ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

16 setembro, 2010

CULTURA, PATRIMÔNIO CULTURAL E HISTÓRICO - 16-9-10

Arqueólogos descobrem tumba milenar no Peru
Arqueólogos trabalhando no norte do Peru descobriram uma tumba com restos mortais de integrantes de uma civilização que habitou a região há cerca de 1,6 mil anos.
Os restos, de um adolescente de cerca de 13 anos, de uma mulher e de um homem, seriam de membros da elite da civilização Mochica (ou Moche), que dominou a costa norte peruana entre a época do nascimento de Cristo e o século 8.
O adolescente foi encontrado em um caixão cercado por urnas e oferendas, entre elas, reproduções de amendoins e objetos de cobre.
De acordo com os arqueólogos, nozes pequenas, como o amendoim, significavam vida após a morte.
A apenas 20 metros do local já havia sido descoberto o mausoléu do chamado “senhor de Sipan”, líder dos Mochicas.
Os membros da comunidade recém-descobertos teriam morrido pouco tempo antes do líder.
O achado teria grande importância histórica porque ajuda os estudiosos a reconstruírem a hierarquia do povo.
Até o momento, os arqueólogos só estudaram os restos mortais do adolescente. A mulher e o homem, que estaria num caixão folheado a cobre e cobre dourado, ainda estão sendo examinados. (Fonte: G1)
G 1

Biblioteca do Congresso Americano quer ser a "arca do conhecimento humano"
Acervo tem mais de 140 milhões de itens, em 463 idiomas de todas as partes do mundo.
A Biblioteca do Congresso dos EUA é a maior do mundo e tem mais de 140 milhões de itens divididos entre 463 idiomas de todas as partes do mundo. Existe um departamento inteiramente dedicado ao Brasil. Nele pode-se encontrar de tudo, desde os desenhos originais da nossa capital, Brasília, até os sucessos de Zeca Pagodinho. A instituição bicentenária reúne segredos e raridades, como o documento, de quase 500 anos, que revela uma briga judicial entre uma tribo indígena e a corte espanhola.
Visite o blog do Espaço Aberto Ciência e Tecnologia.: http://globonews.globo.com/platb/cienciaetecnologia


Curitiba-PR - MP consegue a recuperação de casarão histórico no Bacacheri

Após uma longa batalha judicial, o Ministério Público do Paraná, através da Promotoria de Proteção do Meio Ambiente, conseguiu a recuperação completa de um casarão histórico no bairro do Bacacheri, em Curitiba. O imóvel, conhecido como “Casa do Burro Brabo”, foi construído em 1866, então às margens do caminho para a Graciosa, tendo servido como pousada para viajantes e até prostíbulo (“Casa das Francesas”), além de ter sido citado em histórias do escritor paranaense Dalton Trevisan.
Reconhecendo valor histórico da propriedade, em dezembro de 1992 o Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico decidiu pelo tombamento da construção. O MP-PR ingressou com ação judicial em 1999 cobrando dos proprietários a recuperação da casa, que estava praticamente destruída. O processo tramitou junto à 3ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba (autos nº 11.949). A casa fica na Avenida Erasto Gaertner, nº 2035.
Em abril de 1999 a Justiça condenou os donos do imóvel a fazerem o restauro, mas os réus ingressaram com recurso, negado pelo Tribunal de Justiça do Paraná. Em setembro de 2003, o MP-PR executou a sentença que determinou a recuperação, considerando que até então nenhuma obra de reparo havia se iniciado, requisitando ainda a imposição de multa diária de R$ 2 mil – o que foi acatado pela Justiça.
Os réus então aceitaram a decisão judicial e iniciaram os procedimentos para tratar da restauração do bem. Em 11 de fevereiro de 2009, a Coordenadoria do Patrimônio Cultural aprovou o projeto final de restauro da “Casa do Burro Brabo”, sendo que em outubro do mesmo ano começaram os trabalhos de engenharia na propriedade. A vistoria final e aprovação da obra foi feita pela Coordenadoria em 26 de agosto de 2010.

São Luís é eleita 'Capital Americana da Cultura 2012'
O presidente do Bureau Internacional de Capitais Culturais (www.ibocc.org), Xavier Tudela, anunciou, nesta quarta-feira (01), que São Luís foi eleita a “Capital Americana da Cultura 2012”. O título coincidirá com o 4º Centenário de São Luís, única cidade brasileira fundada por franceses.
Ao saber da notícia da eleição de São Luís como referência cultural da América para o ano de 2012, o prefeito João Castelo disse que a capital está honrada com mais esta distinção, pois é multicultural e tem uma riqueza de manifestações que a levou a ser a Capital Brasileira da Cultura em 2009. “É com alegria e satisfação que recebemos a notícia de que a nossa querida São Luís acaba de ser eleita Capital Americana da Cultura 2012. É uma honra para a cidade que também é Patrimônio da Humanidade”, enfatizou.
João Castelo lembrou que os preparativos para as comemorações pelo 4º centenário da cidade já começaram e que o título de “Capital Americana da Cultura 2012” será mais um estímulo para essa grande festa. “Por uma feliz coincidência, em 2012, São Luís completará 400 anos de fundação”, disse o prefeito.
O Centro Histórico de São Luís foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco em 1997 e possui uma arquitetura colonial com cerca de 3.500 edifícios distribuídos pela área central da cidade. A capital maranhense é conhecida também como a “Atenas brasileira” pela grande quantidade de escritores e poetas que viveram na cidade no século XIX.
Potencializador do turismo - Para o secretário municipal de Turismo, Liviomar Macatrão, essa nova certificação será mais um potencializador do turismo local e servirá como fator de promoção da cidade no Brasil e no mundo, gerando emprego e renda, além de cultura e outros benefícios sociais.
“Assim como em 2009, quando São Luís foi a Capital Brasileira da Cultura, várias ações serão realizadas para fazer jus a mais esta certificação. Nossa vasta cultura, nossa gente e nossos atrativos naturais, gastronômicos e arquitetônicos são a maior riqueza da cidade. Sermos reconhecidos por isso é fundamental para uma capital com alto potencial turístico como São Luís”, disse Liviomar Macatrão.
Em 2009, São Luís foi eleita a “Capital Brasileira da Cultura”, título que tem como objetivo valorizar o patrimônio artístico e cultural das cidades de diversos países do mundo, promovendo-as, dando suporte na realização de eventos e divulgando suas riquezas. Com isso, a diversidade cultural da cidade foi potencializada e divulgada para todo o mundo através de vídeos, sites, notícias e etc.
Capitais Americanas da Cultura
2012 São Luís (Brasil)
2011 Quito (Equador)
2010 Santo Domingo (República Dominicana)
2009 Asunción (Paraguai)
2008 Brasília (Brasil)
2007 Cusco (Perú)
2006 Córdoba (Argentina)
2005 Guadalajara (México)
2004 Santiago (Chile)
2003 Panamá/Curitiba (Panamá/Brasil)
2002 Maceió (Brasil)
2001 Iquique (Chile)
2000 Mérida (México)
Jornal Pequeno
Casa do Burro Brabo terá que ser recuperada por donos do imóvel

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial