ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

31 maio, 2010

EXPOSIÇÕES - 31-5-10

Curitiba-PR - Museu Alfredo Andersen abre quatro exposições
Quatro novas exposições serão abertas ao público a partir desta quinta-feira (27) no Museu Alfredo Andersen (Rua Mateus Leme, 336), espaço da Secretaria estadual da Cultura. No local acontece a exposição de Alfredo Andersen – Período Noruega, mais um evento que comemora os 150 anos de nascimento de Andersen. Além dessa mostra, o público vai poder contemplar a instalação Mandinga Budista do artista Fabricio Vaz Nunes; as fotografias de Tarcisio Costa na mostra Tapumens; e ainda as pinturas, gravuras e esculturas do premiado Glauco Menta na exposição Plano: Espaço. As mostras têm entrada franca e ficam até o dia 15 de agosto.
As comemorações dos 150 anos de nascimento de Andersen continuam com a mostra Alfredo Andersen – Período Noruega, que apresenta as telas pintadas pelo artista quando ainda estava em seu país de origem. São suas primeiras obras, do início de sua carreira, com 13 anos, até os 18, quando se mudou para Dinamarca. No Brasil, Andersen chegou em 1891 e, tempo depois, tornou-se o pai da pintura paranaense.
Fabricio Vaz Nunes é o responsável pela instalação Mandinga Budista, que brinca com a ideia de um personagem popular de superstição imediatamente reconhecível, o Buda sorridente, inserido no cotidiano das pessoas. O artista faz moldes de gesso da figura e escolhe espaços urbanos para deixá-los e analisar a reação de quem passa por lá. “Mas é só ir embora e logo um curioso mais ousado arranca a mandinga de lá”, comenta Fabricio sobre sua intervenção. Em sua primeira exposição em um espaço oficial, ele montará uma instalação com 80 Budas preenchidos com tinta, que após contato com a água vai mudando de cor.
Para a exposição Tapumens, Tarcisio Costa fotografa o que chama de “escombros urbanos”. São construções inacabadas, edifícios em construção ou abandonados, prédios demolidos e outros ambientes relacionados ao habitat humano rejeitado. As imagens são em preto e branco, reveladas manualmente pelo próprio artista. Os suportes para as fotografias são tapumes oriundos de construções civis, que funcionaram como “divisores entre o construir e o destruir”, explica Tarcisio.
A ideia da exposição Plano: Espaço, de Glauco Menta, começou há cinco anos com o estudo de cores e formas no plano bidimensional, gravuras e pinturas, e depois foi trabalhando com a releitura em três dimensões, as esculturas. Glauco conta que sua obra tem muito a ver com a arquitetura na fase do modernismo brasileiro, principalmente com Oscar Niemeyer. Quase todos os trabalhos são inéditos para a mostra, exceto três esculturas, das 13 obras expostas, que foram premiadas no Salão de Cerâmica de 2008.
Serviço:
Abertura das exposições Alfredo Andersen – Período Noruega (Alfredo Andersen), Mandinga Budista (Fabrício Vaz Nunes), Tapumens (Tarcisio Costa) e Plano:Espaço (Glauco Menta), no dia 26 de maio, às 18h30, no Museu Alfredo Andersen (Rua Mateus Leme, 336). Horário de visitação: de terças às sextas-feiras das 9h às 18h. Sábados, domingos e feriados das 10h ás 16h. A exposição fica até o dia 15 de agosto e a entrada é franca.
Agência de Notícias – Estado do Paraná

São Sebastião: Exposição fotográfica retrata casamento caiçara
Neste sábado, dia 29, a Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), através do Departamento de Patrimônio Histórico Cultural, promove mais uma exposição fotográfica com o tema "Casamento Caiçara".
Serão expostos imagens, que foram restauradas pelo fotógrafo Edivaldo Nascimento, retratando casamentos de típicos caiçaras. Neste ano, o evento tem o foco de apresentar ao público o local onde aconteceram os matrimônios.
Segundo os organizadores, a exposição irá homenagear as noivas, valorizar a cultura caiçara e fazer com que as pessoas revivam momentos especiais ao verem as fotos expostas.
Em São Sebastião, de 1965 até este ano aconteceram 1.400 casamentos no município, desde o bairro do Jaraguá, na Costa Norte, até o Convento Nossa Senhora do Amparo, em São Francisco, região central.
A abertura do evento acontece às 19h30, no saguão do departamento de Patrimônio Histórico – no antigo Fórum da cidade. A exposição fica aberta para visitação até o final de junho.
Agoravale

São Paulo-SP - Shoá - Reflexões por um mundo mais tolerante
Trazendo como tema central o holocausto ocorrido na Segunda Guerra Mundial, e ocupando os 600 m² do Galpão da unidade, a exposição apresentará os diversos “Genocídios” que ocorreram e ainda ocorrem na história da humanidade. O idealizador da itinerância do projeto no Brasil, e um dos seus organizadores, é o empresário William Rozenbaum Trosman, que ao visitar a exposição “Shoá, Memória e Legado do Holocausto”, ocorrida em Montevidéu durante o ano de 2008, resolveu trazê-la para o Brasil. No Uruguai a exposição levou dois anos para ser preparada e envolveu mais de 150 pessoas, em sua maioria voluntários. Ainda na versão brasileira, a exposição vai contar com obras de importantes artistas brasileiros contemporâneos, como Alex Flemming, Cláudio Mubarac, Nazareth Pacheco, Renata Barros e Rosana Paulino, selecionadas por Fábio Magalhães. Além disso, o projeto contará ainda com uma programação paralela, reunindo palestras, simpósios e exibição de filmes com o tema.
Até 4 de Julho, de terça a sexta, das 10h às 21h30; sábado, domingo e feriado, das 10h às 19h (no galpão)
SESC Pompéia
Rua Clelia, 93 (Perdizes)
Tel: (11) 3871-7700 3865-0324
Ingressos: Grátis
Recomendação: 12 anos
Sampa Online

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial