ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

17 março, 2011

ATUALIDADES - 17-3-11

Telefônica é a líder de reclamações do Procon pelo quinto ano seguido
Itaú Unibanco ficou em segundo lugar. Consumidores levaram 31 mil ações para a Justiça
A operadora de telefonia Telefônica ficou em primeiro lugar no ranking de reclamações do Procon-SP em 2010. A empresa ficou com a medalha de ouro das críticas dos consumidores pelo quinto ano seguido. Na vice-liderança ficou o grupo financeiro Itaú Unibanco.
Segundo o balanço das críticas de 2010 divulgado nesta terça-feira (15), o consumidor paulista procurou o Procon para registrar 630.715 críticas sobre maus serviços prestados ou sobre falhas com a entrega de produtos ou bens ou sobre falhas nos itens comprados.
Desse total, 31.509 reclamações acabaram na Justiça, isto é, foram fundamentadas. O número representa 5% do total. O atendimento foi solucionado pelo Procon em quase metade dos casos, como explica o diretor de fiscalização da Fundação Procon-SP, Paulo Arthur Lencioni Góes.
- Neste ano, tivemos menos reclamações não atendidas. Isso porque a fase preliminar dos processos [de reclamação do consumidor junto ao Procon] resolveu a maior parte dos casos.
Só a Telefônica teve, no ano passado, 3.137 reclamações fundamentadas. Dessas, a empresa atendeu 862. O grupo Itaú Unibanco, por sua vez, foi alvo de 1.708 queixas de clientes, atendendo 883 desse total.
O Bradesco ficou em terceiro lugar, subindo quatro posições desde 2009, com 1.154 – das quais atendeu 522. No mesmo período a Samsung passou de 20º para o quarto lugar, recebendo 982 reclamações e atendendo 114.
A Claro, da 6ª posição no ano passado, passou para a 5ª. Completam a lista dos dez que mais receberam queixas dos consumidores: Eletropaulo (que foi do 3º lugar, em 2009, para o 6º), Sony Ericsson (foi do 4º para o 7º), LG Electronics (subiu do 30º para o 8º), Santander (do 19º ao 9º) e Net (do 17º ao 10º).
Serviços e produtos
O número total de reclamações dos consumidores pela má prestação de serviços ou por problemas em produtos comprados dominaram as queixas: ambos responderam por 71% das criticas – ou mais de 7 em cada 10 das 630.715 críticas.
Góes diz que, neste ano, o Procon viu uma boa notícia para os consumidores: em relação a 2009, houve um aumento de 18% no total de ligações, enquanto as reclamações fundamentadas diminuíram 24,5%.
Isso significa que os consumidores têm procurado mais os órgãos de defesa do consumidor, ao mesmo tempo em que as empresas têm se comprometido mais em resolver as falhas apontadas pelos clientes.
Os serviços (água, telefonia, luz, escola, clubes e oficinas mecânicas, entre outros) somaram 36% do total (ou mais de 227 mil). A área de produtos – que envolve móveis, eletrônicos e vestuário, entre outros – ficou com 35%. Foram alvo de reclamações 3.422 empresas.
Os setores de assuntos financeiros e habitação (bancos, cartões de crédito e financeiras) responderam por 25% das reclamações. A área de saúde e alimentos (planos de saúde, cosméticos, medicamentos) tiveram 4% das críticas.
Segundo o Procon, no ranking dos principais problemas, as cobranças indevidas respondem por 8.855 (28%) das 31.509 reclamações fundamentadas. O número de mercadorias com defeito (vício de produtos) ficou em 5.510; já os problemas de entrega somaram 2.658 casos.
Outro lado
O R7 entrou em contato com as empresas que ocuparam os 10 primeiros lugares da lista do Procon e, na maioria dos casos, as empresas se disseram “comprometidas” em atender as solicitações em defesa do consumidor.
A Telefônica, por exemplo, disse que só foi líder no ano passado porque ficou em “regime especial” durante os quatro primeiros meses do ano. Nesse período, qualquer reclamação da empresa caiu direto na categoria de reclamação fundamentada, isto é, virou ação sem passar por atendimentos preliminares do Procon.
- Caso isso não houvesse ocorrido, a Telefonica afirma que ocuparia a 7ª colocação do ranking.
A Eletropaulo afirma que reduziu o número de reclamações fundamentadas “e passou do 3º para o 6º lugar”. A empresa justifica que mais da metade das reclamações feitas no ano passado são referentes a 2009, mas que entraram na lista de 2010.
As empresas Claro, Samsung, Santander e Bradesco explicaram, em notas enviadas à reportagem, que seguem as normas do Código de Defesa do Consumidor e que “investem” em seus quadros de funcionários para melhorar o atendimento aos clientes. O Santander disse ainda que "busca constantemente aprimorar os seus serviços para melhor atender aos seus clientes" e que "todas as manifestações recebidas são tratadas com prioridade e consideradas desafios e oportunidades para correções e melhorias.”
Outras empresas que aparecem na lista ainda não se pronunciaram sobre o documento do Procon.
Marcel Gugoni, do R7*
* Com colaboração de Fabiana Pires, estagiária do R7


Microsoft lança Internet Explorer 9
Novo «browser» promete ser mais rápido e seguro. Já disponível para «download» A Microsoft lançou esta terça-feira a versão final do Internet Explorer 9.0, que promete ser mais rápido e seguro que os concorrentes.
Depois de, em Setembro, ter sido conhecida a sua versão beta, o novíssimo Internet Explorer 9 tem o seu grande trunfo no «motor» Chakra, para processamento de códigos JavaScript (presentes na grande maioria dos sites), num hardware mais rápido e na segurança, através de filtragem de códigos ActiveX.
Muito aguardado é também o suporte para a HTML5, progressivamente assegurado por vários produtos da concorrência.
O novo «browser» tem a interface mais minimalista de sempre, inspirado na tendência inaugurada pelo Google Chrome.
Entre as novidades do Internet Explorer 9 destaque para os «sites fixos» onde é possível arrastar o ícone para a barra de tarefas e ali fixar a página.
Mas atenção, o IE9 só é compatível com o Vista ou Windows 7 e não com o Windows XP.
Por enquanto, o novo «browser» só está disponível para download no site www.beautyoftheweb.com. De acordo com a Microsoft, o IE9 será disponibilizado como «actualização recomendável» no Windows Updade dentro de cinco semanas.
RL

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