ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

30 março, 2009

SAÚDE - 30-03-09

Manchas roxas indicam rompimento de tecidos e vasos sanguíneos
Quem nunca ficou com vergonha de uma mancha roxa no corpo? Uma pequena batida e pronto: a marca fica por um bom tempo na pele, restringindo as roupas que você pode usar e mesmo atrapalhando alguns movimentos dependendo da região onde houve a pancada."Quando sofremos alguma lesão, é possível que aconteça um rompimento de tecidos e até mesmo dos vasos sanguíneos.
Como não existe nenhuma ferida aberta, o sangue se concentra nessa determinada parte do corpo, que fica com uma tonalidade diferente na pele", explica o ortopedista Ricardo Munir Nahas, diretor científico da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte.
As compressões nos nervos de diversas partes do corpo são as causadoras de inconvenientes como a dificuldade de movimento e dores fortes até o sangramento ir embora e os tecidos rompidos se regenerarem. O ideal, diante de uma pancada um pouco mais forte, é procurar um especialista. Só ele pode verificar se a lesão oferece riscos para saúde.
Cuidados
Na hora de cuidar de um hematoma não adianta optar por receitas mirabolantes. De acordo com o especialista, uma compressa de gelo é a melhor solução para o controle do sangramento (e a baixa temperatura ainda oferece efeito analgésico). "A conseqüência disso é a diminuição do roxo na pele".
Mas o gelo só faz efeito se colocado no tempo certo. "É preciso fazer a compressa no ato da pancada ou, no máximo, depois de 48 horas, caso contrário todo o sangue já estará espalhado pela pele, dificultando o processo de diminuição da mancha", diz o ortopedista. E as compressas precisam acontecer, no mínimo, três vezes durante esse período. "Assim além de acabar com o hematoma diminuímos, também, a dorzinha chata que fica no local", afirma Ricardo Munir Nahas.
Tempo de cura
O tempo que o hematoma permanece na pele depende da quantidade de vasos e tecidos que foram rompidos no impacto. Existem pessoas que se assustam com o tempo que o hematoma permanece na pele, mas isso depende da força da batida e do tempo de recuperação do seu organismo. Mas, em geral, 15 dias são suficientes para que a mancha já esteja no mínimo, bem mais clara.
Da onde vem esse roxo?
Não é difícil deparar com um hematoma que você não sabe como apareceu. "Existem algumas explicações para roxos que aparecem sem um motivo aparente. Por exemplo, se você bate a canela e o sangue escorre até o tornozelo, a dor fica no lugar da batida. Mas o hematoma aparece no lugar em que o sangue se instalou", diz o ortopedista.
http://minhavida.uol.com.br/materias/saude/STRONGGelo+e+a+melhor+solucao+contra+os+hematomas+STRONG.mv

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial