ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

18 fevereiro, 2009

ATUALIDADES - 18-02-09

Vitória de Chávez é boa notícia para Cuba
HAVANA (Reuters) - Cuba suspirou aliviada na segunda-feira com a notícia da vitória de seu aliado Hugo Chávez no referendo que lhe permitirá continuar governando a Venezuela -e ajudando economicamente Havana- enquanto vencer eleições.
A TV estatal interrompeu sua programação na noite de domingo para anunciar a vitória do "sim" e transmitir ao vivo o discurso de Chávez.
O dirigente Fidel Castro foi a primeira personalidade internacional a cumprimentar Chávez pela vitória, depois de escrever que o futuro de Cuba era "inseparável do que ocorrer no domingo (passado)".
Chávez, no poder desde 1999, deve agora disputar um novo mandato em 2012. Mas sua vitória já dá a Cuba tranquilidade de que a sólida aliança com Caracas poderá se prolongar por mais alguns anos.
"A vantagem para Cuba é que estabilizaria mais os acordos que foram realizados e os que estão sendo feitos como o investimento em petroquímica", disse um economista cubano que pediu anonimato. "Dá estabilidade nos rendimentos por serviços médicos", acrescentou.
A Venezuela fornece petróleo subsidiado a Cuba, cerca de 90 mil barris por dia, e em troca recebe os serviços de profissionais como médicos e treinadores esportivos. No total, há 40 mil cubanos trabalhando na Venezuela.
A ajuda venezuelana, depois da grave crise provocada pelo fim da União Soviética na década de 1990, permitiu que Havana melhorasse sua infraestrutura, modernizando escolas e hospitais, por exemplo.
Os dois governos socialistas já criaram mais de 30 empresas mistas, em setores estratégicos, como refino de petróleo, transporte naval, mineração, indústria e agricultura.
Dan Erikson, especialista em Cuba da entidade Diálogo Interamericano, de Washington, disse que o resultado do referendo "afasta dúvidas sobre a durabilidade política do mais importante aliado de Cuba, e seguramente adiará a data em que a ilha será forçada a viver sem os envios de petróleo venezuelano subsidiado".
O Globo

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial