ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

16 junho, 2011

CULTURA, PATRIMÔNIO CULTURAL E HISTÓRICO - 16-6-11

Capela de Santo Antônio em São Roque-SP, completa 330 anos


Considerada um dos maiores patrimônios histórico e arquitetônico do país, a Capela de Santo Antonio completa nessa semana 330 anos de existência.
Parte integrante do conjunto arquitetônico do Sítio Santo Antônio, a capela foi construída por Fernão Paes de Barros em 1681, e é considerada, juntamente com a Casa Grande como a mais antiga edificação construída em taipa de pilão de todo o Estado de São Paulo.
Com 70 anos de tombamento concedido pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o conjunto arquitetônico foi descoberto em 1937 em situação precária, onde quase metade do prédio da Casa Grande já havia ruído.
A riqueza arquitetônica da edificação já foi objeto de estudos e teses acadêmicas. O arquiteto Lucio Costa, responsável pelo projeto do Plano Piloto de Brasília, foi um dos primeiros profissionais renomados a identificar as manifestações de arte genuinamente brasileira que o local apresenta.
Adquirida pelo escritor modernista Mário de Andrade, que em 1944 doou os imóveis ao Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, exigindo apenas uma condição para tal feito: ser o zelador deste patrimônio enquanto estivesse vivo.
Em critérios de conservação, a primeira restauração foi realizada durante quase toda a década de 40, sendo que em 1965 o interior da Capela sofreu uma nova intervenção para a reconstituição das tábuas do altar principal. No início dos anos 90 foi realizado um novo estudo para a conservação dos elementos decorativos, que vinham sendo deteriorados pela ação dos raios ultravioleta.
Inserido numa paisagem permeada por extenso gramado, lagos e grande porção de mata nativa, o conjunto arquitetônico já serviu de locação para a produção de filmes e documentários e faz parte de dois importantes roteiros turísticos do interior paulista: Roteiro Taypa de Pilão e o Roteiro dos Bandeirantes, devido a sua grande importância arquitetônica.
O sítio Santo Antônio está aberto à visitação pública aos sábados, domingo e feriados, das 9h30 às 16h30. Em comemoração aos 330 anos não serão cobradas tarifas para visitação no próximo domingo, 12 de junho.
Guia São Roque

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial