CURSOS - 24-11-2008
Fortaleza-CE - Jovens com deficiência visual são capacitadosem curso de música
SERVIÇO:
SERVIÇO:
Conclusão do Curso Básico de Violão para jovens com deficiência visual
Local: Sede do Projeto Primeiro Passo
(Rua José Vilar, nº 420, Meireles)
Data: Quarta-feira, dia 19
Hora: 17 horas
Em conssonância com a política de inclusão liderada pelo Gabinete da Primeira Dama do Estado, Maria Célia Ferreira Gomes, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social mostra atenção especial às pessoas com deficiência.
Amanhã, quarta-feira, dia 19, às 17 horas, a STDS forma, pelo Programa Primeiro Passo, mais 14 jovens com acessibilidade dificultada em curso específico de violão para pessoas com deficiência visual. A iniciativa é parte do projeto de inclusão social realizado através da colocação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
A medida já inseriu 43 pessoas, entre estagiários e terceirizados, apenas na sede da STDS, selecionadas pelo Grupo de Estudo e Apoio à Acessibilidde Humana, projeto do Laboratório de Inclusão da STDS.
"A demanda veio dos próprios interessados e culminou nesse trabalho, que deu muito certo e continuará aperfeiçoando-se para atender ao público, sendo uma extensão do Primeiro Passo", diz a titular da STDS, Fátima Catunda.
Realizado em parceria com o Instituto dos Cegos do Ceará, o Curso Básico de Violão é uma experiência nova com 100% dos educandos compostos por pessoas com deficiência. O objetivo é promover o acesso social e profissional deste segmento através da arte.
Os jovens beneficiados com o curso são cadastrados no Primeiro Passo e recebem, além das orientações específicas para a música, conteúdos com módulos de formação cidadã, informática básica e preparação para o mercado de trabalho, em um total de 270 horas/aulas. No evento de conclusão do curso, haverá apresentação musical realizada pelos jovens concludentes, uma mostra artística dos resultados conquistados.
MÚSICA INCLUSIVA
O Grupo de Acessibilidade trabalha a arte também em outras esferas da Secretaria. O projeto Oficina de Música Inclusiva, que terá a parceria da Secult a partir de 2009, foca adolescentes carentes acompanhados por instrutores musicais com acessibilidade visual dificultada, contratados pela STDS. A oficina funciona atendendo crianças e adolescentes no Centro Comunitário do Pirambu e na Associação dos Cegos do Ceará (ACEC) em parceria com Projeto Primeiro Passo, e é mais uma ação da Secretariapossibilitando a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
PRIMEIRO PASSO
Através do Primeiro Passo, a STDS já capacitou 6.513 jovens para o trabalho através da qualificação profissional. O Programa garante aos jovens, na faixa etária de 16 a 21 anos, a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. "O Projeto dá a chance do primeiro emprego, da qualificação e da emancipação social e cidadã", afirma a coordenadora do projeto, Simone Veras. O objetivo é promover inclusão social e oportunizar o acesso dos jovens ao emprego, atuando na preparação da classe juvenil através de cursos profissionalizantes.
Assessoria de Comunicação Social e Eventos
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
Jornalista responsável: Carlos EugênioFone: 3101.2089/4599/2099
AVOL
Marcadores: cursos, def. visuais
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial