Vienna
Ingredientes:
400g de batata cozida e espremida
500g de queijo meia-cura moído
450g de polvilho doce
2 ovos
1/2 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
75ml de óleo
75ml de leite quente
Queijo parmesão ralado para polvilhar
Modo de preparo:
Em uma tigela, junte o ovo, o fermento, o sal e o óleo, misture bem com o auxílio de uma espatula ou colher de madeira e reserve.
Em outra tigela, junte o polvilho, o queijo e a batata e misture com as mãos até obter uma farofa homogênea. Faça um cova no centro e despeje ali a mistura de ovos. Ainda com as mãos, incorpore os ingredientes. Vá adicionando o leite aos poucos e trabalhando a massa com as mãos até que ela fique lisa e consistente o suficiente para bolear com as mãos.
Faça bolinhas com as mãos untadas de óleo. Disponha em uma assadeira guardando alguma distância entre elas para que os pãezinhos não grudem. Polvilhe com o parmesão e leve a assar em forno preaquecido a 180ºC até que fiquem douradinhos (cerca de 20 minutos).
Observações finais:
É importante adicionar o leite aos poucos porque às vezes a massa dá ponto com uma quantidade menor dele. Também pode acontecer de você precisar adicionar um tiquinho a mais. Vai depender do polvilho, da batata ou de outras condições misteriosas que envolvem a cozinha. Se você não pretende assar todo o pão de queijo de uma vez (a receita é bem grande), congele.
Receita originalmente publicada pela Miki, de "
Tudo Sobre Coisas Cabeça-Gorda".
Pudim de conhaque com merengue
Ingredientes:
250 g de frutas secas mistas (damasco, ameixa, uva passa)
1 xícara (chá) de conhaque
750 ml de leite
1 e 1/2 xícara de chá de arroz
3 colheres (sopa) de açúcar
1 fava de baunilha
1 envelopinho de açafrão moido
1 colher (sopa) de canela em pó
5 cravos-da-índia
3 ovos
1 pitada de sal
20 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
Modo de Preparo:
Distribua as frutas em um refratário de 20 cm de diâmetro, regue com o conhaque e deixe descansar. Coloque em uma panela o leite, o arroz, o açúcar, a baunilha cortada no sentido do comprimento, o açafrão, a canela e o cravo-da-índia. Tampe a panela e deixe ferver por 10 minutos. Desligue o fogo e deixe descansar coberto até que o arroz tenha absorvido todo o leite (cerca de 15 minutos). Elimine as especiarias e incorpore a gema. Despeje a mistura sobre as frutas e nivele bem com uma espátula.
Bata na batedeira as claras com o sal. Quando começar a adquirir ponto de neve, junte aos poucos, o açúcar confeiteiro e continue a bater até obter um merengue firme e brilhante. Distribua o merengue sobre o arroz e leve ao forno médio por uns 20 minutos, ou até a superfície ficar dourada.
Revista Água na Boca

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial