ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

16 outubro, 2008

EXPOSIÇÕES - 17-10-2008

Portugal - Ópera: Exposição sobre Maria Callas encerra domingo e já recebeu 30 mil visitantes
Lisboa, 15 Out (Lusa) - A exposição que assinala os 50 anos da actuação de Maria Callas no São Carlos, em Lisboa, encerra domingo, com uma cerimónia que contará com a presença da meio-soprano Giulietta Simionato, contemporânea da célebre cantora.
Nascida em 1910, Giulietta Simionato cantou pela primeira vez no Teatro Nacional de São Carlos na temporada de 1952/53. Ao longo de 30 anos de carreira actuou nos principais teatro líricos internacionais e foi amiga de Maria Callas.
Em 1958, Callas cantou em Lisboa "La Traviata" e Giulietta Simionato actuou no São Carlos em "L`italiana in Algeri".
Giulietta Simionato terminou a sua carreira em 1966 e agora desloca-se a Lisboa para assistir à cerimónia de encerramento da exposição que homenageia Callas.
"Maria Callas - A exposição de Lisboa" é uma co-produção do Teatro Nacional de São Carlos e da Fundação EDP e foi inaugurada em Julho, no Museu da Electricidade, tendo recebido já 30 mil visitantes, segundo números da organização.
A mostra, com mais de 600 peças, inclui jóias, vestidos (muitos trajes de cena), objectos pessoais e diversos documentos.
Há um núcleo dedicado à "Traviata de Lisboa" que mostra, por exemplo, um dos cenários originais da ópera protagonizada por Callas e Alfredo Kraus e alguma da correspondência trocada entre o então director do São Carlos, José de Figueiredo, e Ansaloni, agente de Callas, para acertar os detalhes da vinda da cantora.
De entre as peças relacionadas com a vida e a carreira de Maria Callas, a exposição apresenta um vestido que usou na "Tosca", encenada por Franco Zeffirelli, que cantou nos palcos do Covent Garden, da Ópera de Paris e da Metropolitan Opera de Nova Iorque e uma coroa criada por Christian Dior para a "Norma" que estreou na capital francesa em 1965.
Há ainda uma carta da soprano dirigida ao armador grego Aristóteles Onassis (na altura do romance deste com Jacqueline Kennedy), sapatos e chapéus que pertenceram à célebre cantora e uma grande colecção de programas de espectáculos em que participou, alguns dos quais autografados.
A grande maioria das peças pertence à colecção de Bruno Tosi, presidente da Associazione Internazionale Maria Callas, de Veneza, que também estará em Lisboa para o encerramento da exposição.
Maria Callas morreu a 16 de Setembro de 1977, em Paris, aos 53 anos.
© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
São Paulo terá simulador e exposição do carro da BMW
A partir desta quinta-feira, dia 16 de outubro, o Shopping Villa-Lobos e a Intel vão transformar a Praça Central do complexo no "GP dos Recordes". O espaço contará com uma réplica oficial do carro da BMW e um simulador inédito e oficial da equipe.Pela primeira vez, a Intel, patrocinadora da escuderia alemã, traz ao Brasil o simulador de Grande Prêmio em tamanho real, que reproduz com fidelidade a experiência de se pilotar um monoposto de Fórmula 1, desde a tela de 42 polegadas, com imagens do circuito, até a trepidação causada pelo movimento do carro. Além deste 'brinquedo', os aficionados poderão também se divertir com o R-Factor Game, jogo produzido exclusivamente para Intel e que será usado nesta ação no Villa-Lobos. São seis mini-cockpits, com notebooks Intel Centrino instalados em um grid de largada, reproduzido também na Praça Central. Os jogadores mais rápidos ganharão brindes e o mais veloz de todo período ganhará um notebook equipado com a tecnologia Intel Centrino. A réplica, em tamanha natural, do modelo F1.08 foi produzida na Alemanha, onde são fabricados os carros de Robert Kubica e Nick Heidfeld. O "GP dos Recordes" acontecerá de 16 de outubro a 1º de novembro, durante o horário de funcionamento do Shopping Villa-Lobos (de segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos das 14h às 20h) e terá entrada gratuita.
Amigos da Velocidade
Rio de Janeiro - Exposição faz homenagem à trajetória de Enrico Bianco
Portinari com seus assistentes Rosinha Leão e Bianco

RIO - O artista plástico italiano Enrico Bianco chegou ao Brasil depois de deixar um amor na Itália. Passava os dias do ano de 1936 deprimido e tentava encontrar inspiração nas praias cariocas. Até conhecer Paulo Rossi, responsável pela confecção dos azulejos utilizados por Candido Portinari. Para animar o rapaz de apenas 18 anos, Rossi o convidou para conhecer o ateliê de Portinari. Daí pra frente, sua vida mudou. Ele trabalhou durante 18 anos ao lado do pintor e participou ativamente da produção dos painéis que ilustram a sede da ONU, em Nova York.
Para comemorar os 90 anos de Bianco, a galeria Dom Quixote, no Rio Design Barra, preparou uma exposição que traz 50 obras de Portinari, sendo 30 delas inéditas, a partir de quinta-feira (16), às 19h30.
– Ele é um artista excepcional e merece essa homenagem. Antes de conhecer o meu pai, já mostrava que tinha sensibilidade artística. Essa mostra faz jus ao nome de Bianco, que, muitas vezes, fica escondido pelo sucesso de Portinari – conta João Candido Portinari.
A noite de abertura da exposição conta ainda com o lançamento do livro Guerra e Paz, inédito no Brasil e editado pelo Projeto Portinari, para homenagear os 50 anos dos murais da ONU, feitos em setembro de 2007.
- O livro foi uma das coisas que mais me deu alegria dentro do projeto. Essa história estava atravessada na minha garganta. É importante que saibam o quanto Portinari se dedicou ao presente brasileiro oferecido para a ONU. Ele deu a vida por esse trabalho – diz João Candido, que vai estar presente ao lado de Bianco para a noite de autógrafos do livro.
Serviço
Galeria Dom Quixote - Rio Design Barra, Av. das Américas, 7777, Lojas 139 e 140, Barra da Tijuca (2438-7551). 2ª a dom., das 10h às 22h.

Renata Ramos, JB Online

São Caetano do Sul-SP - Mauá realiza exposição no final de semana
O Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia, de São Caetano, realiza neste final de semana (dias 18 e 19) a exposição anual Eureka 2008. Os interessados podem conferir projetos como o isotônico de pseudocaule da bananeira, cabine para aplicação automática de protetor solar e bronzeador, mão robótica para uso industrial e uma máquina de fazer pastéis automatizada. Na ocasião serão apresentados mais de 140 projetos.
A exposição reúne trabalhos de alunos dos cursos de Administração, Engenharia (nas habilitações Alimentos, Civil, Controle e Automação, Elétrica, Mecânica, Produção Mecânica e Química), Gestão Ambiental, Marketing e Processos Gerenciais. O evento acontece neste final de semana (dias 18 e 19) no campus da Mauá em São Caetano e é aberto ao público, com entrada franca.
Mais informações no site http://www.maua.br/.
Reporter Diário

Rio de Janeiro - Museu Nacional reabre cinco salas de exposição após reforma
Salas vão abrigar mostra sobre Domingos Vandelli até final do ano. Antiga coleção de animais empalhados também foi recuperada.
Criado por D. João VI, em 1818, o Museu Nacional reabriu, nesta quarta-feira (15), cinco salas de exposição que estavam fechadas há oito anos e quase foram destruídas pela ação do tempo, da umidade e dos cupins. Depois de três anos de obras, o museu, que fica na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio, reconquistou a nobreza do tempo em que era o palácio do imperador.
Segundo Sérgio Azevedo, diretor do museu, até o final do ano, as salas vão abrigar a exposição “O Gabinete Transnatural de Domingos Vandelli”. A mostra mistura relíquias bizarras de um naturalista do século XIX a obras de arte contemporânea. A restauração foi possível graças a uma ajuda da iniciativa privada e do governo federal.
O acervo do museu – de volta às vitrines – chama mais a atenção dos visitantes. O esqueleto da baleia, com 17 metros, domina o salão central. A antiga coleção de animais empalhados também foi recuperada e volta a encantar adultos e crianças.
Longe dos olhos do público, no antigo gabinete da imperatriz Teresa Cristina, estão sendo restaurados adereços do teto com o brasão do império. O acervo reúne, ainda, coleções de borboletas e o herbário de D. Pedro II, com espécimes coletadas pelo próprio imperador foi inteiramente recuperado. “O museu vem há muitos anos passando por um processo de reforma e restauração, e isso não vai ter fim nunca, porque mesmo depois de toda a reforma concluída, um prédio com essas características precisa de um processo de manutenção diária”, disse o diretor Sérgio Azevedo.
Mais três anos de reforma
Ainda de acordo com a direção do museu, serão, pelo menos, mais três anos de obras para devolver aos brasileiros o brilho da coleção completa, considerada o maior acervo de história natural da América Latina, quase 20 milhões de peças, de insetos a dinossauros. O Museu Nacional é a mais antiga instituição científica do Brasil. Originalmente denominado de Museu Real, foi incorporado à Universidade do Brasil em 1946. Atualmente o Museu integra a estrutura acadêmica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O imóvel serviu como residência da Família Imperial brasileira até 1889.
Globo.com

Boa Vista-RR - Exposição de urnas no TRE revela a evolução do processo eleitoral
As urnas eletrônicas estão expostas na sede do Tribunal Regional Eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em comemoração ao Dia do Servidor Público, está realizando uma semana de programações voltadas aos funcionários da instituição.
Uma exposição com peças artesanais produzidas pelos servidores, fotos e peças curiosas foi montada no corredor da instituição. O que chama a atenção de quem visita o local são as diversas urnas de votação, em formato de lona e as eletrônicas, que estão sendo expostas mostrando a evolução do processo eleitoral até os tempos de hoje.
Segundo Wanderlan Fonseca, coordenador de eleições, a cada dois anos a mudança nas urnas eletrônicas segue a evolução da tecnologia, buscando cada vez mais agilidade e praticidade no processo eleitoral.
“A urna de lona foi o começo de tudo. A partir de 1996 surgiram as urnas eletrônicas, criando assim o voto informatizado que, no início, foi disponibilizado apenas às capitais do país. De lá para cá, basicamente o que mudou foram o gabinete das urnas, o processamento e a memória cada vez mais rápida. A capacidade de armazenamento de dados também fica maior a cada mudança”, explicou.
Segundo ele, a evolução no processo das eleições ocorre gradativamente. A última inovação, que provavelmente será testada em alguns municípios do Estado nas próximas eleições, é a urna biométrica.
A nova ferramenta oferecerá a identificação digital, através do polegar do eleitor. Nas eleições 2008, a inovação foi testada em três municípios do país, e pretende ser levada a todo o Brasil a partir de 2010.
Segundo Janice Bessa, analista judiciária e uma das coordenadoras da programação, a intenção é de mostrar, através dos artefatos expostos, um pouco da história dos 16 anos do TRE e integrar ainda mais os funcionários do local. “As urnas contam a evolução do processo eleitoral e vão também ao encontro com a história do TRE a cada etapa”, ressaltou.
Além da exposição, estão sendo realizadas competições de canastra e dominó, apresentação de filmes e sessão de massagem, até sexta-feira, quando encerram as programações. Durante a comemoração foi feito ainda um festival gastronômico.
Folha de Boa Vista

Macau - Pesca portuguesa do bacalhau vai estar em exposição no território
Macau, China, 16 Out (Lusa) - A pesca do bacalhau é o tema da exposição que o Museu da Marinha de Portugal vai realizar em Macau no final de 2009 ou início de 2010, anunciou a Capitania dos Portos de Macau (CPM). Numa nota divulgada através do Gabinete de Comunicação Social, a CPM indica que a questão foi decidida durante uma visita que o director do Museu da Marinha portuguesa, comandante José Rodrigues Pereira, efectuou ao território, entre 06 e 11 de Outubro. José Rodrigues Pereira aproveitou a visita para oferecer ao museu local "vários planos de modelos de embarcações de pesca de bacalhau". Portugal e Macau comprometeram-se na realização de uma "exposição temática sobre a pesca de bacalhau no Museu Marítimo de Macau", que terá lugar entre o final de 2009 - altura em que serão celebrados os 10 anos de Macau como região administrativa especial da China - e o início de 2010, segundo a nota da CPM. Durante a sua estada em Macau, José Pereira reuniu-se com os responsáveis pelo Museu Marítimo local para debater os detalhes do protocolo de cooperação assinado há vários anos entre as duas entidades, de "modo a explorar uma maior cooperação", e visitou diversos edifícios ligados à marinha.
JCS.
Lusa

Campos do Jordão-SP - Mostra comemora os 100 anos da Imigração Japonesa

Erica Mizutani em frente a tela "Libélula"

O Hotel Leão da Montanha, em Campos do Jordão, presta as suas homenagens ao Centenário da Imigração Japonesa, que está sendo comemorada este ano, com uma breve exposição “Traços Orientais” da artista Erica Mizutani.
A exposição tem curtíssima temporada, aberta com uma vernisage no sábado (18) a partir das 19h e encerra no domingo (19/10), às 14h; aberta ao público que poderá conferir 13 telas da artista além de algumas de suas ilustrações. Os quadros estarão a venda, com valores a partir de R$ 600,00.“Traços Orientais” é uma realização do Leão da Montanha, com apoio da Aquarela Comunicação & Merchandising.
Informações no Hotel Leão da Montanha, Rua Raul Mesquita, 430 – Capivari – tel: (12) 3669-8811 ou 0800-156222.Sobre Erica Mizutani: é filha de brasileira com um filho de japoneses, por isso, passeia pelas influências dos traços orientais e ocidentais, transmitindo-as para as suas criações, que têm a capacidade de dar vida aos ambientes em que são expostas, não importando se é uma capa de livro ou revista, como uma tela e até mesmo uma parede. Demonstrando um pouco do eclético que envolve suas obras de traços repletos de luz e movimentos, com os olhos de quem conheceu o cenário bucólico rural da cidade de Monteiro Lobato e os desejados traços nipônicos das cidades de Tóquio, Osaka, Tenri e Nara.
Esta artista traz nos genes o dom pela arte plástica, filha de uma artista plástica com um publicitário, Érica traz em seu currículo formação em Artes Plásticas, pela FAAP – São Paulo, com cursos de especialização, como Pintura e utilização de pincéis especiais, com Ana Maria Guimarães (Condor Pincéis) e Parâmetro Curricular Nacional (PCN), com Neide Nogueira.
Em seu portifólio encontra-se a diretora de arte de importantes publicações, a artista plástica com um currículo vasto de criações nos mais variados universos, como ilustrações que estamparam páginas das revistas VIP, SET e Viver Bem, além de trabalhos com ilustrações para livros infantis e de poesias, material gráfico para cds, colagens, criação de personagens, diagramação, materiais gráficos e logotipos.
Em diversas reportagens, os trabalho de Erica Mizutani têm sido destaque especialmente por sua capacidade de vitalizar os ambientes em que expõe suas telas, como “Cosmopolitropical” ou “Liberdade” que ilustraram as matérias nas páginas da revista de decoração ViverBem em 2006 e 2007. Uma de suas mais recentes criações, uma parede de 3 por 2,5 metros foi destaque também na revista Viver Bem, e na Internet, no site IpodBR, que destacou sua capacidade de captar o ritmo do ambiente e a personalidade do cliente para elaborar pinturas, texturas ou estampas em paredes de quartos, salas e até mesmo de ambientes comerciais.
Campos do Jordão.com.br

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial